Subjects

Tese de Mestrado da Aluna Luziane Said Cometti Lélis. Clique Aqui.

PRIMEIRA FASE: FORMULÁRIO DE SOLICITAÇÃO DE AGENDAMENTO DE BANCA DE QUALIFICAÇÃO DE DISSERTAÇÃO. CLIQUE AQUI.

PROJETOS DE PESQUISA EM ANDAMENTO -2019/2020

Projetos de Pesquisa

Linha de Pesquisa

Área de Concentração

A EMERGÊNCIA DA ABORDAGEM CIENTÍFICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA NAS ESCOLAS PARAENSES NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX

CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Educação Básica

A instrução pública paraense no alvorecer da República: a doutrina do higienismo no regulamento de ensino e na imprensa educacional

GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA ESCOLA BÁSICA

Educação Básica

A Lógica do Programa Mais Educação na configuração da Política de Educação em Tempo Integral: análise nas práticas de gestão em Escolas Municipais em Belém-Pa

GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA ESCOLA BÁSICA

Educação Básica

A natureza utilitarista das reformas da educação básica na política educacional brasileira pós governo Dilma: institucionalização de paradigmas que promovem o desengajamento moral em relação à dignidade humana

GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA ESCOLA BÁSICA

Educação Básica

A "produção generificada" do brinquedo de miriti: uma leitura a partir do pensamento decolonial de María Lugones

CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Educação Básica

A reforma do Ensino Médio com a Lei 13.415/2017: percursos das redes estaduais de ensino

GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA ESCOLA BÁSICA

Educação Básica

ANCESTRALIDADE, PAN-AFRICANISMO E AFRO-BRASILIDADE

CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Educação Básica

AS REPRESENTAÇÕES SOBRE ÍNDIO E NACIONALIDADE NOS LIVROS DIDÁTICOS CONSUMIDOS NA REGIÃO NORTE

CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Educação Básica

(Auto)biografia da Docência com bebês: a criação cotidiana do currículo nas creches públicas de Belém

CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Educação Básica

Continuidade - A tradição do brinquedo de miriti no currículo da escola básica

CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Educação Básica

Diálogos de Luta e Resistência - Análise e Diagnóstico das Violências de Gênero e Homofobia presentes nas falas dxs alunxs das Escolas Públicas de Educação Básica da Cidade de Belém.

CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Educação Básica

Educação Básica na Amazônia: pensamento educacional, políticas públicas e formação de professores

GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA ESCOLA BÁSICA

Educação Básica

Educação e Desenvolvimentismo no Pará: 1950-1963

CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Educação Básica

Educação e [Po]ética da Alteridade na obra Literária de Dalcídio Jurandir

CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Educação Básica

EXPERIMENTAÇÕES DE POLÍTICAS DE INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA NO ESTADO DO PARÁ

GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA ESCOLA BÁSICA

Educação Básica

Experimentações escolares da política de educação integral em tempo integral: uma análise das práticas efetivadas em Escolas Públicas de Belém-Pa

GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA ESCOLA BÁSICA

Educação Básica

FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA E O S INDICADORRES EDUCACIONAIS DE QUALIDADE NO ESTADO DO PARÁ: UM ESTUDO DAS CONDIÇÕES DE EFETIVIDADE DO ENSINO EM MUNICÍPIOS DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELÉM (2007- 2015)

GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA ESCOLA BÁSICA

Educação Básica

Gestão democrática na escola básica: a configuração da Meta 19 do PNE 2014-2024 nos sistemas de ensino dos estados do Pará e do Acre

GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA ESCOLA BÁSICA

Educação Básica

HIstória da Educação do Pará na Primeira República

GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA ESCOLA BÁSICA

Educação Básica

II PARA ALÉM DAS SALAS DE AULA: SOCIABILIDADES ADOLESCENTES, RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E AÇÃO PEDAGÓGICA

CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Educação Básica

INOVAÇÃO ESCOLAR E ESCOLAS MUNICIPAIS DE TEMPO INTEGRAL EM BELÉM DO PARÁ: UM ESTUDO NAS ILHAS MOSQUEIRO E CARATATEUA

GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA ESCOLA BÁSICA

Educação Básica

MAPEANDO O CURRÍCULO NO CONTEXTO DA INCLUSÃO: OS CONTEÚDOS PARA AS CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Educação Básica

Multiculturalismo e Educação Básica: as ?Lutas? e o ensino das Culturas Afro-brasileira, Indígena e Amazônica

CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Educação Básica

Museu da Educação Amazônico

GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA ESCOLA BÁSICA

Educação Básica

MUSEU DA EDUCAÇÃO AMAZÔNICO: teoria e prática

GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA ESCOLA BÁSICA

Educação Básica

O LIVRO-RIZOMA E A MÁQUINA LITERÁRIA: devires do corpo político feminino nas artes de escrever-educar.

CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Educação Básica

PARA ALÉM DAS SALAS DE AULA - SOCIABILIDADES ADOLESCENTES, RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E AÇÃO PEDAGÓGICA

CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Educação Básica

POR UMA ?OUTRA? HISTÓRIOGRAFIA DO ENSINO SECUNDÁRIO (1931 a 1961): ESTUDOS COMPARADOS COMO FERRAMENTA DE CONSTRUÇÃO

CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Educação Básica

Programas de melhoria da educação básica e profissional no Pará via parcerias público-privadas

GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA ESCOLA BÁSICA

Educação Básica

Religiões, Culturas, Sociedade e Educação na Amazônia Paraense

CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Educação Básica

Saberes sociais e as metamorfoses do mundo do trabalho nos processos formativos do Ensino Médio realizados pelo Sistema Modular de Ensino (SOME ? SEDUC/PA) na zona rural do município de Cametá ? nordeste do estado do Pará

GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA ESCOLA BÁSICA

Educação Básica

SABERES SOCIAIS, EXPERIMENTAÇÕES PEDAGÓGICAS E AS METAMORFOSES DO MUNDO DO TRABALHO: OS PROCESSOS FORMATIVOS DE ENSINO MÉDIO NO MUNICÍPIO DE CAMETÁ - NORDESTE DO ESTADO DO PARÁ - ENTRE O SOME (SISTEMA MODULAR DE ENSINO ) E O NÃO-SOME

GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA ESCOLA BÁSICA

Educação Básica

Sucesso escolar no ensino médio: perfil de discentes e familiares

CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Educação Básica

Virtual - atual: imagens do pensamento para o tempo-espaço curricular

CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Educação Básica

 

 

Formação de Professores para uma Escola Inclusiva: ações colaborativas entre o Ensino Superior e a Educação Básica em municípios paraenses.

Coord. Drª Amélia Maria Araújo Mesquita

Financiamento: Prodoutor/UFPA

 

Formação do profissional da saúde em Pesquisa Clínica na Infectologia: os projetos educativos e as práticas exercidas.

Coord. Dr. Dinair Leal da Hora

Financiamento: CAPES

 

Saberes do Trabalho da Pesca e Identidade de Juventude do Município de Cametá: Nordeste da Amazônia Paraense

Coord. Dr. Doriedson do Socorro Rodrigues

Financiamento: CNPq

 

Do Fundef ao PSPN e a política de valorização do magistério da educação básica em municípios da região metropolitana de Belém: a formação e remuneração do professor em análise

Coord. Dr. Fabrício Aarão Freire Carvalho

Financiamento: CNPq

 

Gestão da Educação a Distância: relações de trabalho e mediações tecno-pedagógicas -ONASP - Observatório Nacional do Sistema Prisional

Coord. Dr. Fernando Selmar Fidalgo

Financiamento: CNPq e Ministério  da Justiça

 

 Cartografia da Educação Especial nos Cursos de Licenciatura das Instituições Públicas de Ensino do Estado do Pará

