Centro Colaborador de Apoio ao Monitoramento e à Gestão de Programas Educacionais da Região Norte – Cecampe Norte (2023-2024). (integrante) EDUCAÇÃO BÁSICA: nível da educação nacional congregando a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio, sendo obrigatória dos 4 aos 17 anos de idade, assegurada inclusive sua oferta gratuita para todos os que a ela não tiveram acesso na idade própria. É compreendida no contexto histórico brasileiro marcado pela grande concentração de rendas, pelas desigualdades e pela negação à sua população do acesso a direitos básicos como saúde de qualidade, saneamento básico e moradia. Neste contexto, a Educação Básica tem a sua universalização ainda como um desafio e, nas redes públicas, muitas dificuldades de acesso e de permanência com qualidade, em especial das crianças, jovens e adultos de origem trabalhadora.

 

Linha de Pesquisa: Currículo da Educação Básica

Concentram-se estudos do Currículo da Educação Básica sob diferentes perspectivas teórico-metodológicas, tendo como foco privilegiado as etapas e modalidades da Educação Básica brasileira, incursões investigativas sobre as políticas de currículo, a produção e distribuição social dos conhecimentos, a organização do conhecimento escolar e os fazeres curriculares, análise da relação entre currículo e ensino; saber, aprendizado e currículo; currículo e avaliação e estudos sobre a história do currículo e das disciplinas escolares, a relação entre currículo e inclusão; currículo e gênero; currículo e diferença; currículo e questões étnico-raciais; e currículo e direitos humanos.

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Currículo da Educação Básica

 

PROJETOS 

DOCENTE

TÍTULO (2021-2024)

PESQUISA

Amélia Maria Araújo Mesquita

  • Universalização do atendimento educacional especializado para o público-alvo da educação especial na rede municipal de Belém: análise das estratégias de caráter curricular (2020-2022)
  • O currículo e a educação inclusiva nas pesquisas sobre a escolarização de alunos público-alvo da Educação Especial: uma revisão sistemática (2022- atual)

Andrio Alves Gatinho

  • Práticas curriculares de recuperação de aprendizagens no contexto pós-pandêmico (2022-2024) (2024- atual)

Cleide Carvalho de Matos

  • As reformas curriculares e seus impactos na formação docente (2021-2023)
  • A BNCC no controle da educação pública: mecanismos neoliberais para conter as perspectivas educacionais emancipatórias - subprojeto "a educação básica no contexto das contra reformas neoliberais (2023 -  atual)

Daniele Doroteia Rocha da Silva de Lima

  • (Auto)biografia da docência com bebês: a criação cotidiana do currículo nas creches públicas de Belém (2019-2024). 
  • Currículo e infâncias: travessias entre narrativas e práticas curriculares na educação infantil (2024  - atual). 

Genylton Odilon Rego da Rocha

  • A emergência da abordagem científica no ensino de geografia nas escolas paraenses na primeira metade do século XX (2019-2022)
  • O que revelam as dissertações e teses defendidas em programas de pós-graduação em educação do estado do Pará, entre 2010 e 2020, acerca da história e do currículo da educação especial. (2022- atual).

Irlanda do Socorro de Oliveira Mileo

  • Grandes projetos econômicos e ação estatal e os seus impactos socioeducativos e ambientais nos territórios de populações tradicionais e povos indígenas: estudos de caso na Amazônia brasileira e no México (2021-2023) 
  •  A BNCC no contexto das escolas do campo: suas implicações na gestão escolar e na gestão pedagógica na Transamazônica e Xingu (2023- atual).

Josenilda Maria Maues da Silva

  • Virtual - atual: imagens do pensamento para o tempo-espaço curricular (2016-2022)

Leonardo Zenha Cordeiro

  • Cultura digital, cibercultura e tecnologias digitais no contexto do ensino médio: Transformações socioculturais diante do impacto da hidrelétrica Belo Monte (UHE-BELO MONTE). (2021-2023)
  •  Docência na contemporaneidade: práticas e processos da cibercultura na Educação Básica (2022- atual ).  - Integrante

Marcio Antonio Raiol dos Santos

  • Metodologias ativas na educação básica e no ensino superior: fundamentos, existências e possibilidades na UFPA (2019-2023) 
  • Inovação pedagógica e metodologias ativas no currículo da educação básica: existências e possibilidades (2021-2024). 
  • Metodologias ativas e práticas inovadoras no ensino médio: apontamentos teóricos e metodológicos. (2023-  atual). 

