O novo Módulo de Geração de Ficha Automática da UFPA (FICAT 2.0), implementado pela Biblioteca Central da UFPA, é um sistema que busca dar mais celeridade na geração de fichas catalográficas para os trabalhos acadêmicos dos alunos da instituição.

Para utilizá-lo, basta acessar o site (http://www.bcficat.ufpa.br/) e preencher os dados obrigatórios e opcionais. Após o preenchimento, será disponibilizado imediatamente o arquivo em PDF da ficha catalográfica, para ser inserida no trabalho. No site, também podem ser encontrados tutoriais e instruções sobre como operar o sistema.

Além de Teses e Dissertações, o FICAT 2.0 também gera fichas catalográficas para Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação e de Especialização (TCC´s) – de forma automática, ágil e eficiente. O sistema foi criado utilizando critérios como segurança, precisão, agilidade, confiabilidade, usabilidade.

O FICAT 2.0 mantém o padrão de elaboração de fichas catalográficas conforme as regras do Código Anglo Americano de Catalogação (AACR2) e da Descrição Bibliográfica Internacional Normalizada (ISBD).

 

INFRAESTRUTURA: ANÁLISE DAS CONDIÇÕES ESTRUTURAIS ADEQUADAS PARA O ALCANCE DOS OBJETIVOS DO PROGRAMA CONSIDERANDO AS DISPONIBILIDADES REQUERIDAS.

O PPEB, subunidade do NEB – Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação Básica, está localizado em prédio próprio no Campus da UFPA no setor Profissional. Sua infraestrutura conta com:

  • Salas de aula: possui   duas salas de aula próprias, equipadas com cadeiras (média de 30), mesa, armários, centrais de ar, quadro magnético, tela de projeção, caixa de som e projetor). Além desta, sempre que necessário o Programa utiliza outras salas de aula disponíveis no Núcleo, a fim de garantir a realização das atividades e de forma a acomodar as demandas de docentes e discentes.
  • Sala de defesa:  uma sala destinada prioritariamente para a realização de exames de qualificação e defesa, assim como reuniões. A sala é equipada com cadeiras, mesas, quadro magnético, datashow, ar-condicionado e TV de 55’ com câmera de vídeo, caixa de som, microfone e todo o aparato para realizar videoconferência em tempo real. A sala também é utilizada para reunião de grupos de pesquisa e realização de outras atividades curricula
  • Sala de estudos: Os discentes têm a sua disposição uma sala de estudos climatizada, equipada com mesas individuais, mesa de reunião, cadeiras e acesso à internet (via cabo ou wireless).
  • Acesso à internet: possui e disponibiliza, sinal wi fi, para que os discentes do Programa possam acessar os recursos de informática nas salas de aula e na sala dos discentes da Pós-Graduação, todos com acesso ao Portal de Periódicos Capes.  O Programa dispõe de equipamentos de informática ligados à área acadêmica e administrativa e todos disponíveis e ligados em rede, com acesso à intranet.
  • Site: Possui uma página eletrônica, com conteúdo atualizado e abas de encaminhamento para a consulta de informações gerais do curso, produtos educacionais, dissertações já defendidas, processos de seleção, comunicados, entre outros, funcionando funciona como importante canal de acesso e divulgação das atividades do PPEB. 
  • Laboratórios e espaço dos grupos de pesquisa: o PPEB possui um laboratório de pesquisa à disposição dos discentes (para realização de atividades que contam com bolsistas de iniciação científica e/ou de extensão). É um espaço climatizado (duas centrais de ar), equipado com bancadas, cadeiras, mesa de reunião, 12 (doze) computadores conectados à internet, armários e um bebedouro. O espaço é de uso de discentes e bolsistas da graduação que estão vinculados aos projetos de pesquisas dos docentes. 
  • Espaços multiusuários: uma copa, com mesa, fogão, geladeira, micro-ondas que pode ser acessado por servidores e discentes, a fim de garantir relativa comodidade àqueles que passam o dia na UFPA. A UFPA dispõe também de dois restaurantes universitários, com refeição ao custo de R$ 1,00 para discentes. Além disso, o Programa conta ainda com outros espaços como suporte de infraestrutura da universidade: 35 auditórios e 16 miniauditórios, com diferentes capacidades, disponíveis na Cidade Universitária da UFPA, equipados com som, projetor multimídia, telão e computador. 
  • Biblioteca: O PPEB está vinculado ao Sistema de Bibliotecas da UFPA (SIBI/UFPA), composto por 36 bibliotecas universitárias e coordenado tecnicamente pela Biblioteca Central. Destacam-se as bibliotecas do Instituto de Ciências da Educação, especializada na área educacional, e a do Núcleo de Altos Estudos  Amazônicos, especializada em questões regionais. Ambas adotam o software Pergamum, e seus acervos estão integrados em um catálogo único, disponibilizado online. Oferecem à comunidade os mais diversos serviços de informação em suportes impressos e eletrônicos , permitindo a consulta e possibilitando o empréstimo e devolução de obras de seus acervos. 
    A Biblioteca Central da UFPA tem seu acervo formado por coleções que atendem o ensino em nível de graduação e às necessidades de estudo e pesquisa da comunidade em geral. As demais bibliotecas do Sistema têm seu acervo composto de modo a atender os cursos de graduação e pós-graduação na especialidade de acordo com a sua finalidade de atuação. Adota o software Pergamum para gerenciamento dos serviços técnicos e da rede de bibliotecas da UFPA. Disponibiliza acesso ao catálogo online do acervo das bibliotecas da UFPA, mantém a Estação de Pesquisas Acadêmicas (EPAC), com acesso gratuito à internet e um espaço próprio para o Portal de Periódicos da CAPES; participa da Comissão Brasileira de Bibliotecas Universitárias – CBBU, dos serviços cooperativos da BIREME (LILACS, Scad, BVs), IBICT (COMUT, BDTD, CCN, Repositorio Institucional), REBAP (Rede Brasileira de Bibliotecas da Área de Psicologia), Rede da BVS Enfermagem, FBN (Consórcio Eletrônico de Bibliotecas da Fundação Biblioteca Nacional), Plano Nacional de Obras Raras da Biblioteca Nacional, IBGE – Biblioteca Depositária do IBGE e é help desk do Portal de Periódicos da CAPES desde 2010.
    Além dos acervos das bibliotecas, o PPEB possui uma acervo próprio, organizado em estantes na sala do grupo de pesquisa, boa parte oriundo de doações, que fica à disposição dos discentes para empréstimo. 
  • Sala para Coordenação do Programa e secretaria acadêmica: responsável pelo atendimento à Pós-Graduação, a coordenação dispõe de dois computadores para o uso pedagógico-adiministrativo, e dois para uso da secretaria. Todos conectados à internet e às impressoras (uma para a coordenação e uma para a secretaria do Programa).  O Programa ainda possui dois notebooks e dois projetores para uso itinerante em outras salas ou eventos. A sala da coordenação é climatizada e composta por mesas, cadeiras, armários verticais e gaveteiros. A secretaria  é unificada e nela funciona a secretaria dos dois programas do NEB. No conjunto, a secretaria possui uma bancada, quatro mesas individuais (duas para cada programa), cadeiras e 4 computadores de mesa  conectados à internet, sendo um específico para o PPEB. A secretaria também dispõe de arquivos, armários verticais, gaveteiros, um frigobar e um bebedouro.
  • Espaço próprio para docentes e para orientação de discentes: Os docentes do PPEB, que são vinculados ao NEB, possuem gabinetes compartilhados entre dois docentes. O espaço conta com mesas, cadeiras e armários e é climatizado e também é utilizado para a realização de orientação. Para os docentes do PPEB oriundos de outras unidades da UFPA há uma sala própria para realização de orientações. A sala, também climatizada, dispoõe de duas mesas, duas cadeiras e um gaveteiro. 
  • Sala para Coordenação do Programa e secretaria acadêmica: responsável pelo atendimento à Pós-Graduação, a coordenação dispõe de dois computadores para o uso pedagógico-adiministrativo, e dois para uso da secretaria. Todos conectados à internet e às impressoras (uma para a coordenação e uma para a secretaria do Programa).  O Programa ainda possui dois notebooks e dois projetores para uso itinerante em outras salas ou eventos. A sala da coordenação é climatizada e composta por mesas, cadeiras, armários verticais e gaveteiros. A secretaria  é unificada e nela funciona a secretaria dos dois programas do NEB. No conjunto, a secretaria possui uma bancada, quatro mesas individuais (duas para cada programa), cadeiras e 4 computadores de mesa  conectados à internet, sendo um específico para o PPEB. A secretaria também dispõe de arquivos, armários verticais, gaveteiros, um frigobar e um bebedouro.
  • Acessibilidade: o acesso ao prédio e às salas de aula, assim como ao banheiro possuem acessibilidade (rampas, corrimãos, alargamento de portas e sinalizações que permitem o acesso com autonomia e independência). Na UFPA todos os corredores de integração dos prédios possuem piso tátil e nos blocos de sala de aula há elevadores acessíveis
 