- Projeto de Intercâmbio e Pesquisa em Políticas de Currículo-PROCAD (UFPA-UFPEL-UERJ)

Coord. Dr. Genylton Odilon Rêgo da Rocha

Financiamento: CNPq; Propesp/UFPA; CAPES

800x600

 O brinquedo de miriti no município de Abaetetuba: a tradução da tradição de um artefato pedagógico-cultural por meio das intersecções de gênero e sexualidade

- O brinquedo de miriti em Abaetetuba

Coord. Drª. Joyce Otânia Seixas Ribeiro

Financiamento: PRODOUTOR/UFPA

 

- Práticas Formativas da Juventude Trabalhadora no Ensino Médio Integrado

- Práticas pedagógicas alternativas de formação dos trabalhadores referenciadas em projetos contrahegemônicos

Coord. Dr. Ronaldo Marcos de Lima Araujo

Financiamento: CNPq/CAPES

 

-Sociabilidades adolescentes: cor e hierarquias no ambiente escolar / a sociedade em microcosmo: hierarquias da cor nas sociabilidades engendradas por adolescentes no ambiente escolar

- A Sociedade em microcosmo: hierarquias da cor nas sociabilidades engendradas por adolescentes no ambiente escolar

Coord. Drª. Wilma de Nazaré Baía Coelho

Financiamento: CNPq

 

 

 

 

Capacitación de docentes para una escuela inclusiva: acciones colaborativas entre educación superior y educación básica en los municipios de Pará.

Coord. Dr. Amelia Maria Araújo Mosque

Financiación: Prodoutor/UFPA

 

Formación de profesionales de la salud en la investigación clínica en enfermedades infecciosas: los proyectos educativos y las prácticas llevadas a cabo.

Coord. Dr. Dinair Leal da tiempo

Financiación: capas

 

Conocimiento de la pesca y la identidad de la juventud del municipio de Cametá: región amazónica nororiental de para

Coord. Dr. Candice Denise Rodrigues

Financiación: CNPq

 

FUNDEF PSPN y valorización de la enseñanza de la educación básica en los municipios de la región metropolitana de Belém: formación y remuneración del profesor en el análisis

Coord. Dr. Fabricio Aaron Freire Carvalho

Financiación: CNPq

 

Gestión de educación a distancia: las relaciones de trabajo y tecnopedagógico Observatorio de mediaciones-ONASP-nacional del sistema penitenciario

Coord. Dr. Fernando Anand Fidalgo

Financiación: CNPq y Ministerio de justicia

 

 Cartografía de la educación especial en las licenciaturas de las instituciones públicas de educación en el estado de Pará

-Intercambio e investigación de proyecto en las políticas de currículum-PROCAD (UFPA-UFPEL-UERJ)

Coord. Dr. Genylton Odilon Rego da Rocha

Financiación: CNPq; Propesp/UFPA; CAPES

800 x 600

 Miriti juguete en la ciudad de Abaetetuba: la traducción de la tradición de un artefacto pedagógico y cultural a través de las intersecciones de género y sexualidad

-El juguete de Mirití en Abaetetuba

Coord. Dr. Joyce Otânia Seixas Ribeiro

Financiación: PRODOUTOR/UFPA

 

-Formación prácticas de trabajo juvenil en la escuela secundaria integrado

-Alternativas prácticas pedagógicas de formación de los trabajadores a que se refiere el contrahegemônicos proyectos

Coord. Dr. Ronaldo Marcos de Lima Araujo

Financiación: CNPq/capas

 

-Adolescentes sociabilidades: color y jerarquías en la escuela medio ambiente/sociedad en microcosmos: las jerarquías de color en acuerdos sociales producción por adolescentes en el ambiente escolar

-Sociedad en el microcosmos: las jerarquías de color en acuerdos sociales producción por adolescentes en el ambiente escolar

Coord. Dr. Wilma de Nazareth Bay conejo

Financiación: CNPq

 

 

 

 

Training of teachers for an inclusive school: collaborative actions between higher education and basic education in the municipalities of Pará.

