Sobre o Evento

A Linha de Currículo da Educação Básica e o Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica da UFPA, convidam estudantes, pesquisadores(as), professores(as) e profissionais da educação a contribuírem com trabalhos e reflexões sobre a temática Currículo e Educação Básica na Amazônia: diferenças, tempo e espaços.

O I COLÓQUIO DA LINHA DE CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA  será formado por Palestras, Mesas Redondas e Sessões Coordenadas para agregar pesquisas e discussões entre professores(as), pesquisadores(as), estudantes e profissionais interessados(as) no currículo da educação básica na Amazônia.

Este evento oferecerá espaços privilegiados para socialização de pesquisas concluídas e em andamento, diálogos e articulação entre instituições e especialistas em currículo e educação básica inseridos em distintas realidades da Amazônia paraense. Com objetivo de reunir pesquisadores(as) e demais interessados(as), para um exercício de análises e diálogos sobre pesquisas, produção e socialização do conhecimento que discutem o currículo da educação básica.

Para maiores informações e inscrição acesse: 

https://www.even3.com.br/i-coloquio-da-linha-de-curriculo-da-educacao-basica-371838/

           O diálogo entre sujeitos é a base conceitual para o nosso encontro. Por isso acreditamos que a autoavaliação se refere a um procedimento de reflexão coletiva, diagnóstica e formativa que possibilita tomadas de decisão democráticas e comprometidas politicamente, bem como orienta a definição de prioridades na trajetória institucional, vislumbrando melhor os indicadores de qualidade do ensino, da pesquisa e extensão. Se configura assim como um processo permanente de análise das ações do PPEB/NEB/UFPA, em que busca identificar alternativas para a superação de suas possíveis dificuldades quanto a implementação das ações que sustentam os objetivos, o currículo, os projetos de pesquisa, as produções acadêmicas do corpo docente e dos discentes e seus impactos sociais as diretrizes institucionais e outras dimensões.

 Vamos dialogar!

Local: Auditório do ICEN

Data: 17/05/2023

Hora: 8h às 17h

Veja a programação completa

O Programa de Pós Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica da UFPA está oferecendo uma Oficina cujo o tema refere as PESQUISAS TEÓRICAS E EDUCAÇÃO BÁSICA: revisões bibliográficas, estado da arte e levantamento de plataformas.

Data: 14/03/2023 - Horário: 08:00 às 12:00

Local: SALA NEB-03

Observação: Levar notebook no dia da Oficina.

Para se inscrever, basta preencher o formulário. Segue o link: https://forms.gle/QdDqQegNac51saRC8

 

(Vagas limitadas a 25 alunos do PPEB)

Oficina PPEB 2023

O Laboratório de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em História da Educação e Formação de Professores (Labinve) convida a comunidade acadêmica a participar do seu 3º Ciclo Formativo.

 
Tema: Realizando pesquisa no campo da História da Educação na Amazônia
Certificado de 20h
Transmissão pelo YouTube.

Link de Inscrição: https://forms.gle/QGGwxL97PBpSgPGg7

O VII Colóquio Luso-Afro- Brasileiro de Questões Curriculares, teve sua data de realização alterada, e acontecerá nos dias 12, 13 e 14 de Fevereiro de 2025, na Universidade Federal do Pará, na cidade de Belém, Pará/Brasil, no formato, exclusivamente, presencial. O evento visa reunir acadêmicos, estudantes de pós-graduação, pesquisadores e profissionais da área da educação, que se dedicam a investigar o campo dos Estudos Curriculares. A partir desta edição, o Colóquio sobre Questões Curriculares e Colóquio Luso-Brasileiro de currículo, eventos que se realizavam tradicionalmente de forma concomitante ao Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares, passarão a se integrar somente neste último.

O evento, que vem ao longo de suas edições contribuindo consideravelmente para o debate de questões contemporâneas concernentes ao campo do currículo, propiciará aos pesquisadores dos países lusófonos, reflexões e socialização de experiências em investigações curriculares entre os países de Língua Portuguesa.

Ao mesmo tempo em que constitui um espaço científico privilegiado para a socialização de estudos e pesquisas, o evento conjunto favorece um intenso intercâmbio entre pesquisadores/as do Brasil, de Portugal e de Países Africanos. A riqueza, amplitude e complexidade dos temas que serão abordados contribuirão para ampliar o debate necessário ante os problemas e desafios que as questões contemporâneas trazem para o campo do currículo. Sendo um espaço privilegiado para a reflexão, discussão e troca de experiências, a realização do colóquio propiciará, também, maior aprofundamento do debate entre os profissionais de Educação, em geral, e do Currículo, em particular, de diferentes países, com destaque para os da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.