Tese de Mestrado da Aluna Luziane Said Cometti Lélis. Clique Aqui.
PRIMEIRA FASE: FORMULÁRIO DE SOLICITAÇÃO DE AGENDAMENTO DE BANCA DE QUALIFICAÇÃO DE DISSERTAÇÃO. CLIQUE AQUI.
PROJETOS DE PESQUISA EM ANDAMENTO -2019/2020
Projetos de Pesquisa |
Linha de Pesquisa |
Área de Concentração |
A EMERGÊNCIA DA ABORDAGEM CIENTÍFICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA NAS ESCOLAS PARAENSES NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX |
CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
Educação Básica |
A instrução pública paraense no alvorecer da República: a doutrina do higienismo no regulamento de ensino e na imprensa educacional |
GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA ESCOLA BÁSICA |
Educação Básica |
A Lógica do Programa Mais Educação na configuração da Política de Educação em Tempo Integral: análise nas práticas de gestão em Escolas Municipais em Belém-Pa |
GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA ESCOLA BÁSICA |
Educação Básica |
A natureza utilitarista das reformas da educação básica na política educacional brasileira pós governo Dilma: institucionalização de paradigmas que promovem o desengajamento moral em relação à dignidade humana |
GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA ESCOLA BÁSICA |
Educação Básica |
A "produção generificada" do brinquedo de miriti: uma leitura a partir do pensamento decolonial de María Lugones |
CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
Educação Básica |
A reforma do Ensino Médio com a Lei 13.415/2017: percursos das redes estaduais de ensino |
GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA ESCOLA BÁSICA |
Educação Básica |
ANCESTRALIDADE, PAN-AFRICANISMO E AFRO-BRASILIDADE |
CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
Educação Básica |
AS REPRESENTAÇÕES SOBRE ÍNDIO E NACIONALIDADE NOS LIVROS DIDÁTICOS CONSUMIDOS NA REGIÃO NORTE |
CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
Educação Básica |
(Auto)biografia da Docência com bebês: a criação cotidiana do currículo nas creches públicas de Belém |
CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
Educação Básica |
Continuidade - A tradição do brinquedo de miriti no currículo da escola básica |
CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
Educação Básica |
Diálogos de Luta e Resistência - Análise e Diagnóstico das Violências de Gênero e Homofobia presentes nas falas dxs alunxs das Escolas Públicas de Educação Básica da Cidade de Belém. |
CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
Educação Básica |
Educação Básica na Amazônia: pensamento educacional, políticas públicas e formação de professores |
GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA ESCOLA BÁSICA |
Educação Básica |
Educação e Desenvolvimentismo no Pará: 1950-1963 |
CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
Educação Básica |
Educação e [Po]ética da Alteridade na obra Literária de Dalcídio Jurandir |
CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
Educação Básica |
EXPERIMENTAÇÕES DE POLÍTICAS DE INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA NO ESTADO DO PARÁ |
GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA ESCOLA BÁSICA |
Educação Básica |
Experimentações escolares da política de educação integral em tempo integral: uma análise das práticas efetivadas em Escolas Públicas de Belém-Pa |
GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA ESCOLA BÁSICA |
Educação Básica |
FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA E O S INDICADORRES EDUCACIONAIS DE QUALIDADE NO ESTADO DO PARÁ: UM ESTUDO DAS CONDIÇÕES DE EFETIVIDADE DO ENSINO EM MUNICÍPIOS DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELÉM (2007- 2015) |
GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA ESCOLA BÁSICA |
Educação Básica |
Gestão democrática na escola básica: a configuração da Meta 19 do PNE 2014-2024 nos sistemas de ensino dos estados do Pará e do Acre |
GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA ESCOLA BÁSICA |
Educação Básica |
HIstória da Educação do Pará na Primeira República |
GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA ESCOLA BÁSICA |
Educação Básica |
II PARA ALÉM DAS SALAS DE AULA: SOCIABILIDADES ADOLESCENTES, RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E AÇÃO PEDAGÓGICA |
CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
Educação Básica |
INOVAÇÃO ESCOLAR E ESCOLAS MUNICIPAIS DE TEMPO INTEGRAL EM BELÉM DO PARÁ: UM ESTUDO NAS ILHAS MOSQUEIRO E CARATATEUA |
GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA ESCOLA BÁSICA |
Educação Básica |
MAPEANDO O CURRÍCULO NO CONTEXTO DA INCLUSÃO: OS CONTEÚDOS PARA AS CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