Coord. Dr. Amelia Maria Araújo Mosque

Funding: Prodoutor/UFPA

 

Training of health professionals in clinical research in infectious diseases: the educational projects and the practices carried out.

Coord. Dr. Dinair Leal da Time

Funding: CAPES

 

Knowledge of the fishing and identity of youth of the municipality of Cametá: Northeastern Amazon region of para

Coord. Dr. Candice Denise Rodrigues

Funding: CNPq

 

Fundef to PSPN and valorization of teaching of basic education in the municipalities of the metropolitan region of Belém: training and remuneration of professor in analysis

Coord. Dr. Fabricio Aaron Freire Carvalho

Funding: CNPq

 

Management of distance education: working relationships and techno-pedagogical mediations-ONASP-National Observatory of the prison system

Coord. Dr. Fernando Anand Fidalgo

Funding: CNPq and Ministry of Justice

 

 Cartography of special education in Degree courses of public institutions of education in the State of Pará

-Exchange and research project on policies of Resume-PROCAD (UFPA-UFPEL-UERJ)

Coord. Dr. Genylton Odilon Rego da Rocha

Funding: CNPq; Propesp/UFPA; CAPES

800 x 600

 Miriti toy in the city of Abaetetuba: the translation of the tradition of a pedagogical and cultural artifact through the intersections of gender and sexuality

-The toy of miriti in Abaetetuba

Coord. Dr. Joyce Otânia Seixas Ribeiro

Funding: PRODOUTOR/UFPA

 

-Training Practices of working youth in high school Integrated

-Alternative pedagogical practices of training of workers referred to in contrahegemônicos projects

Coord. Dr. Ronaldo Marcos de Lima Araujo

Funding: CNPq/CAPES

 

-Sociabilities teenagers: color and hierarchies in the school environment/society in microcosm: color hierarchies in social arrangements produced by teenagers in the school environment

-Society in microcosm: color hierarchies in social arrangements produced by teenagers in the school environment

Coord. Dr. Wilma de Nazareth Bay Rabbit

Funding: CNPq

 

 

 

Formulário de Solicitação de Agendamento de Banca de Qualificação de dissertação. CLIQUE AQUI.                                                       

 

 

                                                           Programação

30 de novembro (quarta-feira)   

16h00 – 17h00      Credenciamento

17h00 – 17h30      Mesa de abertura

17h30 – 17h45      Programação Cultural

17h45 – 18h45      Conferência de Abertura
                            – Prof.ª Drª. Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva  (Universidade Federal de São Carlos)

18h45 – 19h45      Lançamento de livros e Noite de Autógrafos

1 de dezembro (quinta-feira)

08h00 – 12h00      Minicursos e oficinas

  • MINICURSO 1:

    Conhecimentos, imagens e percepções sobre os povos africanos e afro-brasileiros nos livros didáticos: um olhar Decolonial.

    – Prof.ª Drª. Eugênia Portela de Siqueira Marques (UFGD)

    – Prof. Me. Wilker Solidade da Silva (NEAB/UFGD)

  • MINICURSO 2:

    História da Escravidão no Brasil e na Amazônia

    – Prof. Dr. Túlio Augusto Pinho de Vasconcelos Chaves (UNIFESSPA)

  • MINICURSO 3:

    A arte de escrever ciência com a Arte.

    – Prof. Dr. Attico Inácio Chassot (UFRGS)

  • OFICINA 1:

    Formação de Professores e Relações Raciais: A Educação Básica em foco.

