Fluxo curricular do Doutorado Quadro de Disciplinas

   

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

 

  • Defesa de Tese de Doutorado (12 créditos, 180h)

    EmentaTexto acadêmico-científico resultante de pesquisa desenvolvida sob orientação, com discussão de elementos teórico-empíricos e metodológicos na forma de trabalho final, defendido e aprovado publicamente diante de uma banca examinadora. A Tese caracteriza-se pela apresentação de originalidade, argumentação, reflexão teórica densa, rigor científico e emprego de linguagem acadêmico-científica.

  • Desenvolvimento de Tese de Doutorado I (2 créditos, 30h)

    Ementa: Estudo de temas relacionados às temáticas de Pesquisa dos pós-graduandos ou de aprofundamento teórico-metodológico da pesquisa em desenvolvimento.

  • Desenvolvimento de Tese de Doutorado II (2 créditos, 30h)

    Ementa: Aprofundamento do estudo de temas relacionados às temáticas de Pesquisa dos pós graduandos ou de aprofundamento teórico-metodológico da pesquisa em desenvolvimento.

  • Atividades Independentes (0 créditos, 2h)

    Ementa: Consiste na comprovação de publicação de, pelo menos, dois artigos, em co-autoria com o orientador, em periódicos avaliados com qualis entre A1 e B2, em qualquer um dos semestres após o ingresso no Curso de Doutorado e que antecedem a defesa de tese de doutorado.

  • Epistemologia e Currículo (4 créditos, 60h)

    Ementa: As ciências no limiar de uma crise dos paradigmas dominantes e do anúncio de possíveis novos paradigmas emergentes. A emergência de uma nova racionalidade como suporte ao avanço científico. Das críticas ao universo de crenças que sustentam o conhecimento instituído ao anúncio de novo horizonte para a compreensão das ciências humanas e do currículo. Os avanços que a teoria e a prática do Currículo têm realizado na história da escola no mundo contemporâneo.

  • Epistemologia e Produção do Conhecimento sobre a Educação Básica (4 créditos, 60h)

    Ementa: Fundamentos epistemológicos da produção do conhecimento em Educação e sua relação com as práticas escolares, com as políticas e pesquisas do campo educacional. A elaboração do discurso científico e as bases teórico-metodológicas que fundamentam a pesquisa científica, seus pressupostos e decorrências na concepção e organização do conhecimento; A relação entre as proposições teóricas e as práticas educativas.

  • Fundamentos e Práticas da Gestão Escolar (4 créditos, 60h)

    Ementa: Fundamentos teóricos da administração e da gestão escolar. Bases legais da gestão escolar na educação básica. A organização e a administração da escola básica e as principais ideias pedagógicas desenvolvidas no decorrer da história. Gestão escolar democrática e a Nova Gestão Pública: concepções em disputa. Princípios e instrumentos. Funções e perfil do gestor escolar no contexto atual. Gestão escolar participativa, sujeitos educacionais e interfaces com as organizações e movimentos sociais.

  •  Fundamentos e Práticas da Gestão Escolar (4 créditos, 60h)

    Ementa: Fundamentos teóricos da administração e da gestão escolar. Bases legais da gestão escolar na educação básica. A organização e a administração da escola básica e as principais ideias pedagógicas desenvolvidas no decorrer da história. Gestão escolar democrática e a Nova Gestão Pública: concepções em disputa. Princípios e instrumentos. Funções e perfil do gestor escolar no contexto atual. Gestão escolar participativa, sujeitos educacionais e interfaces com as organizações e movimentos sociais.

  •  Participação em Grupo de Estudos e Pesquisa I (2 créditos, 30h)

    Ementa: Imersão no grupo de pesquisa coordenado pelo orientador, com participação nas diferentes atividades desenvolvidas a partir da agenda semestral do grupo.

  • Participação em Grupo de Estudos e Pesquisa II (2 créditos, 30h)

    Ementa: Imersão no grupo de pesquisa a partir de plano de trabalho definido pelo orientador, no qual seja definida a participação do doutorando nas diferentes atividades previstas na agenda semestral do grupo, podendo-se incluir acompanhamento do orientador em disciplinas ofertadas no ensino de graduação ou em cursos de especialização.

  • Participação em Grupo de Estudos e Pesquisa III (2 créditos, 30h)

    Ementa: Imersão no grupo de pesquisa a partir de plano de trabalho definido pelo orientador, no qual seja definida a participação do doutorando nas diferentes atividades previstas na agenda semestral do grupo, podendo-se incluir acompanhamento do orientador em disciplinas ofertadas no ensino de graduação ou em cursos de especialização.

