O Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica da Universidade Federal do Pará (PPEB/UFPA) é uma subunidade acadêmica vinculada ao Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação Básica da Universidade Federal do Pará – NEB/UFPA. Aprovado pela CAPES em 2015, iniciou suas atividades em 2016 com a oferta do curso de mestrado acadêmico (conceito 3) e após sua primeira avaliação quadrienal completa (2017-2020) o Programa passou para conceito 4. Isso permitiu com que no ano de 2022 fosse submetida a APCN do curso de doutorado, aprovada em dezembro de 2023, mas com instalação e funcionamento apenas a partir de 2024, ano, portanto, em que o Programa passa a ofertar cursos em nível de mestrado e doutorado acadêmico, na modalidade presencial.
O PPEB tem como visão consolidar-se como Programa de pós-graduação stricto sensu e como referência na produção de conhecimento científico dos fenômenos sociais relacionados à Escola Básica na Região Amazônica, socializando e transformando o conhecimento para a formação de cidadãos capazes de promover a construção de uma sociedade inclusiva e sustentável. Portanto, assume como missão formar mestres e doutores qualificados para pesquisar sobre/com e atuar na Educação Básica, oportunizando a reflexão, a produção qualificada do conhecimento e a intervenção a partir da problematização das questões e desafios que perpassam este nível de escolarização na Amazônia e mais particularmente no Estado do Pará.
O PPEB está vinculado à área de Educação, tem como área de concentração a Educação Básica e é formado por três Linhas de Pesquisas, organicamente articuladas com os objetivos e com a missão do PPG, quais sejam : a) Currículo da Educação Básica; b) Gestão e Organização do Trabalho Pedagógico na Escola Básica; c) História da Educação Básica.
Articulados a essa missão, o Programa assume como principais objetivos:
- Articular a formação de pesquisadores para o fortalecimento da Escola Básica, em particular no currículo, na história, na gestão e na organização do trabalho pedagógico, que incidem na Escola Básica da Amazônia, promovendo e socializando conhecimento científico acerca dos principais problemas que caracterizam a Educação Básica na Amazônia brasileira e paraense;
- Qualificar a formação de profissionais para atuar no campo educacional, na docência, na gestão e na pesquisa no nível da Escola Básica;
- Promover políticas de intercâmbios acadêmicos e institucionais no campo do currículo, no campo da historiografia da educação e da gestão e do trabalho docente na Escola Básica, a fim de consolidar a pesquisa, permutando experiências investigativas de estratégias de produção do conhecimento e aprimorando a qualificação de pós-graduandos e docentes vinculados aos programas conveniados;
- Fortalecer a produção científica por meio da formulação de projetos de pesquisa, consolidando os Grupos de Pesquisa, realizando estudos e promovendo eventos acadêmicos de pesquisa e extensão, a partir da atuação articulada das Linhas de Pesquisa, cujos resultados sejam veiculados sob a forma de dissertações, teses, livros, capítulos de livros, artigos em periódicos qualificados, trabalhos apresentados em anais de eventos e projetos de intervenção na realidade da educação básica na Amazônia Brasileira.
- Promover o aprofundamento de conceitos, o domínio de métodos e técnicas de pesquisa científica, a formação de recursos humanos altamente qualificados para o exercício profissional das atividades de ensino e pesquisa na Educação Básica e Superior;
- Ofertar estágios de pós-doutorado em parceria com instituições de Pós-graduação Stricto Sensu nacionais e internacionais.