Centro Colaborador de Apoio ao Monitoramento e à Gestão de Programas Educacionais da Região Norte – Cecampe Norte (2023-2024). (integrante) EDUCAÇÃO BÁSICA: nível da educação nacional congregando a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio, sendo obrigatória dos 4 aos 17 anos de idade, assegurada inclusive sua oferta gratuita para todos os que a ela não tiveram acesso na idade própria. É compreendida no contexto histórico brasileiro marcado pela grande concentração de rendas, pelas desigualdades e pela negação à sua população do acesso a direitos básicos como saúde de qualidade, saneamento básico e moradia. Neste contexto, a Educação Básica tem a sua universalização ainda como um desafio e, nas redes públicas, muitas dificuldades de acesso e de permanência com qualidade, em especial das crianças, jovens e adultos de origem trabalhadora.

 

Linha de Pesquisa: Currículo da Educação Básica

Concentram-se estudos do Currículo da Educação Básica sob diferentes perspectivas teórico-metodológicas, tendo como foco privilegiado as etapas e modalidades da Educação Básica brasileira, incursões investigativas sobre as políticas de currículo, a produção e distribuição social dos conhecimentos, a organização do conhecimento escolar e os fazeres curriculares, análise da relação entre currículo e ensino; saber, aprendizado e currículo; currículo e avaliação e estudos sobre a história do currículo e das disciplinas escolares, a relação entre currículo e inclusão; currículo e gênero; currículo e diferença; currículo e questões étnico-raciais; e currículo e direitos humanos.

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Currículo da Educação Básica

 

PROJETOS 

DOCENTE

TÍTULO (2021-2024)

PESQUISA

Amélia Maria Araújo Mesquita

  • Universalização do atendimento educacional especializado para o público-alvo da educação especial na rede municipal de Belém: análise das estratégias de caráter curricular (2020-2022)
  • O currículo e a educação inclusiva nas pesquisas sobre a escolarização de alunos público-alvo da Educação Especial: uma revisão sistemática (2022- atual)

Andrio Alves Gatinho

  • Práticas curriculares de recuperação de aprendizagens no contexto pós-pandêmico (2022-2024) (2024- atual)

Cleide Carvalho de Matos

  • As reformas curriculares e seus impactos na formação docente (2021-2023)
  • A BNCC no controle da educação pública: mecanismos neoliberais para conter as perspectivas educacionais emancipatórias - subprojeto "a educação básica no contexto das contra reformas neoliberais (2023 -  atual)

Daniele Doroteia Rocha da Silva de Lima

  • (Auto)biografia da docência com bebês: a criação cotidiana do currículo nas creches públicas de Belém (2019-2024). 
  • Currículo e infâncias: travessias entre narrativas e práticas curriculares na educação infantil (2024  - atual). 

Genylton Odilon Rego da Rocha

  • A emergência da abordagem científica no ensino de geografia nas escolas paraenses na primeira metade do século XX (2019-2022)
  • O que revelam as dissertações e teses defendidas em programas de pós-graduação em educação do estado do Pará, entre 2010 e 2020, acerca da história e do currículo da educação especial. (2022- atual).

Irlanda do Socorro de Oliveira Mileo

  • Grandes projetos econômicos e ação estatal e os seus impactos socioeducativos e ambientais nos territórios de populações tradicionais e povos indígenas: estudos de caso na Amazônia brasileira e no México (2021-2023) 
  •  A BNCC no contexto das escolas do campo: suas implicações na gestão escolar e na gestão pedagógica na Transamazônica e Xingu (2023- atual).

Josenilda Maria Maues da Silva

  • Virtual - atual: imagens do pensamento para o tempo-espaço curricular (2016-2022)

Leonardo Zenha Cordeiro

  • Cultura digital, cibercultura e tecnologias digitais no contexto do ensino médio: Transformações socioculturais diante do impacto da hidrelétrica Belo Monte (UHE-BELO MONTE). (2021-2023)
  •  Docência na contemporaneidade: práticas e processos da cibercultura na Educação Básica (2022- atual ).  - Integrante

Marcio Antonio Raiol dos Santos

  • Metodologias ativas na educação básica e no ensino superior: fundamentos, existências e possibilidades na UFPA (2019-2023) 
  • Inovação pedagógica e metodologias ativas no currículo da educação básica: existências e possibilidades (2021-2024). 
  • Metodologias ativas e práticas inovadoras no ensino médio: apontamentos teóricos e metodológicos. (2023-  atual). 