Mauro Cezar Coelho

  • Narrativa Histórica e Função Pedagógica: O Passado Colonial na Literatura Didática 1995-2012 (2017-2022)
  •  A educação para as relações étnico-raciais no currículo brasileiro: uma análise a partir da base nacional comum curricular e dos currículos estaduais (2021-2023 – integrante)

Neide Maria Fernandes Rodrigues de Sousa

  • Educação Escolar Inclusiva e práticas pedagógicas no processo de alfabetização/letramento de crianças com autismo nos anos iniciais (2023- atual)

Wilma de Nazaré Baia Coelho

  • Para além das salas de aula: sociabilidades adolescentes, relações étnico-raciais e ação pedagógica (2019-2022)
  •  A educação para as relações étnico-raciais no currículo brasileiro: uma análise a partir da base nacional comum curricular e dos currículos estaduais (2021-  atual ). 
  •  A educação para as relações étnico-raciais no currículo brasileiro: uma análise a partir da Base Nacional Comum Curricular e dos currículos estaduais (2021-   atual )

Willian Lazaretti da Conceicao

  • À prova da reparação - as medidas socioeducativas para além da institucionalização: uma pesquisa comparativa entre Brasil e Portugal (2021-2023)
  • Educação e Justiça Social: história oral de discentes indígenas (2023-  atual). 

EXTENSÃO

Andrio Alves Gatinho

  • Educação e Desigualdades Sociais (debates contemporâneos) (2024 -  atual)

Celita Maria Paes de Sousa (Amélia Maria Araújo Mesquita - integrante)

  • Percursos imagéticos da infância: cinema, educação e diálogos contemporâneos (2023-2024).

Irlanda do Socorro de Oliveira Mileo - integrante

  • Etnoeducação, Territórios Amazônicos e Decolonialidade: Práticas Etnoeducacionais com Comunidades Tradicionais (2024-  atual)

Willian Lazaretti da Conceição

  • A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência: possibilidades para o trato pedagógico (2023-2024) 
  •  Acompanhamento pedagógico para adolescentes e adultos que em estão conflito com a lei (2023- atual )

 

 

 

 

Linha de Pesquisa: Gestão e Organização do Trabalho Pedagógico na Escola Básica

Concentram-se estudos da gestão e organização do trabalho pedagógico na escola básica, análise da ação das instâncias de coordenação e gestão da escola pública, em suas diferentes etapas e modalidades, pesquisas que assumem o trabalho como princípio organizador da educação básica, as ações educativas destinadas a públicos específicos implementados em ambientes escolares, bem como estudos sobre reflexos na escola básica de iniciativas de gestão do meio ambiente e educação ambiental.

 

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Gestão e Organização do Trabalho Pedagógico na Escola Básica

 

PROJETOS 

DOCENTE

TÍTULO (2021-2024)

PESQUISA

Alexandre Augusto Cals e Sousa

  • O CECAMPE Norte e suas contribuições para a consolidação e execução do PPDE no município do Acará (2023-2024)
  • Programa Dinheiro Direto Na Escola (PDDE) e seus impactos financeiros e pedagógicos no município do Acará (2024-  atual)

Antonio Carlos Maciel

  • Políticas públicas e sustentabilidade social: governança e gestão da escola básica integral (2023-2024)

Benedita Alcidema Coelho Dos Santos Magalhaes

  • Trabalho, território e formação por alternância: experimentações da Pedagogia da Alternância na Amazônia (2023- atual)

Dinair Leal da Hora

  • EDUCAÇÃO E JUSTIÇA: os significados de escola justa para estudantes de Ensino Médio no Estado do Pará e a organização da escola básica (2020-2024)
  • Plano nacional de educação 2014-2024 (meta 19 e suas estratégias) no contexto da democracia, da pós democratização e da democratização da gestão (2024-  atual). 

