Currículo da Educação Básica

 

ELIANA SANTOS BALESTERI

A JUVENILIZAÇÃO DA EJA NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL “IRENE RODRIGUES TITAN” EM CASTANHAL-PARÁ, DE 2011-2017

ELIEZER ANDRADE DE ABREU

A PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM COLABORATIVA NO ENSINO DE GEOGRAFIA EM ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO NO MUNICÍPIO DE SALINÓPOLIS – PARÁ

ÉRITA ÉVELIN DA SILVA SILVA

ESTUDO SOBRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE HISTÓRIA PARA A ESCOLA BÁSICA: O CURSO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA DA UFPA CAMPUS BELÉM (2011-2018)

HUMBERTO DE JESUS CALDAS PEREIRA 

A LUDICIDADE NA PRÁTICA DOCENTE: ANÁLISE DE DISSERTAÇÕES E TESES DOS PROGRAMAS BRASILEIROS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/2013-2016

JULIAN KARLA DINIZ NERIS 

SINUOSIDADES CARTOGRÁFICAS DE UM GEO-CURRÍCULO NA ESCOLA BÁSICA 

LÍDIA SARGES LOBATO 

O CURRÍCULO E SEUS EFEITOS NA SUBJETIVIDADE DE UMA MULHER ARTESÃ DO MIRITI 

LÍVIA MARIA NEVES BENTES  

PAISAGENS TRANSITÓRIAS: UM MAPA DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR (2006-2016)

MARCELO RIBEIRO DE MESQUITA

ACELERAR PARA DISCIPLINAR? PROBLEMATIZAÇÕES DOS DISPOSITIVOS CURRICULARES DO PROJETO MUNDIAR – PARÁ

MARCOS VINICIUS LOBO FERREIRA 

HOMOPARENTALIDADE E A ESCOLA BÁSICA: NARRATIVAS DE UM CURRÍCULO DA DIFERENÇA 

MATEUS DOS SANTOS GALUCIO

CURRÍCULO, CORPO E PERFORMATIVIDADE DE GÊNERO NA CENA CULTURAL DO BALÉ FOLCLÓRICO DA AMAZÔNIA – BFAM

MIRNA MONALIZA BRAGA SANTOS

A FORMAÇÃO INICIAL PARA A ESCOLA BÁSICA NA LICENCIATURA EM LETRAS – LÍNGUA PORTUGUESA, CAMPUS BELÉM/UFPA

NAZARÉ DO SOCORRO BITENCOURT VIEGAS

OLHARES SOBRE A ESCOLA QUILOMBOLA PROFESSOR BENTO LIMA DE OLIVEIRA, NO MUNICÍPIO DE MOJU, DE 2007 A 2017

NÁDIA DOS PASSOS SERIQUE

INTERDISCIPLINARIDADE E CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: PRODUÇÕES CIENTÍFICAS NO BRASIL DE 2012 A 2016 

VANESSA QUEIROZ FERREIRA

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NAS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS DE ESCOLAS PÚBLICAS DE DIFERENTES REDES DE ENSINO NO MUNICIPIO DE BELÉM/PA

WELMA CRISTINA BARBOSA MAFRA

MEMÓRIAS DE ESCOLARIZAÇÃO DE JOVENS MILITANTES DO MOVIMENTO LGBT EM BELÉM/PA

 

Gestão e Organização do Trabalho Pedagógico na Escola Básica

ADA LARISSA CÁLIX FLORES

OS PROCESSOS DE ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL E A QUALIDADE DO ENSINO: um estudo em Educação Comparada entre Brasil e Honduras

ANA ROSA PINHEIRO DA SILVA

INTERFACES ENTRE EDUCAÇÃO BÁSICA, MOVIMENTO SOCIAL, AÇÃO COMUNITÁRIA E GESTÃO ESCOLAR: UMA ANÁLISE A PARTIR DA ESCOLA “TOCANTINS” NO MUNICÍPIO DE TUCURUÍ

ANDRÉA MÁRCIA MONTEIRO FERREIRA 

O FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO DO FUNDEB EM BELÉM (PA) – 2010 A 2015