Mauro Cezar Coelho

  • Narrativa Histórica e Função Pedagógica: O Passado Colonial na Literatura Didática 1995-2012 (2017-2022)
  •  A educação para as relações étnico-raciais no currículo brasileiro: uma análise a partir da base nacional comum curricular e dos currículos estaduais (2021-2023 – integrante)

Neide Maria Fernandes Rodrigues de Sousa

  • Educação Escolar Inclusiva e práticas pedagógicas no processo de alfabetização/letramento de crianças com autismo nos anos iniciais (2023- atual)

Wilma de Nazaré Baia Coelho

  • Para além das salas de aula: sociabilidades adolescentes, relações étnico-raciais e ação pedagógica (2019-2022)
  •  A educação para as relações étnico-raciais no currículo brasileiro: uma análise a partir da base nacional comum curricular e dos currículos estaduais (2021-  atual ). 
  •  A educação para as relações étnico-raciais no currículo brasileiro: uma análise a partir da Base Nacional Comum Curricular e dos currículos estaduais (2021-   atual )

Willian Lazaretti da Conceicao

  • À prova da reparação - as medidas socioeducativas para além da institucionalização: uma pesquisa comparativa entre Brasil e Portugal (2021-2023)
  • Educação e Justiça Social: história oral de discentes indígenas (2023-  atual). 

EXTENSÃO

Andrio Alves Gatinho

  • Educação e Desigualdades Sociais (debates contemporâneos) (2024 -  atual)

Celita Maria Paes de Sousa (Amélia Maria Araújo Mesquita - integrante)

  • Percursos imagéticos da infância: cinema, educação e diálogos contemporâneos (2023-2024).

Irlanda do Socorro de Oliveira Mileo - integrante

  • Etnoeducação, Territórios Amazônicos e Decolonialidade: Práticas Etnoeducacionais com Comunidades Tradicionais (2024-  atual)

Willian Lazaretti da Conceição

  • A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência: possibilidades para o trato pedagógico (2023-2024) 
  •  Acompanhamento pedagógico para adolescentes e adultos que em estão conflito com a lei (2023- atual )

 

 

 

 

Linha de Pesquisa: Gestão e Organização do Trabalho Pedagógico na Escola Básica

Concentram-se estudos da gestão e organização do trabalho pedagógico na escola básica, análise da ação das instâncias de coordenação e gestão da escola pública, em suas diferentes etapas e modalidades, pesquisas que assumem o trabalho como princípio organizador da educação básica, as ações educativas destinadas a públicos específicos implementados em ambientes escolares, bem como estudos sobre reflexos na escola básica de iniciativas de gestão do meio ambiente e educação ambiental.

 

Para acessar o quadro de projetos:

 

 

 

Gestão e Organização do Trabalho Pedagógico na Escola Básica

 

PROJETOS 

DOCENTE

TÍTULO (2021-2024)

PESQUISA

Alexandre Augusto Cals e Sousa

  • O CECAMPE Norte e suas contribuições para a consolidação e execução do PPDE no município do Acará (2023-2024)
  • Programa Dinheiro Direto Na Escola (PDDE) e seus impactos financeiros e pedagógicos no município do Acará (2024-  atual)

Antonio Carlos Maciel

  • Políticas públicas e sustentabilidade social: governança e gestão da escola básica integral (2023-2024)

Benedita Alcidema Coelho Dos Santos Magalhaes

  • Trabalho, território e formação por alternância: experimentações da Pedagogia da Alternância na Amazônia (2023- atual)

Dinair Leal da Hora

  • EDUCAÇÃO E JUSTIÇA: os significados de escola justa para estudantes de Ensino Médio no Estado do Pará e a organização da escola básica (2020-2024)
  • Plano nacional de educação 2014-2024 (meta 19 e suas estratégias) no contexto da democracia, da pós democratização e da democratização da gestão (2024-  atual). 

Doriedson do Socorro Rodrigues

  • Saberes sociais, experimentações pedagógicas e as metamorfoses do mundo do trabalho: os processos formativos de ensino médio no município de Cametá - nordeste do estado do Pará - entre o some (sistema modular de ensino) e o não-some (2019-2022) 
  • Saberes sociais, integração e as metamorfoses do mundo do trabalho: os processos formativos de ensino médio no município de Cametá - nordeste do Pará - o contexto de práticas formativas do some (sistema modular de ensino) (2021-  atual). 