Doriedson do Socorro Rodrigues

  • Saberes sociais, experimentações pedagógicas e as metamorfoses do mundo do trabalho: os processos formativos de ensino médio no município de Cametá - nordeste do estado do Pará - entre o some (sistema modular de ensino) e o não-some (2019-2022) 
  • Saberes sociais, integração e as metamorfoses do mundo do trabalho: os processos formativos de ensino médio no município de Cametá - nordeste do Pará - o contexto de práticas formativas do some (sistema modular de ensino) (2021-  atual). 

Egídio Martins

  • Saberes sociais, integração e as metamorfoses do mundo do trabalho: os processos formativos de ensino médio no município de Cametá - nordeste do pará - o contexto de práticas formativas do SOME (SISTEMA MODULAR DE ENSINO) (2022-2023) Integrante

Émina Marcia Nery dos Santos

  • Educação e projeto de vida (2023-2024). (integrante)
  •  Psicologia social em contexto educacional (2020-2024).
  •  Educação básica e projeto de vida: perspectivas na Amazônia paraense (2024- atual)

Fabricio Aarão Freire Carvalho.

  • A relação Público-privada na oferta e financiamento da Educação Básica Paraense - 2010 a 2020 (2020-2024) 
  •  Atuação dos professores da educação básica paraense em múltiplas escolas: o caso da Rede Estadual de ensino. (2024-   atual). 
  •  Professores que trabalham em múltiplas escolas no Brasil: mapeando e compreendendo o fenômeno (2024-  atual).  

Joao Paulo da Conceição Alves

  • O acesso, a permanência e a construção de indicadores de qualidade do ensino médio nos municípios paraenses da mesorregião do Baixo Tocantins (2021-2024)
  •  A função social do IDEB na Amazônia: indicadores de qualidade para o desenvolvimento do ensino médio e sua contribuição para a política pública educacional na mesorregião do Baixo Tocantins (2023- atual) . 

Jose Bittencourt da Silva

  • O subsistema de educação para o desenvolvimento sustentável instituído em 1996 em Belém do Pará: processo histórico, mediações e conjuntura atual (2020-2022)
  • Educação Ambiental na prática: um estado do conhecimento acerca das ações de EA em escolas da rede básica de ensino na Região Metropolitana de Belém, Estado do Pará (2022-2024).
  •  Desafios da gestão escolar e pedagógica na Amazônia no contexto do processo de implantação do Programa Escola em Tempo Integral (PETI) do Governo Federal (2024-  atual)

Maria De Fatima Matos De Souza

  • Sistema paraense de avaliação educacional (SISPAE) e os indicadores de qualidade do desempenho escolar da educação básica (2020-  atual)

Maria do Socorro da Costa Coelho

  • Plano estadual de educação nas prisões: a gestão da política de formação dos servidores do sistema penal paraense (2023-  atual).

Ney Cristina Monteiro de Oliveira

  • A Educação em Tempo Integral na Meta 06: Concepções e estratégias reveladas no Plano Estadual de Educação do Pará (2020-2021)
  • Conselhos Municipais de Educação e os processos de acompanhamento/monitoramento dos Planos Municipais de Educação de Belém e Ananindeua-PA (2022-2024)
  •  Programa escola em tempo integral: implantação das escolas em tempo integral nos municípios paraenses (2024- atual ). 

Ronaldo Marcos de Lima Araujo

  • A formação por alternância enquanto estratégia de integração de saberes na formação de trabalhadores (2022-2023). 
  •  A formação profissional por alternância no Brasil e na França: uma estratégia de integração de tempos, de práticas e de espaços de formação de trabalhadores (2021-  atual).  
  •  O novo ensino médio na rede federal de educação profissional, nas escolas técnicas estaduais dos estados do Ceará, Pará e Pernambuco desafios para o trabalho docente e para a formação da juventude (2023 -  atual) - integrante Centro Colaborador

EXTENSÃO

Alexandre Augusto Cals e Sousa

  • Centro Colaborador de Apoio ao Monitoramento e à Gestão de Programas Educacionais da Região Norte - Cecampe Norte (2023 - 2024). (Integrante)

Benedita Alcidema Coelho Dos Santos Magalhaes

  • Territórios do protagonismo feminino e justiça climática na Amazônia paraense (2023- atual ).

