As matrículas regulares para o primeiro semestre letivo do Mestrado em Currículo e Gestão da Escola Básica da UFPA, conforme o calendário acadêmico.
A matrícula para novos ingressos será realizada pela Secretaria Acadêmica. Para os demais, as matrículas serão feitas individualmente por cada mestrando exclusivamente no (https://sigaa.ufpa.br), onde cada discente deverá acessar por meio de seu número de matrícula conforme lista já divulgada.
Orienta-se que cada discente, antes de definir as suas atividades e disciplinas em que deverão solicitar matrícula, entrem em contato com seu orientador e consultem-no pois esta matrícula define o início de um percurso que deve resultar na construção de suas dissertações de mestrado.
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA MATRICULA 2023
Conforme o item 8 do Edital 02/2022 - PPEB no ato da matrícula será exigido apresentação dos documentos original e fotocópia legível.
a) Diploma de graduação;
b) Histórico escolar de curso de graduação;
c) RG e CPF
d) Título de eleitor, com comprovação de votação na última eleição;
e) Certificado de reservista, para candidatos do sexo masculino;
f) Termo de Compromisso de Dedicação Integral ao Curso, preenchido e assinado; (download)
g) Portadores(as) de Diplomas obtidos em instituições estrangeiras deverão anexar documento de revalidação ou equivalência no Brasil.
Atelier de Pesquisa I: o projeto de pesquisa (2 créditos, 30 horas)
Ementa: O projeto de pesquisa e seus componentes constitutivos. (Re)elaboração do projeto de pesquisa em enfoque do/da: tema, objeto de investigação, justificativa, problematização, objetos de metodologia. Socialização e análise dos projetos (re)elaborados.
Atelier de Pesquisa II: metodologia (2 créditos, 30 horas)
Ementa: Articulação entre o referencial teórico e os procedimentos metodológicos. Elaboração dos instrumentos e coleta de dados. Produção/coleta de dados. Sistematização inicial dos dados. Revisão bibliográfica. Produção do texto referente ao movimento metodológico. Organização do texto para exame de qualificação.
Atelier de Pesquisa III: tratamento e análise dos dados (2créditos, 30 horas)
Ementa: Tratamento: Organização e categorização dos dados. Análises e interpretações parciais dos dados. Sistematização das análises em formato de texto dissertativo. Apresentação das sistematizações para apreciação.
Escola Básica Brasileira (4 créditos, 60 horas)
Ementa: Educação Básica: conceito, legislação e políticas. A organização da Educação Básica no Brasil. A Educação Básica como direito. Currículo da Educação Básica Brasileira. A escola como espaço de produção de identidades. Problemas e dilemas da escola básica no Brasil. As avaliações da escola básica brasileira.
Vivência no Grupo de Pesquisa (2créditos, 30 horas)
Ementa: Compreenderá na inserção do pós-graduando no grupo de pesquisa do qual seu orientador coordena ou faz parte, integrando as atividades de pesquisa, ensino ou extensão desenvolvidas pelo grupo.
Escola e Currículo (4 créditos, 60 horas)
Ementa: Promove a discussão sobre as determinações histórica, cultural, epistemológica, social e ideológica do currículo. Analisa as perspectivas construtivistas, pós-construtivista e sociointeracionista e suas implicações para o processo de desenvolvimento curricular. Analisa pressupostos sociofilosóficos de propostas curriculares de diferentes sistemas de educação, níveis de ensino e escolas; debate as políticas curriculares e suas implicações nos currículos escolares; problematiza o currículo no cotidiano da escola pública.
Teorias e Práticas de Gestão e de Organização do Trabalho na Escola (4 créditos, 60 horas)
Ementa: A sociologia da Educação e a organização educativa; Abordagem sociológica dos modelos organizacionais de escola pública; Perspectivas tayloristas e neo-tayloristas na administração da educação e da escola; Administração, poder e ideologia nas práticas de gestão escolar; A racionalidade burocrática na escola em análise. Descentralização, Autonomia e Democracia na Gestão Escolar; Gestão Escolar, condições de trabalho e a qualidade da educação e do ensino.
História da Educação Básica (4 créditos, 60 horas)
Ementa: Discute as abordagens teóricas da História articuladas à produção do conhecimento sobre a escola básica. Problematiza e discute historicamente as experiências da escola básica no Brasil, em diferentes tempos, espaços, temáticas e sujeitos, resultantes das contradições sociais, políticas, econômicas e culturais.
Ementa: Crítica à positividade da ciência moderna. Paradigma e mudança de paradigma científico. Especificidades do delineamento da pesquisa qualitativa. População, amostra e generalização nas pesquisas qualitativas. Pesquisa qualitativa de campo: o olhar, ouvir e o escrever.
Ementa: Problematiza o acesso ao conhecimento e aos ambientes sociais e escolares de alunos em situação de deficiência, síndromes e altas habilidades, diante da responsabilidade de se garantir o direito à educação, como prescrição constitucional, no ensino básico e superior. Debate a produção social da normalidade e da anormalidade. Analisa a constituição da educação inclusiva e as propostas de escolarização das pessoas em situação de deficiência, em diferentes momentos históricos.
Ementa: A educação sob a referência da Filosofia da Práxis. A função social do ensino médio e da educação profissional. As principais ideias em disputa no ensino médio e na educação profissional. Políticas de ensino médio e de educação profissional no Brasil. O fazer pedagógico no ensino médio e na educação profissional sob a perspectiva do Ensino Integrado. A juventude: conceito, políticas e o ensino médio. Saberes sociais, saberes do trabalho e a educação.