  • Participação em Grupo de Estudos e Pesquisa IV (2 créditos, 30h)

    Ementa: Imersão no grupo de pesquisa a partir de plano de trabalho definido pelo orientador, no qual seja definida a participação do doutorando nas diferentes atividades previstas na agenda semestral do grupo, podendo-se incluir acompanhamento do orientador em disciplinas ofertadas no ensino de graduação ou em cursos de especialização.

  • Participação em Grupo de Estudos e Pesquisa IV (2 créditos, 30h)

    Ementa: Imersão no grupo de pesquisa a partir de plano de trabalho definido pelo orientador, no qual seja definida a participação do doutorando nas diferentes atividades previstas na agenda semestral do grupo, podendo-se incluir acompanhamento do orientador em disciplinas ofertadas no ensino de graduação ou em cursos de especialização.

  • Participação em Grupo de Estudos e Pesquisa V (2 créditos, 30h)

    Ementa: Imersão no grupo de pesquisa a partir de plano de trabalho definido pelo orientador, no qual seja definida a participação do doutorando nas diferentes atividades previstas na agenda semestral do grupo, podendo-se incluir acompanhamento do orientador em disciplinas ofertadas no ensino de graduação ou em cursos de especialização.

  • Participação em Grupo de Estudos e Pesquisa VI (2 créditos, 30h)

    Ementa: Imersão no grupo de pesquisa a partir de plano de trabalho definido pelo orientador, no qual seja definida a participação do doutorando nas diferentes atividades previstas na agenda semestral do grupo, podendo-se incluir acompanhamento do orientador em disciplinas ofertadas no ensino de graduação ou em cursos de especialização.

  • Seminários Avançados de Tese I (3 créditos, 45h)

    Ementa: Elaboração do projeto de tese, com a realização de estudos exploratórios que possibilitem aproximação com o objeto de estudo, identificação do problema de pesquisa, definição dos objetivos da pesquisa e escolhas metodológicas iniciais, partir das temáticas de pesquisa dos doutorandos vinculados a um/a orientador/a.

  •  Seminários Avançados de Tese II (3 créditos, 45h)

    Ementa: Realização de discussão coletiva do projeto de pesquisa alinhavado no Seminário Avançado de Tese I, que resulte na finalização do projeto de tese, com a definição do referencial teórico da tese e articulação desses referenciais com os demais aspectos do projeto de tese; anuncio do problema e dos objetivos da pesquisa; definição da fundamentação e dos procedimentos metodológicos da pesquisa.

  • Seminários Avançados de Tese III (3 créditos, 45h)

    Ementa: A produção esperada neste seminário é escrita das seções teórica e metodológica da pesquisa, assim como da seção em que será apresentado o objeto de pesquisa e a incursão inicial do processo de produção de dados.

  • Seminários Avançados de Tese IV (3 créditos, 45h)

    Ementa: Submissão do projeto de tese e movimentos iniciais da pesquisa ao exame de qualificação.

     

DISCIPLINAS OPTATIVAS

  • Escola e Currículo (4 créditos, 60h)

    Ementa: Promove a discussão sobre as determinações histórica, cultural, epistemológica, social e ideológica do currículo. Analisa as perspectivas construtivista, pós-construtivista e sociointeracionista e suas implicações para o processo de desenvolvimento curricular. Analisa pressupostos socio filosóficos de propostas curriculares de diferentes sistemas de educação, níveis de ensino e escolas; debate as políticas curriculares e suas implicações nos currículos escolares; problematiza o currículo no cotidiano da escola pública.

  • Teorias e Práticas de Gestão e de Organização do Trabalho na Escola (4 créditos, 60h)

    Ementa: A sociologia da Educação e a organização educativa; Abordagem sociológica dos modelos organizacionais de escola pública; Perspectivas tayloristas e neo-tayloristas na administração da educação e da escola; Administração, poder e ideologia nas práticas de gestão escolar; A racionalidade burocrática na escola em análise. Descentralização, Autonomia e Democracia na Gestão Escolar; Gestão Escolar, condições de trabalho e a qualidade da educação e do ensino.

  • Educacão Ambiental na Educação Básica (4 créditos, 60h)

    Ementa: Processo histórico das relações sociais na natureza. Problemas socioambientais como consequência da crise civilizatória ocidental europeia. Racionalidade instrumental e crise do paradigma dominante da ciência moderna. Modo de produção e consumo capitalista industrial e seu passivo ambiental. Amazônia no contexto dos problemas socioambientais. Aquecimento global, perda de biodiversidade e proletarização de populações amazônicas. Educação Ambiental como componente do processo de construção de uma nova ética/prática socioambiental no campo e nas cidades. Os movimentos socioambientais na Amazônia. Educação Ambiental e áreas protegidas. O marco legal da Educação Ambiental no contexto da escola básica. Metodologia da pesquisa ação, Educação Ambiental e escola básica.