    – Prof.ª Drª. Raquel Amorim dos Santos (Núcleo GERA – UFPa)

    – Prof.ª Drª. Rosângela Maria de Nazaré Barbosa e Silva (CEE/Pa – Núcleo GERA)

  • OFICINA 2:

    Gênero e Educação

    – Prof.ª Carla Figueiredo Marinho Saldanha (UFPa)

14h00 – 16h45      Grupos de Trabalho

17h00 – 19h00      Mesa Redonda “Diversidade e educação: entre saberes e práticas ”

– Prof. Dr. Benjamin Xavier de Paula (UFU);
– Prof.ª Dr.ª Gelsa Knijnik (UNISINOS)
– Prof.ª Dr.ª Mônica Amaral (USP)
– Prof. Dr. Arilson dos Santos Gomes (UNIFESSPA).

2 de dezembro (sexta-feira)

8h00 – 12h00      Minicursos e oficinas

  • MINICURSO 1:Conhecimentos, imagens e percepções sobre os povos africanos e afro-brasileiros nos livros didáticos: um olhar Decolonial– Prof.ª Dr.ª Eugênia Marques (UFGD)

    – Prof. Me. Wilker Solidade da Silva (NEAB/UFGD)

  • MINICURSO 2:

    História da Escravidão no Brasil e na Amazônia

    – Prof. Dr. Túlio Augusto Pinho de Vasconcelos Chaves (UNIFESSPA)

  • MINICURSO 3:

    A arte de escrever ciência com a Arte.

    – Prof. Dr. Attico Inácio Chassot (UFRGS)

  • OFICINA 1:

    Formação de Professores e Relações Raciais: A Educação Básica em foco

    – Prof.ª Dr.ª Raquel Amorim dos Santos (Núcleo GERA – UFPa)

    – Prof.ª Dr.ª Rosângela Maria de Nazaré Barbosa e Silva (CEE/Pa – Núcleo GERA)

  • OFICINA 2: Gênero e educação

    – Prof.ª Carla Figueiredo Marinho Saldanha (UFPa)

14h00 – 15h15      Grupos de Trabalho

GRUPO 1 – Práticas Pedagógicas e a Implementação da Lei no 10.639\2003

Coordenação:
– Prof.ª Drª. Wilma de Nazaré Baia Coelho (Núcleo GERA – UFPa)
-Prof.ª Mª.  Nicelma Josenila Brito Soares (Núcleo GERA – UFPa)

GRUPO 2 – Políticas Educacionais, Educação Básica e Relações Étnico-Raciais

 Coordenação:
– Prof.ª Drª. Raquel Amorim dos Santos (Núcleo GERA – UFPa);
– Prof.Me. Felipe Alex Santiago Cruz (Núcleo GERA – UFPa)

GRUPO 3 – Formação de Professores, Educação Superior e Educação Básica

Coordenação:
– Prof.ª Drª. Rosângela Maria de Nazaré Barbosa e Silva (Núcleo GERA – UFPa);
– Prof.ª Mª.  Rita de Cássia Cabral Rodrigues de França (Núcleo GERA – UFPa);

15h30 – 16h45      Mesa Redonda “Processos Formativos e a Educação Multicultural”

– Prof.ª Drª. Jane Felipe Beltrão (UFPa);
– Prof. Dr. Mauro Cezar Coelho (Núcleo GERA – UFPa);
– Prof. Dr. Dionílsio Baró (UFPa);

17h00 – 19h00      Mesa Redonda “Núcleo GERA 10 anos. Interlocução entre Universidade e a Escola Básica”

 

– Prof.ª Drª. Wilma de Nazaré Baia Coelho (Núcleo GERA – UFPa);
– Prof.ª Drª. Raquel Amorim dos Santos (Núcleo GERA – UFPa);
– Prof.ª Drª. Rosângela Maria de Nazaré Barbosa e Silva (Núcleo GERA – UFPa);
– Prof.ª Mª.  Nicelma Josenila Brito Soares (Núcleo GERA – UFPa)

 

 Calendário Acadêmico do PPEB / Ano 2017. CLIQUE AQUI.

 

CALENDÁRIO DE OFERTAS 2017. CLIQUE AQUI.