O novo Módulo de Geração de Ficha Automática da UFPA (FICAT 2.0), implementado pela Biblioteca Central da UFPA, é um sistema que busca dar mais celeridade na geração de fichas catalográficas para os trabalhos acadêmicos dos alunos da instituição.

Para utilizá-lo, basta acessar o site (http://www.bcficat.ufpa.br/) e preencher os dados obrigatórios e opcionais. Após o preenchimento, será disponibilizado imediatamente o arquivo em PDF da ficha catalográfica, para ser inserida no trabalho. No site, também podem ser encontrados tutoriais e instruções sobre como operar o sistema.

Além de Teses e Dissertações, o FICAT 2.0 também gera fichas catalográficas para Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação e de Especialização (TCC´s) – de forma automática, ágil e eficiente. O sistema foi criado utilizando critérios como segurança, precisão, agilidade, confiabilidade, usabilidade.

O FICAT 2.0 mantém o padrão de elaboração de fichas catalográficas conforme as regras do Código Anglo Americano de Catalogação (AACR2) e da Descrição Bibliográfica Internacional Normalizada (ISBD).

 

Nome: Ar condicionado

Multiusuário: sim( ) não( )

Localização: Laboratório de Práticas Pedagógicas para o Ensino Médio e a Educação Profissional – Escola do Trabalho.

Número de equipamentos: 01.

 

Nome: Impressora

Multiusuário: sim( ) não( )

Localização: Laboratórios de Informática - Faculdade de Educação (FAED/UFPA).

Número de equipamentos: 02.

 

Nome: Microcomputador

Descrição: Distribuídos entre os dois laboratórios existentes no prédio da faculdade.

Multiusuário: sim( ) não( )

Localização: Laboratórios de Informática - Faculdade de Educação (FAED/UFPA).

Número de equipamentos: 30.

 

Nome: Microcomputador

Multiusuário: sim( ) não( )

Localização: Laboratório de Práticas Pedagógicas para o Ensino Médio e a Educação Profissional – Escola do Trabalho.

Número de equipamentos: 10.

 

Nome: Quadro branco interativo

Multiusuário: sim( ) não( )

Localização: Laboratório de Práticas Pedagógicas para o Ensino Médio e a Educação Profissional – Escola do Trabalho.

Número de equipamentos: 01.

Para ter acesso a produção atualizada deste Programa de Pós-Graduação, acesse a Plataforma Sucupira da Capes (https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/index.jsf) e realize as seguintes rotinas:

 

1) Selecione o ícone Produções Intelectuais: (https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/producaoIntelectual/listaProducaoIntelectual.jsf).

2) Escolha: o ano; a instituição (Universidade Federal do Pará), o Programa de Pós-Graduação; Tipo de Produção (Artística; Bibliográfica; ou Técnica).

3) Acione o botão “Consultar”.

4) Após o último procedimento, a lista de produção será visibilizada. Em seguida, acione a lupa ao lado direito de cada item. Dessa forma, você terá informações detalhadas sobre a produção.

5) Caso queira visualizar todas as produções do Programa, acione diretamente o botão “Consultar”. A lista completa de produção do ano selecionado será visibilizada. Ao acionar a lupa ao lado direito de cada item, você terá informações detalhadas sobre cada produção.

Nome:

Laboratório de Práticas Pedagógicas para o Ensino Médio e a Educação Profissional – Escola do Trabalho

Descrição:

Possui 10 computadores, dois armários, uma estante, datashow, ar condicionado, quadro branco interativo, 24 mesas e cadeiras e acesso à internet. Espaço adequado para estudo, formação e reuniões.

Endereço:

Universidade Federal do Pará - Campus Universitário do Guamá

Setor Profissional – Pavilhão FP, Sala FP-12

Av. Augusto Correa, nº01 – Guamá – Cep: 66075-110

Belém – Pará – Brasil.

Contato:

E-mail: escoladotrabalhoufpa@gmail.com

 

Nome:

Laboratórios de Informática - Faculdade de Educação (FAED/UFPA)

Descrição:

Possuem 30 computadores (distribuídos entre os dois), com acesso a internet, duas impressoras, uma em cada laboratório.

Endereço:

Universidade Federal do Pará – Campus Universitário do Guamá

Instituto de Ciências da Educação - Faculdade de Educação

Setor Profissional

Av. Augusto Correa, Nº01 – Guamá – Cep: 66075-110

Belém – Pará – Brasil.