  • Oficina de Coleta e Análise de Dados Qualitativos (4 créditos, 60h)

    Ementa: Os instrumentos e as técnicas mais usados na coleta e análise de dados em pesquisas qualitativas; Planejamento da coleta de dados; elaboração dos instrumentos de coleta de dados a partir das demandas postas pelos projetos de pesquisa; testagem dos instrumentos de coleta de dados; sistematização dos dados coletados; Técnicas de analise dados qualitativos: analise de conteúdo e análise do discurso; As etapas da fase de análise dos dados qualitativos.

  • Escola Básica e Educação Integral (3 créditos, 45h)

    Ementa: A relação Sociedade, Estado e Educação. Concepções, conceitos e definições: omnilateralidade, escola unitária e educação Integral. O processo histórico e as propostas de educação integral no Brasil. Atualidade do debate acerca da necessidade do desenvolvimento integral do aluno/educando. O marco regulatório legal da educação integral no Brasil. Educação integral no Brasil, seus limites e suas possibilidades de implementação. Educação integral no Brasil e a conjuntura atual.

  •  Infância e Educação: Perspectivas Históricas e Curriculares (4 créditos, 60h)

    Ementa: Infância e o direito da criança à educação: contexto histórico e político. Uma breve retrospectiva histórica da educação da primeira infância e os processos de escolarização na primeira etapa da educação básica. Concepções de infância e as perspectivas teóricas e pedagógicas. A educação e o diálogo com a sociologia da infância e a perspectiva histórico-cultural. Os pressupostos epistemológicos do currículo. Currículo e infância. Currículo, educação e diversidade.

  • Educação em Direitos Humanos e Escola Básica como Espaço Protetivo de Direitos (4 créditos, 60h)

    Ementa:O que são os Direitos Humanos. A construção do sujeito de Direitos. A trajetória histórica dos Direitos Humanos no Brasil. Estado, democracia e DH: os princípios de igualdade e justiça social. Políticas e ações educacionais afirmativas; A Cultura atual e a Cultura necessária para os Direitos Humanos. Direitos Humanos: Compromisso social e coletivo. Diversidades socioculturais. Educação como direito humano fundamental. A dignidade humana como premissa pedagógica. A escola básica como espaço protetivo de diretos. A laicidade na educação. Teorias da Justiça e educação. Desengajamento moral e educação em direitos humanos.

  •  Escola Básica e Educação Integral (3 créditos, 45h)

    Ementa: A relação Sociedade, Estado e Educação. Concepções, conceitos e definições: omnilateralidade, escola unitária e educação Integral. O processo histórico e as propostas de educação integral no Brasil. Atualidade do debate acerca da necessidade do desenvolvimento integral do aluno/educando. O marco regulatório legal da educação integral no Brasil. Educação integral no Brasil, seus limites e suas possibilidades de implementação. Educação integral no Brasil e a conjuntura atual.

  • Infância e Educação: Perspectivas Históricas e Curriculares (4 créditos, 60h)

    Ementa: Infância e o direito da criança à educação: contexto histórico e político. Uma breve retrospectiva histórica da educação da primeira infância e os processos de escolarização na primeira etapa da educação básica. Concepções de infância e as perspectivas teóricas e pedagógicas. A educação e o diálogo com a sociologia da infância e a perspectiva histórico-cultural.  Os pressupostos epistemológicos do currículo. Currículo e infância. Currículo, educação e diversidade.

  • Educação em Direitos Humanos e Escola Básica como Espaço Protetivo de Direitos. (4 créditos, 60h)

    Ementa: O que são os Direitos Humanos. A construção do sujeito de Direitos. A trajetória histórica dos Direitos Humanos no Brasil. Estado, democracia e DH: os princípios de igualdade e justiça social. Políticas e ações educacionais afirmativas; A Cultura atual e a Cultura necessária para os Direitos Humanos. Direitos Humanos: Compromisso social e coletivo. Diversidades socioculturais. Educação como direito humano fundamental. A dignidade humana como premissa pedagógica. A escola básica como espaço protetivo de diretos. A laicidade na educação. Teorias da Justiça e educação. Desengajamento moral e educação em direitos humanos.

