2022 - Dissertações de Mestrado Defendidas

Linha de Pesquisa: Currículo da Educação Básica

 

  • DINELLE REJANE DA SILVA LISBOA

"A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO SOBRE MULTICULTURALISMO E CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: ANÁLISE DE DISSERTAÇÕES E TESES DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO BRASILEIROS (2010-2020)"

  • GRACIETE PANTOJA ANTUNES

"VIVÊNCIAS DOS JOVENS MILITANTES LGBTQIA+ EM FACE ÀS MANIFESTAÇÕES HOMOFÓBICAS PRESENTES NO CONVÍVIO SOCIAL E ESCOLAR EM IGARAPÉ-MIRI, PARÁ" 

  • JORGE ANTONIO LIMA DE JESUS

"A POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO APROVADA EM 2019: IMPLICAÇÕES PARA O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL."

  • LARISSA OLIVEIRA MESQUITA RIBEIRO

"EDUCANDOS CEGOS DO ENSINO MÉDIO DA REDE ESTADUAL DE ENSINO EM BELÉM/PA E SUAS VIVÊNCIAS NA ESCOLA."

  • LUANA CARNEIRO BEZERRA

"EXPERIMENTAÇÕES CARTOGRÁFICAS EM PESQUISAS CURRICULARES"

  • LUIZ CARLOS REIS FERREIRA JUNIOR

"REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE DOCENTES DE LÍNGUA INGLESA SOBRE METODOLOGIAS DE ENSINO, INOVAÇÃO PEDAGÓGICA E METODOLOGIAS ATIVAS."

  • MARA NUBIA DE SOUSA MAUES

"A SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS COMO ESPAÇO PEDAGÓGICO CURRICULAR PARA O ATENDIMENTO DOS ALUNOS COM DEFICÊNCIA NAS ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DO PARÁ."

  • MARIA LUIZA NUNES DA SILVEIRA 

"A EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS (ERER) E A EDUCAÇÃO BÁSICA: O CASO DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA/IFPA."

  • ROMARIO DA ROCHA SOUSA

"CURRÍCULO E DIFERENÇA NA ESCOLA BÁSICA: narrativas de docentes não-heterossexuais"

  • SUZIANE ANTUNES AZEVEDO

"SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS DA REDE MUNICIPAL DE BELÉM-PA: ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO EM ESCOLAS MUNICIPAIS"

  • STEFANI FRANCA BARBOSA

"O CONHECIMENTO PRODUZIDO POR MEIO DE DISSERTAÇÕES E TESES A PARTIR DE 2002 SOBRE A HISTÓRIA DA GEOGRAFIA ESCOLAR BRASILEIRA NO PERÍODO IMPERIAL."

  • THAIS PIMENTA PIMENTEL

"HISTÓRIAS DE PROFESSORAS NEGRAS DE ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE BELÉM DO PARÁ, NO PERÍODO DE 2004 A 2014."

  • YASMIM REJANE MARTINS DE OLIVEIRA

"A FILOSOFIA SEXISTA: A (não) presença das filosofias no currículo do ensino médio." 

Linha de Pesquisa: Gestão e Organização do Trabalho Pedagógico Na Escola Básica

 

  • ELOAR TEIXEIRA DE BRITO

O CONTEÚDO DO DISCURSO DE PROTAGONISMO JUVENIL NOS DOCUMENTOS QUE REGULAM O “NOVO” ENSINO MÉDIO.

  • FREDERICO DOS REMÉDIOS CORREA

"A ATUAÇÃO DO CACS/FUNDEB NO MUNICÍPIO DE BRAGANÇA/PA: LIMITES, AVANÇOS E DESAFIOS NA FISCALIZAÇÃO DOS RECURSOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO PERÍODO DE 2014 a 2017."

  • LEILA DE CASSIA ARAUJO PEREIRA

"A IMPLANTAÇÃO DA ESCOLA PROF. ANTÔNIO CARLOS GOMES DA COSTA E A GARANTIA DO DIREITO EDUCACIONAL NO SITEMA SOCIOEDUCATIVO PARAENSE"

  • MARIA DO SOCORRO SILVA DA SILVA

"A GESTÃO PEDAGÓGICA DO ENSINO MÉDIO DE TEMPO INTEGRAL EM ABAETETUBA/PA"

  • PATRICIA SOBRINHO REIS

"ITINERÁRIOS FORMATIVOS E FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO:uma análise das bases teóricas decorrentes da LEI 13.415/2017 em correlação com as DCNEM/2018 e Portaria MEC nº 1.432/2018."

  • RAQUEL ALMEIDA DA SILVA 

"O SISTEMA PARAENSE DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL (SISPAE) E OS INDICADORES DE DESEMPENHO DOS ALUNOS DE ENSINO MÉDIO NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA: o caso da escola guamaense, avanços e desafios."

  • RAYANE SUZANE ALMEIDA

"A IMPLANTAÇÃO DA ESCOLA REFERÊNCIA ROBERTO CARLOS NUNES BARROSO E A GARANTIA DA EDUCAÇÃO PARA PESSOAS EM PRIVAÇÃO E RESTRIÇÃO DE LIBERDADE NO PARÁ."

  • REGIANE FERREIRA GONCALVES

"REFLEXÕES SOBRE OS CONTEÚDOS DE HISTÓRIA LOCAL NO CURRÍCULO ESCOLAR EM IGARAPÉ - MIRI NA DÉCADA DE 1950"

  • VERENA CRISTINA MONTEIRO MORAES

"OCUPAÇÕES SECUNDARISTAS DE 2016: um contexto de formação sociopolítica das juventudes paraenses."

  • VIVIANE BEZERRA DOURADO

"DIRETRIZES DISCIPLINARES PARA UM SACERDOTE DO ENSINO: A DISCIPLINARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NOS REGULAMENTOS DE ENSINO DO PARÁ REPUBLICANO (1890-1896)"