CILICIA IRIS SERENI FERREIRA 

PERCURSOS DA EDUCAÇÃO NO SISTEMA PENITENCIÁRIO DO ESTADO DO PARÁ: DA LEI DE EXECUÇÃO PENAL AOS DIAS ATUAIS

CINTHYA MADURO DE LIMA

O TRABALHO PEDAGÓGICO DO PROFESSOR DE INFORMÁTICA EDUCATIVA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NA SEMED ANANINDEUA

CINTIA AURORA QUARESMA CARDOSO 

PROGRAMA NOVO MAIS EDUCAÇÃO (2016) E SUA CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL

CLAUDIA REGINA BEZERRA FERREIRA 

PRÁTICAS EDUCATIVAS E PEDAGÓGICAS NA FORMAÇÃO DE JOVENS TRABALHADORES: PERSPECTIVAS PARA A INTEGRAÇÃO ENTRE OS SABERES SOCIAIS DO TRABALHO E OS CONHECIMENTOS ESCOLARES NO ENSINO MÉDIO EM SÃO FRANCISCO DO PARÁ 

CRISTIANE LOPES DE SOUSA 

A FUNDAÇÃO VICTOR CIVITA COMO REFLEXO DA RELAÇÃO DO EMPRESARIADO BRASILEIRO COM AS POLÍTICAS PARA O ENSINO MÉDIO E A JUVENTUDE

DANIELLY CRISTINNE BARBOSA DE CAMPOS

PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA NO CONTEXTO DO ENSINO MÉDIO PARAENSE: O PROJETO MUNDIAR COMO ESTRATÉGIA DO PACTO PELA EDUCAÇÃO NO PARÁ

FERNANDA MIRANDA BARBOSA 

DO LEGAL AO REAL NAS ELEIÇÕES PARA DIRETORES ESCOLARES NO MUNICÍPIO DE SALINÓPOLIS-PA NO PERÍODO DE 2009 a 2015

FRANCISCO ADAYLSON ABREU DE OLIVEIRA

O CONSELHO DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR (CAE) COMO INSTRUMENTO DE CONTROLE SOCIAL EM IGARAPÉ-AÇU-PA (2010-2017)

KEILA ROBERTA CAVALHEIRO GUIMARÃES 

AMPLIAÇÃO DO TEMPO ESCOLAR: ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA ESCOLA RIO TAPAJÓS, NO MUNICÍPIO DE BELÉM – PARÁ

MARIA CRISTINA AFONSO FERREIRA 

POLÍTICAS DE PERMANÊNCIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE NÍVEL MÉDIO: UM ESTUDO NO INSTITUTO FEDERAL DO PARÁ (2012-2017)

MARIA GORETE RODRIGUES BRITO

O PROCESSO DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DA QUALIDADE NO PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO PARÁ: TENSÕES E POSSIBILIDADES

MONIKA DE AZEVEDO RESCKE

A ADMINISTRAÇÃO DO GRUPO ESCOLAR BENJAMIN CONSTANT NO CONTEXTO DA DÉCADA DE 20 DA PRIMEIRA REPÚBLICA NO PARÁ

NILCINETE DA SILVA CORRÊA 

AVALIAÇÃO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO (ANA): DESAFIOS PARA A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NO CICLO ALFABETIZADOR NO MUNICÍPIO DE ABAETETUBA–PA

OTONIEL DE SOUZA DA SILVA

POLÍTICA DE VALORIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NA REGIÃO DO MARAJÓ: UMA ANÁLISE DA CARREIRA DOCENTE EM PORTEL-PA

REGINALDO DO SOCORRO MARTINS DA SILVA

A EDUCAÇÃO INTEGRAL EM TEMPO INTEGRAL NA ESCOLA PRIVADA: EXPERIÊNCIAS PIONEIRAS NA CIDADE DE BELÉM

ROSEANE SOUSA OLIVEIRA

A INTEGRAÇÃO DE SABERES SOCIAIS DOS ALUNOS E SABERES DISCIPLINARES NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO CURSO TÉCNICO EM CANTO CORAL DA ESCOLA DE MÚSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (EMUFPA)

VALDILÉIA CARVALHO DA SILVA

TRABALHO, FORMAÇÃO E PRODUÇÃO DE SABERES INVESTIDOS/DESINVESTIDOS: a avaliação no trabalho docente de egressos do Curso de Pedagogia do PARFOR UFPA Cametá, PA

VIVIAN DE LIMA CABRAL

QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA NOS PLANOS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO DO PARÁ DE 2010 E 2015: concepções e tensões