Ações e atividades extensionistas : esta transferência tem ocorrido, também, por meio de projetos de ensino, extensão ou mistos, realizados permanentemente pelos integrantes do PPEB e que envolvem tanto as redes de ensino quanto instituições de ensino e o terceiro setor.
Docentes do PPEB e seus orientandos têm estabelecido essa transferência de conhecimento por meio de:
-
Programas de educação continuada: participação de docentes e discentes do PPEB no Programa de Formação Continuada para Profissionais da Educação Básica na Perspectiva da Educação Integral em Tempo Integral/Região Norte e no Programa de Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI);
-
Curadoria para a elaboração da primeira etapa do Projeto Executivo de Curadoria de Material Didático e Treinamento de Tutores para a futura implantação nacional do Curso de Aperfeiçoamento em Educação Especial na Perspectiva Inclusiva, numa parceria CAPES/SECADI, coordenado pela Profa. Dra. Eliza Márcia Oliveira Lippe, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
-
Produção de material didático para o curso de Especialização em Educação Profissional da SETEC/MEC.
-
Criação do Centro de Memória das Escolas Municipais de Belém (CEMEMB), em 2024, pela Lei nº 9.995 de 19 de janeiro de 2024, resultado da parceria do PPEB com a Secretaria Municipal de Educação de Belém (SEMEC) e o Conselho Municipal de Educação de Belém (CME).
-
Cursos e workshops, prestação de serviços, consultorias e ações culturais, tais como: cursos oferecidos em regiões de intenso conflito fundiário por meio do Programa Escola da Terra (PRONACAMPO) do Ministério da Educação, em Altamira; ciclo de seminários do “Programa Escola em Tempo Integral”, do MEC, coordenado por docente do PPEB.
-
Projeto Circuito de Leitura: objetiva estimular o gosto e o prazer pela leitura e escrita de crianças, adolescentes e jovens das escolas públicas básicas, como forma de compreensão do mundo da palavra, da escrita, da expressão da criatividade, liberdade, felicidade, segurança, sonho e paixão. Atendeu crianças e adolescentes da Comunidade Quilombola Boa Vista do Baixo Acará, no município de Acará, e das comunidades Jardim Botânico e Santa Helena, no município de Ananindeua – PA.
-
Programa interdisciplinar PET/Conexões de Saberes: PPEB/NEB/PROEG/SESU/MEC/FNDE (2023-2026). Execução de projetos em escolas básicas, visitas a teatros, participação em exibições de cinema, coordenação do Fórum de Acompanhamento e Avaliação de Cotas da UFPA – Pará. Organização da Rede de comunicação de caráter nacional dos grupos PET Conexões de Saberes. Essas ações atingiram aproximadamente dois mil estudantes da escola básica.
-
Programa de Extensão do PPEB – que articula diferentes ações de extensão dos grupos de pesquisa. Vinculado a ele, foi realizado: curso de aperfeiçoamento em formação de conselheiros municipais de educação na Região Metropolitana de Belém, formação e produção de cartilha, e realização de curso de curta duração intitulado “Educação e relações étnico-raciais: a biografia de um conceito”, aprovado no Edital FUNDAJ/DIFOR 01/2024.
-
Também como ação de extensão e inserção social, destacamos a atividade de Formação Continuada de Profissionais da Educação para formação de Conselheiros Municipais de Educação da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação, realizada nas Regiões de Integração do Pará: Bragantina, Marajó, Metropolitana e Baixo Amazonas, com a formação de aproximadamente 150 conselheiros municipais. Além disso, destacamos a formação de 115 conselheiros municipais pela União Estadual dos Conselhos Municipais de Educação.
-
Como ação extensionista, em relação com a escola básica, também destacamos a atividade denominada Diálogos sobre História da Educação e Arquitetura Escolar, que envolveu aproximadamente 100 alunos, professores e gestores das escolas básicas da Região Metropolitana de Belém.
Podemos afirmar que o PPEB tem se constituído em uma experiência exitosa na pesquisa e produção do conhecimento. As mais de duzentas dissertações já defendidas (sendo 112 apenas no período 2021-2024) trouxeram importantes contribuições que vêm sendo incorporadas pelas escolas e pelas redes de ensino. É mister destacar que, pela especificidade do Programa, todas as pesquisas realizadas durante o curso de mestrado problematizam a educação básica e foram desenvolvidas, em sua grande maioria, por docentes que atuam nas redes de ensino público existentes no Pará e na Região Amazônica.