• Articulação com movimentos sociais: nossa região constitui um território de inúmeras violações de direito, e por conta disso, nosso papel político extrapola os espaços de sala de aula e precisa se constituir como referência no entorno da sociedade na qual nos inserimos.
  1. Projeto de Extensão: A formação das famílias dos privados de liberdade em Belém para a COP 30, à luz do projeto "As dores da alma". Ação que envolve as seguintes instituições: UFPA; SEMEC/Belém; SEDUC/PA; FUNPAPA; OAB.
  2. Assessoria pedagógica da Casa Familiar Rural Doroty Stang, município de Anapu.
  • Ações de interiorização
  1. Participação em semanas de planejamento nas escolas públicas de municípios paraenses, nos municípios de Altamira e Anapu;++
  2. Formação de Secretários Municipais de Educação e Técnicos das Secretarias de Educação, na perspectiva da educação integral em tempo integral; ação desenvolvida com 387 municípios da região Norte e 7 estados da federação;
  3. Formação continuada em municípios paraenses: Tucuruí, Terra Alta, Marapanim e Curuçá;
  4. Extensão: Protagonismo Juvenil na perspectiva da COP 30 na região paraense do Guamá; Municípios paraenses: Igarapé-Açu, Magalhães Barata, Marac+++anã, Castanhal e São Francisco; Universidades: UFPA/UEPA.