Educação Básica |
Multiculturalismo e Educação Básica: as ?Lutas? e o ensino das Culturas Afro-brasileira, Indígena e Amazônica |
CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
Educação Básica |
Museu da Educação Amazônico |
GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA ESCOLA BÁSICA |
Educação Básica |
MUSEU DA EDUCAÇÃO AMAZÔNICO: teoria e prática |
GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA ESCOLA BÁSICA |
Educação Básica |
O LIVRO-RIZOMA E A MÁQUINA LITERÁRIA: devires do corpo político feminino nas artes de escrever-educar. |
CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
Educação Básica |
PARA ALÉM DAS SALAS DE AULA - SOCIABILIDADES ADOLESCENTES, RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E AÇÃO PEDAGÓGICA |
CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
Educação Básica |
POR UMA ?OUTRA? HISTÓRIOGRAFIA DO ENSINO SECUNDÁRIO (1931 a 1961): ESTUDOS COMPARADOS COMO FERRAMENTA DE CONSTRUÇÃO |
CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
Educação Básica |
Programas de melhoria da educação básica e profissional no Pará via parcerias público-privadas |
GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA ESCOLA BÁSICA |
Educação Básica |
Religiões, Culturas, Sociedade e Educação na Amazônia Paraense |
CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
Educação Básica |
Saberes sociais e as metamorfoses do mundo do trabalho nos processos formativos do Ensino Médio realizados pelo Sistema Modular de Ensino (SOME ? SEDUC/PA) na zona rural do município de Cametá ? nordeste do estado do Pará |
GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA ESCOLA BÁSICA |
Educação Básica |
SABERES SOCIAIS, EXPERIMENTAÇÕES PEDAGÓGICAS E AS METAMORFOSES DO MUNDO DO TRABALHO: OS PROCESSOS FORMATIVOS DE ENSINO MÉDIO NO MUNICÍPIO DE CAMETÁ - NORDESTE DO ESTADO DO PARÁ - ENTRE O SOME (SISTEMA MODULAR DE ENSINO ) E O NÃO-SOME |
GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA ESCOLA BÁSICA |
Educação Básica |
Sucesso escolar no ensino médio: perfil de discentes e familiares |
CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
Educação Básica |
Virtual - atual: imagens do pensamento para o tempo-espaço curricular |
CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
Educação Básica |
Formação de Professores para uma Escola Inclusiva: ações colaborativas entre o Ensino Superior e a Educação Básica em municípios paraenses.
Coord. Drª Amélia Maria Araújo Mesquita
Financiamento: Prodoutor/UFPA
Formação do profissional da saúde em Pesquisa Clínica na Infectologia: os projetos educativos e as práticas exercidas.
Coord. Dr. Dinair Leal da Hora
Financiamento: CAPES
Saberes do Trabalho da Pesca e Identidade de Juventude do Município de Cametá: Nordeste da Amazônia Paraense
Coord. Dr. Doriedson do Socorro Rodrigues
Financiamento: CNPq
Do Fundef ao PSPN e a política de valorização do magistério da educação básica em municípios da região metropolitana de Belém: a formação e remuneração do professor em análise
Coord. Dr. Fabrício Aarão Freire Carvalho
Financiamento: CNPq
Gestão da Educação a Distância: relações de trabalho e mediações tecno-pedagógicas -ONASP - Observatório Nacional do Sistema Prisional
Coord. Dr. Fernando Selmar Fidalgo
Financiamento: CNPq e Ministério da Justiça
Cartografia da Educação Especial nos Cursos de Licenciatura das Instituições Públicas de Ensino do Estado do Pará
- Projeto de Intercâmbio e Pesquisa em Políticas de Currículo-PROCAD (UFPA-UFPEL-UERJ)
Coord. Dr. Genylton Odilon Rêgo da Rocha
Financiamento: CNPq; Propesp/UFPA; CAPES
800x600
O brinquedo de miriti no município de Abaetetuba: a tradução da tradição de um artefato pedagógico-cultural por meio das intersecções de gênero e sexualidade
- O brinquedo de miriti em Abaetetuba
Coord. Drª. Joyce Otânia Seixas Ribeiro
Financiamento: PRODOUTOR/UFPA
- Práticas Formativas da Juventude Trabalhadora no Ensino Médio Integrado
- Práticas pedagógicas alternativas de formação dos trabalhadores referenciadas em projetos contrahegemônicos
Coord. Dr. Ronaldo Marcos de Lima Araujo
Financiamento: CNPq/CAPES
-Sociabilidades adolescentes: cor e hierarquias no ambiente escolar / a sociedade em microcosmo: hierarquias da cor nas sociabilidades engendradas por adolescentes no ambiente escolar
- A Sociedade em microcosmo: hierarquias da cor nas sociabilidades engendradas por adolescentes no ambiente escolar
Coord. Drª. Wilma de Nazaré Baía Coelho
Financiamento: CNPq
Capacitación de docentes para una escuela inclusiva: acciones colaborativas entre educación superior y educación básica en los municipios de Pará.