Maria do Socorro da Costa Coelho

  • A Formação das Famílias dos Privados de Liberdade em Belém para a COP 30, à luz do projeto As Dores da Alma (2024- atual).

Émina Marcia Nery dos Santos

  • Protagonismo juvenil na perspectiva da cop30 com juventudes da região Guamá (2024-  atual). (integrante)

 

 

 

 

Linha de Pesquisa: História da Educação Básica

Concentram-se estudos e pesquisas, a partir das diferentes abordagens históricas, sobre o nível de ensino hoje denominado de educação básica, em diversos tempos e espaços, dando visibilidade aos sujeitos tradicionalmente excluídos da história, como os (as) empobrecidos (as), as mulheres, os (as) negros (as) e as populações tradicionais. Define enquanto lócus de pesquisa, preferencialmente, a região amazônica com foco no estado do Pará, em articulação com a experiência histórica de outros estados e regiões do Brasil. Privilegia estudos sobre: a história do currículo e das disciplinas escolares, da gestão educacional, das políticas de educação, da formação de professoras e professores, das modalidades de ensino, dos tipos de escola, dos intelectuais, das ideias e práticas educativas, das instituições escolares, da organização da educação pública.

 

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História da Educação Básica

 

PROJETOS 

DOCENTE

TÍTULO (2021-2024)

PESQUISA

Clarice Nascimento de Melo

  • Educação com Mulheres e Desenvolvimentismo no Pará na década de 1950 (2020-2024).
  • História e memória da educação com mulheres na Amazônia paraense (2024- atual)

Erinaldo Vicente Cavalcanti

  • A história ensinada: saberes docentes, livro didático e narrativa (2022-2024).
  •  Ensino de história e formação docente na Pan-Amazônia: entre saberes, disputas e narrativas no tempo presente (2010-2024). (2023- atual).

Livia Sousa Da Silva

  • História da educação por mulheres: o protagonismo de mulheres educadoras na cidade de Belém-PA na primeira metade do século XX  (2022- atual) 

Maria Jose Aviz do Rosario

  • Guia de fontes das instituições escolares do Estado do Pará, no século XX (2019-2022)
  • Guia de Fontes de instituições escolares paraense no Século XX: a contribuição do Instituto Santa Teresinha, de Bragança do Pará (2022-  atual) 

Vivian da Silva Lobato

  • A Constituição Identitária do Professor da Educação Básica no Baixo Tocantins (2021-2022)
  •  A Mulher na História da Educação do Pará (2022-2024)
  •  O Processo de Escolarização da Infância na Primeira República no Estado do Pará (2024 - atual) 

Raimundo Alberto De Figueiredo Damasceno

  • História da Educação do Pará na Primeira República (2018-2023)
  • História da Educação no Pará: transformações e permanências no entre séculos  (2022- atual) 

Renato Pinheiro da Costa

  •  Cartografia Histórico Educacional do Município de Altamira-PA (2021-2024) 
  • A história do grupo escolar Rui Barbosa em Altamira-PA (2024 -  atual)

EXTENSÃO

Clarice Nascimento de Melo

  • Centro de memória da escola de Belém: Fontes documentais para a história da educação básica (2022-  atual). 

Erinaldo Vicente Cavalcanti

  • Projeto de Extensão em Pesquisa em Ensino de História e Educação: questões teóricas e metodológicas (2024-   atual)

Livia Sousa da Silva

  • Formação continuada de professores da educação básica, História da Educação e conhecimento científico (2024 - atual)

Maria Jose Aviz do Rosario

  • Programa Circuito de Leitura (2021- atual) 

Raimundo Alberto de Figueiredo Damasceno

  • O lugar da arquitetura escolar na história da educação no Pará (2022-2024). 
  • O prédio escolar como espaço educativo: Diálogos sobre a arquitetura escolar em Belém (2024- atual)

DESTAQUES

PESQUISA

EXTENSÃO

Envolvem docentes, discentes e egressos das três linhas de pesquisa

  • Educação Básica na Amazônia: pensamento educacional, políticas públicas e formação de professores (2018-2023)
  • Programa de Extensão do Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (2023-  atual).