Ementa: Aspectos históricos-conceituais e políticos do financiamento da educação básica no Brasil. O financiamento da educação brasileira na legislação: a vinculação Constitucional, a política de fundos. A política de descentralização financeira para a Escola. O financiamento da educação e a relação público-privado. orçamento público, processo de prestação de contas e Controle social dos gastos públicos na educação básica. A Educação básica de qualidade, padrões mínimos e o custo-aluno-qualidade inicial (CAOi).
Ementa: Esta disciplina destina-se a abordagem de temas em destaque nas análises da problemática da educação básica na contemporaneidade, refletindo desde campos teóricos da política e legislação educacional, da história da educação básica, das perspectivas pedagógicas e didáticas e ainda do campo do currículo, do ensino e da avaliação. As perspectivas de análise e as principais influências na conformação da educação básica brasileira. Em cada uma das Linhas do Programa, a cada semestre, terá sua definição teórico-metodológica de trabalho.
Ementa: Estudos da epistemologia clássica em contraposição com a epistemologia da complexidade e seus desdobramentos para os campos cientifico e educacional. O pensamento complexo como assunção da incerteza e ponto de partida de qualquer análise e sua contraposição às causalidades lineares e determinações mecânicas que marcam o paradigma cartesiano, disjuntor do sujeito e do objeto, do sensível e do inteligível, do sapiens e do demens. A Epistemologia da Complexidade e seu diálogo com o campo da Educação Básica, e seu favorecimento aos docentes e educandos rumo a uma compreensão mais aprofundada ao vivenciar ações Cartesianas (disciplinar – isolada) e ações Holísticas/Complexas (interdisciplinares – conjuntas). A interdisciplinaridade e a Transdisciplinaridade como episteme/ metodologia possível para a construção de uma Educação Básica com princípios complexos.
Ementa: Os instrumentos e as técnicas mais usadas na coleta e analise de dados em pesquisas qualitativas; Planejamento da coleta de dados; elaboração dos instrumentos de coleta de dados a partir das demandas postas pelo projetos de pesquisa; testagem dos instrumentos de coleta de dados sistematização dos dados coletados; Técnicas de analise dados qualitativos: analise de conteúdo e análise do discurso; As etapas da fase de analise dos dados qualitativos.
Ementa: Demarcações discursivas das diferenças de sexo. Corpo, gênero e sexualidade em perspectiva pós-identitária. Corpo, diferença e abjeção. Performatividade de gênero. Matriz heteronormativa e normalização da sexualidade. Transformações dos dispositivos da sexualidade e dos modos de subjetivação. Sexualidades minoritárias.
Ementa: Infância e o direito da criança à educação: contexto histórico e político. Uma breve retrospectiva histórica da educação da primeira infância e os processos de escolarização na primeira etapa da educação básica. Concepções de infância e as perspectivas teóricas e pedagógicas. A educação e o diálogo com a sociologia da infância e a perspectiva histórico-cultural. Os pressupostos epistemológicos do currículo. Currículo e infância. Currículo, educação e diversidade.
Ementa: Conhecer e discutir concepções de linguagem, sua articulação com a Educação, Currículo e o ensino de Língua Materna, da Matemática e das Ciências. A linguagem como constituinte do sujeito: conceitos-chave da teoria do currículo, concepções de linguagem e de ensino de Língua Materna, da Matemática e das Ciências.
Ementa: Processo histórico das relações sociais na natureza. Problemas socioambientais como consequência da crise civilizatória ocidental europeia. Racionalidade instrumental e crise do paradigma dominante da ciência moderna. Modo de produção e consumo capitalista industrial e seu passivo ambiental. Amazônia no contexto dos problemas socioambientais. Aquecimento global, perda de biodiversidade e proletarização de populações amazônica. Educação Ambiental como componente do processo de construção de uma nova ética/prática socioambiental no campo e nas cidades. Os movimentos socioambientais na Amazônia. Educação Ambiental e áreas protegidas. O marco legal da Educação Ambiental no contexto da escola básica. Metodologia da pesquisa ação, Educação ambiental e escola básica.
Ementa: O que são os direitos Humanos. A construção do sujeito de Direitos. A trajetória histórica dos Direitos Humanos no Brasil. Estado, democracia e DH: os princípios de igualdade e justiça social. Políticas e ações educacionais afirmativas. A Cultura atual e a Cultura necessária para os Direitos Humanos. Diversidades socioculturais. Educação como direito humano fundamental. A dignidade humana como premissa pedagógica. A escola básica como espaço protetivo de diretos. Legislação Educacional pertinente à concepção da escola como espaço protetivo.
Ementa: A relação Sociedade, Estado e Educação. Concepções, conceitos e definições: omnilateralidade, escola unitária e educação integral. O processo histórico e as propostas de educação integral no Brasil. Atualidade do debate acerca da necessidade do desenvolvimento integral do aluno integral do aluno/educando. O marco regulatório legal da educação integral no Brasil. Educação Integral no Brasil, seus limites e suas possibilidades de implementação. Educação integral no Brasil e a conjuntura atual.
Ementa: O propósito da atividades é proporcionar a possibilidade de convivência, discussão dos alunos de PPGEs brasileiras, de forma atualizar e aprofundamento dos temas de suas dissertações/teses, ampliando assim, o impacto social da formação dos alunos, contribuindo de forma criativa, com vistas á formação de uma comunidade acadêmica pautada em valores éticos, colaborativos e sem preconceito.
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