  • Políticas e Práticas Pedagógicas no Ensino Médio e na Educação Profissional (4 créditos, 60h)

    Ementa: A função social do ensino médio e da educação profissional. As principais ideias em disputa no ensino médio e na educação profissional. Políticas de ensino médio e de educação profissional no Brasil. Teoria e prática do fazer pedagógico no ensino médio e na educação profissional. Ensino integrado e práticas interdisciplinares na escola. Planejamento, avaliação e práticas de ensino para o ensino médio e profissional.

  • Métodos Qualitativos: População, Amostra e Generalização nas Pesquisas Qualitativas (4 créditos, 60h)

    Ementa: Crítica à positividade da ciência moderna. Paradigma e mudança de paradigma científico. Especificidades do delineamento da pesquisa qualitativa. População, amostra e generalização nas pesquisas qualitativas. Pesquisa qualitativa de campo: o olhar, ouvir e o escrever.

  • Metodologia de Pesquisa em História Da Educação Básica (4 créditos, 60h)

    Ementa: Revisão crítica das abordagens teórico-metodológicas que delimitam a pesquisa educacional. Elementos definidores do processo de investigação científica. Principais procedimentos e técnicas de pesquisa. Discussão das bases teóricas e metodológicas da pesquisa em História da Educação na perspectiva de suas origens e da constituição da investigação história na educação. Estudos sobre os tipos de pesquisa, procedimentos metodológicos de coleta e análise de fontes e exercícios de leitura e escrita de textos científicos referenciados em relatórios de pesquisa historiográfica em educação.

  • História da Educação Básica (4 créditos, 60h)

    Ementa: Discute as abordagens teóricas da História articuladas à produção do conhecimento sobre a escola básica. Problematiza e discute historicamente as experiências da escola básica no Brasil, em diferentes tempos, espaços, temáticas e sujeitos, resultantes das contradições sociais, políticas, econômicas e culturais.

  • A Relação Trabalho e Educação e suas Dimensões na Educação Básica para Privados de Liberdade no Sistema Prisional e no Sistema (3 créditos, 45h)

    Ementa: Fundamentos da relação Trabalho e Educação para sujeitos privados de liberdade; Educação e direitos humanos; Educação, violência e encarceramento; Educação Básica no sistema prisional e no sistema sócio educativo.

  •  Corpos, Gênero e Sexualidades (4 créditos, 60h)

    Ementa: Demarcações discursivas das diferenças de sexo. Corpo, gênero e sexualidade em perspectiva pós-identitária. Corpo, diferença e abjeção. Performatividade de gênero. Matriz heteronormativa e normalização da sexualidade. Transformações dos dispositivos da sexualidade e dos modos de subjetivação. Sexualidades minoritárias.

  • Escola Básica Brasileira (4 créditos, 60h)

    Ementa: Educação Básica: conceito, legislação e políticas. A organização da Educação Básica no Brasil. A Educação Básica como direito. Currículo da Educação Básica Brasileira. A escola como espaço de produção de identidades. Problemas e dilemas da escola básica no Brasil. As avaliações da escola básica brasileira.

  • Estado e Democracia no Brasil: Implicações para os Planos Decenais de Educação (2 créditos, 30h)

    Ementa: Estado, liberalismo e democracia; a crise da democracia no mundo contemporâneo; impasses da democracia no Brasil; democracia, participação social e educação no Brasil: elementos históricos e contemporâneos; os planos decenais de educação e democracia no Brasil.

  •  Financiamento e Controle Social dos Gastos Públicos (4 créditos, 60h)

    Ementa: Aspectos histórico-conceituais e políticos do financiamento da educação básica no Brasil. O financiamento da educação brasileira na legislação: a vinculação Constitucional; a política de fundos. A política de descentralização financeira para a Escola. O financiamento da educação e a relação público-privado. Orçamento público, processo de prestação de contas e Controle social dos gastos públicos na educação básica. A Educação básica de qualidade, padrões mínimos e o custo-aluno-qualidade inicial (CAQi).

  • Formação de Professores(as) e Educação das Relações Étnico-Raciais (3 créditos, 45h)

    Ementa: Os processos formativos para professores(as) da Educação Básica e o legado epistemológico acerca da questão racial e desafios contemporâneos para o enfrentamento da discriminação, preconceito e racismo estrutural.

  • Escolarização de Alunos com Deficiência (4 créditos, 60h)

    Ementa: Problematiza o acesso ao conhecimento e aos ambientes sociais e escolares de alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, diante da responsabilidade de se garantir o direito à educação, como prescrição constitucional, no ensino básico e superior. Debate a produção social da normalidade e da anormalidade. Analisa a constituição da educação inclusiva e as propostas de escolarização das pessoas com deficiência, em diferentes momentos históricos.