Contato:

Telefones:

+55 (91) 3201-8339

+55 (91) 3201-8338

Site: www.faed.ufpa.br

More Articles ...

Subcategories

PROJETOS DE PESQUISA EM ANDAMENTO -2019/2020

Projetos de Pesquisa

Linha de Pesquisa

Área de Concentração

A EMERGÊNCIA DA ABORDAGEM CIENTÍFICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA NAS ESCOLAS PARAENSES NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX

CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Educação Básica

A instrução pública paraense no alvorecer da República: a doutrina do higienismo no regulamento de ensino e na imprensa educacional

GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA ESCOLA BÁSICA

Educação Básica

A Lógica do Programa Mais Educação na configuração da Política de Educação em Tempo Integral: análise nas práticas de gestão em Escolas Municipais em Belém-Pa

GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA ESCOLA BÁSICA

Educação Básica

A natureza utilitarista das reformas da educação básica na política educacional brasileira pós governo Dilma: institucionalização de paradigmas que promovem o desengajamento moral em relação à dignidade humana

GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA ESCOLA BÁSICA

Educação Básica

A "produção generificada" do brinquedo de miriti: uma leitura a partir do pensamento decolonial de María Lugones

CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Educação Básica

A reforma do Ensino Médio com a Lei 13.415/2017: percursos das redes estaduais de ensino

GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA ESCOLA BÁSICA

Educação Básica

ANCESTRALIDADE, PAN-AFRICANISMO E AFRO-BRASILIDADE

CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Educação Básica

AS REPRESENTAÇÕES SOBRE ÍNDIO E NACIONALIDADE NOS LIVROS DIDÁTICOS CONSUMIDOS NA REGIÃO NORTE

CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Educação Básica

(Auto)biografia da Docência com bebês: a criação cotidiana do currículo nas creches públicas de Belém

CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Educação Básica

Continuidade - A tradição do brinquedo de miriti no currículo da escola básica

CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Educação Básica

Diálogos de Luta e Resistência - Análise e Diagnóstico das Violências de Gênero e Homofobia presentes nas falas dxs alunxs das Escolas Públicas de Educação Básica da Cidade de Belém.

CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Educação Básica

Educação Básica na Amazônia: pensamento educacional, políticas públicas e formação de professores

GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA ESCOLA BÁSICA

Educação Básica

Educação e Desenvolvimentismo no Pará: 1950-1963

CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Educação Básica

Educação e [Po]ética da Alteridade na obra Literária de Dalcídio Jurandir

CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Educação Básica

EXPERIMENTAÇÕES DE POLÍTICAS DE INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA NO ESTADO DO PARÁ

GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA ESCOLA BÁSICA

Educação Básica

Experimentações escolares da política de educação integral em tempo integral: uma análise das práticas efetivadas em Escolas Públicas de Belém-Pa

GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA ESCOLA BÁSICA

Educação Básica

FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA E O S INDICADORRES EDUCACIONAIS DE QUALIDADE NO ESTADO DO PARÁ: UM ESTUDO DAS CONDIÇÕES DE EFETIVIDADE DO ENSINO EM MUNICÍPIOS DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELÉM (2007- 2015)

GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA ESCOLA BÁSICA

Educação Básica

Gestão democrática na escola básica: a configuração da Meta 19 do PNE 2014-2024 nos sistemas de ensino dos estados do Pará e do Acre

GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA ESCOLA BÁSICA

Educação Básica

HIstória da Educação do Pará na Primeira República

GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA ESCOLA BÁSICA

Educação Básica

II PARA ALÉM DAS SALAS DE AULA: SOCIABILIDADES ADOLESCENTES, RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E AÇÃO PEDAGÓGICA

CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Educação Básica

INOVAÇÃO ESCOLAR E ESCOLAS MUNICIPAIS DE TEMPO INTEGRAL EM BELÉM DO PARÁ: UM ESTUDO NAS ILHAS MOSQUEIRO E CARATATEUA

GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA ESCOLA BÁSICA

Educação Básica

MAPEANDO O CURRÍCULO NO CONTEXTO DA INCLUSÃO: OS CONTEÚDOS PARA AS CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Educação Básica

Multiculturalismo e Educação Básica: as ?Lutas? e o ensino das Culturas Afro-brasileira, Indígena e Amazônica

CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Educação Básica

Museu da Educação Amazônico

GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA ESCOLA BÁSICA

Educação Básica

MUSEU DA EDUCAÇÃO AMAZÔNICO: teoria e prática

GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA ESCOLA BÁSICA

Educação Básica

O LIVRO-RIZOMA E A MÁQUINA LITERÁRIA: devires do corpo político feminino nas artes de escrever-educar.

CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Educação Básica

PARA ALÉM DAS SALAS DE AULA - SOCIABILIDADES ADOLESCENTES, RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E AÇÃO PEDAGÓGICA

CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Educação Básica

POR UMA ?OUTRA? HISTÓRIOGRAFIA DO ENSINO SECUNDÁRIO (1931 a 1961): ESTUDOS COMPARADOS COMO FERRAMENTA DE CONSTRUÇÃO

CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Educação Básica

Programas de melhoria da educação básica e profissional no Pará via parcerias público-privadas

GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA ESCOLA BÁSICA

Educação Básica

Religiões, Culturas, Sociedade e Educação na Amazônia Paraense

CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Educação Básica

Saberes sociais e as metamorfoses do mundo do trabalho nos processos formativos do Ensino Médio realizados pelo Sistema Modular de Ensino (SOME ? SEDUC/PA) na zona rural do município de Cametá ? nordeste do estado do Pará

GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA ESCOLA BÁSICA

Educação Básica

SABERES SOCIAIS, EXPERIMENTAÇÕES PEDAGÓGICAS E AS METAMORFOSES DO MUNDO DO TRABALHO: OS PROCESSOS FORMATIVOS DE ENSINO MÉDIO NO MUNICÍPIO DE CAMETÁ - NORDESTE DO ESTADO DO PARÁ - ENTRE O SOME (SISTEMA MODULAR DE ENSINO ) E O NÃO-SOME

GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA ESCOLA BÁSICA

Educação Básica

Sucesso escolar no ensino médio: perfil de discentes e familiares

CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Educação Básica

Virtual - atual: imagens do pensamento para o tempo-espaço curricular

CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Educação Básica

 

 

Formação de Professores para uma Escola Inclusiva: ações colaborativas entre o Ensino Superior e a Educação Básica em municípios paraenses.

Coord. Drª Amélia Maria Araújo Mesquita

Financiamento: Prodoutor/UFPA

 

Formação do profissional da saúde em Pesquisa Clínica na Infectologia: os projetos educativos e as práticas exercidas.

Coord. Dr. Dinair Leal da Hora

Financiamento: CAPES

 

Saberes do Trabalho da Pesca e Identidade de Juventude do Município de Cametá: Nordeste da Amazônia Paraense

Coord. Dr. Doriedson do Socorro Rodrigues

Financiamento: CNPq

 

Do Fundef ao PSPN e a política de valorização do magistério da educação básica em municípios da região metropolitana de Belém: a formação e remuneração do professor em análise

Coord. Dr. Fabrício Aarão Freire Carvalho

Financiamento: CNPq

 

Gestão da Educação a Distância: relações de trabalho e mediações tecno-pedagógicas -ONASP - Observatório Nacional do Sistema Prisional

Coord. Dr. Fernando Selmar Fidalgo

Financiamento: CNPq e Ministério  da Justiça

 

 Cartografia da Educação Especial nos Cursos de Licenciatura das Instituições Públicas de Ensino do Estado do Pará

- Projeto de Intercâmbio e Pesquisa em Políticas de Currículo-PROCAD (UFPA-UFPEL-UERJ)

Coord. Dr. Genylton Odilon Rêgo da Rocha

Financiamento: CNPq; Propesp/UFPA; CAPES

800x600

 O brinquedo de miriti no município de Abaetetuba: a tradução da tradição de um artefato pedagógico-cultural por meio das intersecções de gênero e sexualidade

- O brinquedo de miriti em Abaetetuba

Coord. Drª. Joyce Otânia Seixas Ribeiro

Financiamento: PRODOUTOR/UFPA

 

- Práticas Formativas da Juventude Trabalhadora no Ensino Médio Integrado

- Práticas pedagógicas alternativas de formação dos trabalhadores referenciadas em projetos contrahegemônicos

Coord. Dr. Ronaldo Marcos de Lima Araujo

Financiamento: CNPq/CAPES

 

-Sociabilidades adolescentes: cor e hierarquias no ambiente escolar / a sociedade em microcosmo: hierarquias da cor nas sociabilidades engendradas por adolescentes no ambiente escolar

- A Sociedade em microcosmo: hierarquias da cor nas sociabilidades engendradas por adolescentes no ambiente escolar

Coord. Drª. Wilma de Nazaré Baía Coelho

Financiamento: CNPq