Do conjunto de ações que revelam a presença do Programa na área da educação e sua possibilidade de intervenção na realidade local, regional, nacional e internacional, ao longo do quadriênio, destacam-se:
1) as parcerias colaborativas junto a instituições vinculadas aos sistemas de ensino, como secretarias e conselhos (estadual e municipais) de educação e entidades e movimentos de classe, particularmente de trabalhadores na educação ou em outras áreas afins, representativos de setores da sociedade que buscam participar dos processos decisórios quanto à formulação de políticas educacionais, entendendo-se como sujeitos sociais produtores de conhecimento. Neste conjunto de atividades, os temas abordados incluem: A) gestão e coordenação pedagógica em ambientes escolares e não-escolares; B) construção de projetos político-pedagógicos; C) trajetórias históricas das políticas de educação, da formação de professores, das instituições escolares e de sua arquitetura; D) organização do trabalho pedagógico e instâncias de coordenação e gestão da escola pública; E) ações educativas destinadas a públicos específicos, iniciativas de gestão do meio ambiente e educação ambiental; F) intervenções que abordam diferentes perspectivas teórico-metodológicas dos currículos da educação básica; G) relações entre o currículo e os temas da inclusão, gênero; H) étnico-raciais e direitos humanos; I) estratégias pedagógicas inclusivas, desafios e oportunidades no atendimento educacional especializado, trajetórias de estudantes com transtornos do neurodesenvolvimento; J) inclusão e ação pedagógica de ribeirinhos da Amazônia; K) racismo institucional e saúde mental; L) desafios do novo ensino médio no Pará.
2) Colaboração regular ou eventual, como dirigentes, coordenadores, consultores, assessores, ou outra função, em entidades públicas e privadas como o Ministério da Educação (MEC), a Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ), vinculada ao MEC; a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), ligada ao Ministério da Gestão e Inovação; a Associação Nacional de Administração e Política da Educação (ANPAE), a Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), o Fórum Estadual de Educação do Pará (FEEPA), a União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação Seção Pará - UNCME-PA; o Conselho Municipal de Educação de Belém e o Fórum Municipal de Educação de Belém (FEMB).