Para ter acesso a produção atualizada deste Programa de Pós-Graduação, acesse a Plataforma Sucupira da Capes (https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/index.jsf) e realize as seguintes rotinas:

 

1) Selecione o ícone Produções Intelectuais: (https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/producaoIntelectual/listaProducaoIntelectual.jsf).

2) Escolha: o ano; a instituição (Universidade Federal do Pará), o Programa de Pós-Graduação; Tipo de Produção (Artística; Bibliográfica; ou Técnica).

3) Acione o botão “Consultar”.

4) Após o último procedimento, a lista de produção será visibilizada. Em seguida, acione a lupa ao lado direito de cada item. Dessa forma, você terá informações detalhadas sobre a produção.

5) Caso queira visualizar todas as produções do Programa, acione diretamente o botão “Consultar”. A lista completa de produção do ano selecionado será visibilizada. Ao acionar a lupa ao lado direito de cada item, você terá informações detalhadas sobre cada produção.

Nome:

Laboratório de Práticas Pedagógicas para o Ensino Médio e a Educação Profissional – Escola do Trabalho

Descrição:

Possui 10 computadores, dois armários, uma estante, datashow, ar condicionado, quadro branco interativo, 24 mesas e cadeiras e acesso à internet. Espaço adequado para estudo, formação e reuniões.

Endereço:

Universidade Federal do Pará - Campus Universitário do Guamá

Setor Profissional – Pavilhão FP, Sala FP-12

Av. Augusto Correa, nº01 – Guamá – Cep: 66075-110

Belém – Pará – Brasil.

Contato:

E-mail: escoladotrabalhoufpa@gmail.com

 

Nome:

Laboratórios de Informática - Faculdade de Educação (FAED/UFPA)

Descrição:

Possuem 30 computadores (distribuídos entre os dois), com acesso a internet, duas impressoras, uma em cada laboratório.

Endereço:

Universidade Federal do Pará – Campus Universitário do Guamá

Instituto de Ciências da Educação - Faculdade de Educação

Setor Profissional

Av. Augusto Correa, Nº01 – Guamá – Cep: 66075-110

Belém – Pará – Brasil.

Contato:

Telefones:

+55 (91) 3201-8339

+55 (91) 3201-8338

Site: www.faed.ufpa.br

Más artículos...

Subcategorías

PROJETOS DE PESQUISA EM ANDAMENTO -2019/2020

Projetos de Pesquisa

Linha de Pesquisa

Área de Concentração

A EMERGÊNCIA DA ABORDAGEM CIENTÍFICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA NAS ESCOLAS PARAENSES NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX

CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Educação Básica

A instrução pública paraense no alvorecer da República: a doutrina do higienismo no regulamento de ensino e na imprensa educacional

GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA ESCOLA BÁSICA

Educação Básica

A Lógica do Programa Mais Educação na configuração da Política de Educação em Tempo Integral: análise nas práticas de gestão em Escolas Municipais em Belém-Pa

GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA ESCOLA BÁSICA

Educação Básica

A natureza utilitarista das reformas da educação básica na política educacional brasileira pós governo Dilma: institucionalização de paradigmas que promovem o desengajamento moral em relação à dignidade humana

GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA ESCOLA BÁSICA

Educação Básica

A "produção generificada" do brinquedo de miriti: uma leitura a partir do pensamento decolonial de María Lugones

CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Educação Básica

A reforma do Ensino Médio com a Lei 13.415/2017: percursos das redes estaduais de ensino

GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA ESCOLA BÁSICA

Educação Básica

ANCESTRALIDADE, PAN-AFRICANISMO E AFRO-BRASILIDADE

CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Educação Básica

AS REPRESENTAÇÕES SOBRE ÍNDIO E NACIONALIDADE NOS LIVROS DIDÁTICOS CONSUMIDOS NA REGIÃO NORTE

CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Educação Básica

(Auto)biografia da Docência com bebês: a criação cotidiana do currículo nas creches públicas de Belém

CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Educação Básica

Continuidade - A tradição do brinquedo de miriti no currículo da escola básica

CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Educação Básica

Diálogos de Luta e Resistência - Análise e Diagnóstico das Violências de Gênero e Homofobia presentes nas falas dxs alunxs das Escolas Públicas de Educação Básica da Cidade de Belém.

CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Educação Básica

Educação Básica na Amazônia: pensamento educacional, políticas públicas e formação de professores

GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA ESCOLA BÁSICA

Educação Básica

Educação e Desenvolvimentismo no Pará: 1950-1963

CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Educação Básica

Educação e [Po]ética da Alteridade na obra Literária de Dalcídio Jurandir

CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Educação Básica

EXPERIMENTAÇÕES DE POLÍTICAS DE INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA NO ESTADO DO PARÁ

GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA ESCOLA BÁSICA

Educação Básica

Experimentações escolares da política de educação integral em tempo integral: uma análise das práticas efetivadas em Escolas Públicas de Belém-Pa

GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA ESCOLA BÁSICA

Educação Básica

FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA E O S INDICADORRES EDUCACIONAIS DE QUALIDADE NO ESTADO DO PARÁ: UM ESTUDO DAS CONDIÇÕES DE EFETIVIDADE DO ENSINO EM MUNICÍPIOS DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELÉM (2007- 2015)

GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA ESCOLA BÁSICA

Educação Básica

Gestão democrática na escola básica: a configuração da Meta 19 do PNE 2014-2024 nos sistemas de ensino dos estados do Pará e do Acre

GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA ESCOLA BÁSICA

Educação Básica

HIstória da Educação do Pará na Primeira República

GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA ESCOLA BÁSICA

Educação Básica

II PARA ALÉM DAS SALAS DE AULA: SOCIABILIDADES ADOLESCENTES, RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E AÇÃO PEDAGÓGICA

CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Educação Básica

INOVAÇÃO ESCOLAR E ESCOLAS MUNICIPAIS DE TEMPO INTEGRAL EM BELÉM DO PARÁ: UM ESTUDO NAS ILHAS MOSQUEIRO E CARATATEUA

GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA ESCOLA BÁSICA

Educação Básica

MAPEANDO O CURRÍCULO NO CONTEXTO DA INCLUSÃO: OS CONTEÚDOS PARA AS CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Educação Básica

Multiculturalismo e Educação Básica: as ?Lutas? e o ensino das Culturas Afro-brasileira, Indígena e Amazônica

CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Educação Básica

Museu da Educação Amazônico

GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA ESCOLA BÁSICA

Educação Básica

MUSEU DA EDUCAÇÃO AMAZÔNICO: teoria e prática

GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA ESCOLA BÁSICA

Educação Básica

O LIVRO-RIZOMA E A MÁQUINA LITERÁRIA: devires do corpo político feminino nas artes de escrever-educar.

CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Educação Básica

PARA ALÉM DAS SALAS DE AULA - SOCIABILIDADES ADOLESCENTES, RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E AÇÃO PEDAGÓGICA

CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Educação Básica

POR UMA ?OUTRA? HISTÓRIOGRAFIA DO ENSINO SECUNDÁRIO (1931 a 1961): ESTUDOS COMPARADOS COMO FERRAMENTA DE CONSTRUÇÃO

CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Educação Básica

Programas de melhoria da educação básica e profissional no Pará via parcerias público-privadas

GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA ESCOLA BÁSICA

Educação Básica

Religiões, Culturas, Sociedade e Educação na Amazônia Paraense

CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Educação Básica

Saberes sociais e as metamorfoses do mundo do trabalho nos processos formativos do Ensino Médio realizados pelo Sistema Modular de Ensino (SOME ? SEDUC/PA) na zona rural do município de Cametá ? nordeste do estado do Pará

GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA ESCOLA BÁSICA

Educação Básica

SABERES SOCIAIS, EXPERIMENTAÇÕES PEDAGÓGICAS E AS METAMORFOSES DO MUNDO DO TRABALHO: OS PROCESSOS FORMATIVOS DE ENSINO MÉDIO NO MUNICÍPIO DE CAMETÁ - NORDESTE DO ESTADO DO PARÁ - ENTRE O SOME (SISTEMA MODULAR DE ENSINO ) E O NÃO-SOME

GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA ESCOLA BÁSICA

Educação Básica

Sucesso escolar no ensino médio: perfil de discentes e familiares

CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Educação Básica

Virtual - atual: imagens do pensamento para o tempo-espaço curricular

CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Educação Básica

 

 

Formação de Professores para uma Escola Inclusiva: ações colaborativas entre o Ensino Superior e a Educação Básica em municípios paraenses.

Coord. Drª Amélia Maria Araújo Mesquita

Financiamento: Prodoutor/UFPA

 

Formação do profissional da saúde em Pesquisa Clínica na Infectologia: os projetos educativos e as práticas exercidas.

Coord. Dr. Dinair Leal da Hora

Financiamento: CAPES

 

Saberes do Trabalho da Pesca e Identidade de Juventude do Município de Cametá: Nordeste da Amazônia Paraense

Coord. Dr. Doriedson do Socorro Rodrigues

Financiamento: CNPq

 

Do Fundef ao PSPN e a política de valorização do magistério da educação básica em municípios da região metropolitana de Belém: a formação e remuneração do professor em análise

Coord. Dr. Fabrício Aarão Freire Carvalho

Financiamento: CNPq

 

Gestão da Educação a Distância: relações de trabalho e mediações tecno-pedagógicas -ONASP - Observatório Nacional do Sistema Prisional

Coord. Dr. Fernando Selmar Fidalgo

Financiamento: CNPq e Ministério  da Justiça

 

 Cartografia da Educação Especial nos Cursos de Licenciatura das Instituições Públicas de Ensino do Estado do Pará

- Projeto de Intercâmbio e Pesquisa em Políticas de Currículo-PROCAD (UFPA-UFPEL-UERJ)

Coord. Dr. Genylton Odilon Rêgo da Rocha

Financiamento: CNPq; Propesp/UFPA; CAPES

800x600

 O brinquedo de miriti no município de Abaetetuba: a tradução da tradição de um artefato pedagógico-cultural por meio das intersecções de gênero e sexualidade

- O brinquedo de miriti em Abaetetuba

Coord. Drª. Joyce Otânia Seixas Ribeiro

Financiamento: PRODOUTOR/UFPA

 

- Práticas Formativas da Juventude Trabalhadora no Ensino Médio Integrado

- Práticas pedagógicas alternativas de formação dos trabalhadores referenciadas em projetos contrahegemônicos

Coord. Dr. Ronaldo Marcos de Lima Araujo

Financiamento: CNPq/CAPES

 

-Sociabilidades adolescentes: cor e hierarquias no ambiente escolar / a sociedade em microcosmo: hierarquias da cor nas sociabilidades engendradas por adolescentes no ambiente escolar

- A Sociedade em microcosmo: hierarquias da cor nas sociabilidades engendradas por adolescentes no ambiente escolar

Coord. Drª. Wilma de Nazaré Baía Coelho

Financiamento: CNPq