Coord. Dr. Amelia Maria Araújo Mosque
Financiación: Prodoutor/UFPA
Formación de profesionales de la salud en la investigación clínica en enfermedades infecciosas: los proyectos educativos y las prácticas llevadas a cabo.
Coord. Dr. Dinair Leal da tiempo
Financiación: capas
Conocimiento de la pesca y la identidad de la juventud del municipio de Cametá: región amazónica nororiental de para
Coord. Dr. Candice Denise Rodrigues
Financiación: CNPq
FUNDEF PSPN y valorización de la enseñanza de la educación básica en los municipios de la región metropolitana de Belém: formación y remuneración del profesor en el análisis
Coord. Dr. Fabricio Aaron Freire Carvalho
Financiación: CNPq
Gestión de educación a distancia: las relaciones de trabajo y tecnopedagógico Observatorio de mediaciones-ONASP-nacional del sistema penitenciario
Coord. Dr. Fernando Anand Fidalgo
Financiación: CNPq y Ministerio de justicia
Cartografía de la educación especial en las licenciaturas de las instituciones públicas de educación en el estado de Pará
-Intercambio e investigación de proyecto en las políticas de currículum-PROCAD (UFPA-UFPEL-UERJ)
Coord. Dr. Genylton Odilon Rego da Rocha
Financiación: CNPq; Propesp/UFPA; CAPES
800 x 600
Miriti juguete en la ciudad de Abaetetuba: la traducción de la tradición de un artefacto pedagógico y cultural a través de las intersecciones de género y sexualidad
-El juguete de Mirití en Abaetetuba
Coord. Dr. Joyce Otânia Seixas Ribeiro
Financiación: PRODOUTOR/UFPA
-Formación prácticas de trabajo juvenil en la escuela secundaria integrado
-Alternativas prácticas pedagógicas de formación de los trabajadores a que se refiere el contrahegemônicos proyectos
Coord. Dr. Ronaldo Marcos de Lima Araujo
Financiación: CNPq/capas
-Adolescentes sociabilidades: color y jerarquías en la escuela medio ambiente/sociedad en microcosmos: las jerarquías de color en acuerdos sociales producción por adolescentes en el ambiente escolar
-Sociedad en el microcosmos: las jerarquías de color en acuerdos sociales producción por adolescentes en el ambiente escolar
Coord. Dr. Wilma de Nazareth Bay conejo
Financiación: CNPq
Training of teachers for an inclusive school: collaborative actions between higher education and basic education in the municipalities of Pará.
Coord. Dr. Amelia Maria Araújo Mosque
Funding: Prodoutor/UFPA
Training of health professionals in clinical research in infectious diseases: the educational projects and the practices carried out.
Coord. Dr. Dinair Leal da Time
Funding: CAPES
Knowledge of the fishing and identity of youth of the municipality of Cametá: Northeastern Amazon region of para
Coord. Dr. Candice Denise Rodrigues
Funding: CNPq
Fundef to PSPN and valorization of teaching of basic education in the municipalities of the metropolitan region of Belém: training and remuneration of professor in analysis
Coord. Dr. Fabricio Aaron Freire Carvalho
Funding: CNPq
Management of distance education: working relationships and techno-pedagogical mediations-ONASP-National Observatory of the prison system
Coord. Dr. Fernando Anand Fidalgo
Funding: CNPq and Ministry of Justice
Cartography of special education in Degree courses of public institutions of education in the State of Pará
-Exchange and research project on policies of Resume-PROCAD (UFPA-UFPEL-UERJ)
Coord. Dr. Genylton Odilon Rego da Rocha
Funding: CNPq; Propesp/UFPA; CAPES
800 x 600
Miriti toy in the city of Abaetetuba: the translation of the tradition of a pedagogical and cultural artifact through the intersections of gender and sexuality
-The toy of miriti in Abaetetuba
Coord. Dr. Joyce Otânia Seixas Ribeiro
Funding: PRODOUTOR/UFPA
-Training Practices of working youth in high school Integrated
-Alternative pedagogical practices of training of workers referred to in contrahegemônicos projects
Coord. Dr. Ronaldo Marcos de Lima Araujo
Funding: CNPq/CAPES
-Sociabilities teenagers: color and hierarchies in the school environment/society in microcosm: color hierarchies in social arrangements produced by teenagers in the school environment
-Society in microcosm: color hierarchies in social arrangements produced by teenagers in the school environment
Coord. Dr. Wilma de Nazareth Bay Rabbit
Funding: CNPq
Formulário de Solicitação de Agendamento de Banca de Qualificação de dissertação. CLIQUE AQUI.