Egídio Martins

  • Saberes sociais, integração e as metamorfoses do mundo do trabalho: os processos formativos de ensino médio no município de Cametá - nordeste do pará - o contexto de práticas formativas do SOME (SISTEMA MODULAR DE ENSINO) (2022-2023) Integrante

Émina Marcia Nery dos Santos

  • Educação e projeto de vida (2023-2024). (integrante)
  •  Psicologia social em contexto educacional (2020-2024).
  •  Educação básica e projeto de vida: perspectivas na Amazônia paraense (2024- atual)

Fabricio Aarão Freire Carvalho.

  • A relação Público-privada na oferta e financiamento da Educação Básica Paraense - 2010 a 2020 (2020-2024) 
  •  Atuação dos professores da educação básica paraense em múltiplas escolas: o caso da Rede Estadual de ensino. (2024-   atual). 
  •  Professores que trabalham em múltiplas escolas no Brasil: mapeando e compreendendo o fenômeno (2024-  atual).  

Joao Paulo da Conceição Alves

  • O acesso, a permanência e a construção de indicadores de qualidade do ensino médio nos municípios paraenses da mesorregião do Baixo Tocantins (2021-2024)
  •  A função social do IDEB na Amazônia: indicadores de qualidade para o desenvolvimento do ensino médio e sua contribuição para a política pública educacional na mesorregião do Baixo Tocantins (2023- atual) . 

Jose Bittencourt da Silva

  • O subsistema de educação para o desenvolvimento sustentável instituído em 1996 em Belém do Pará: processo histórico, mediações e conjuntura atual (2020-2022)
  • Educação Ambiental na prática: um estado do conhecimento acerca das ações de EA em escolas da rede básica de ensino na Região Metropolitana de Belém, Estado do Pará (2022-2024).
  •  Desafios da gestão escolar e pedagógica na Amazônia no contexto do processo de implantação do Programa Escola em Tempo Integral (PETI) do Governo Federal (2024-  atual)

Maria De Fatima Matos De Souza

  • Sistema paraense de avaliação educacional (SISPAE) e os indicadores de qualidade do desempenho escolar da educação básica (2020-  atual)

Maria do Socorro da Costa Coelho

  • Plano estadual de educação nas prisões: a gestão da política de formação dos servidores do sistema penal paraense (2023-  atual).

Ney Cristina Monteiro de Oliveira

  • A Educação em Tempo Integral na Meta 06: Concepções e estratégias reveladas no Plano Estadual de Educação do Pará (2020-2021)
  • Conselhos Municipais de Educação e os processos de acompanhamento/monitoramento dos Planos Municipais de Educação de Belém e Ananindeua-PA (2022-2024)
  •  Programa escola em tempo integral: implantação das escolas em tempo integral nos municípios paraenses (2024- atual ). 

Ronaldo Marcos de Lima Araujo

  • A formação por alternância enquanto estratégia de integração de saberes na formação de trabalhadores (2022-2023). 
  •  A formação profissional por alternância no Brasil e na França: uma estratégia de integração de tempos, de práticas e de espaços de formação de trabalhadores (2021-  atual).  
  •  O novo ensino médio na rede federal de educação profissional, nas escolas técnicas estaduais dos estados do Ceará, Pará e Pernambuco desafios para o trabalho docente e para a formação da juventude (2023 -  atual) - integrante Centro Colaborador

EXTENSÃO

Alexandre Augusto Cals e Sousa

  • Centro Colaborador de Apoio ao Monitoramento e à Gestão de Programas Educacionais da Região Norte - Cecampe Norte (2023 - 2024). (Integrante)

Benedita Alcidema Coelho Dos Santos Magalhaes

  • Territórios do protagonismo feminino e justiça climática na Amazônia paraense (2023- atual ).

Maria do Socorro da Costa Coelho

  • A Formação das Famílias dos Privados de Liberdade em Belém para a COP 30, à luz do projeto As Dores da Alma (2024- atual).

Émina Marcia Nery dos Santos

  • Protagonismo juvenil na perspectiva da cop30 com juventudes da região Guamá (2024-  atual). (integrante)

 

 

 

 

Linha de Pesquisa: História da Educação Básica

Concentram-se estudos e pesquisas, a partir das diferentes abordagens históricas, sobre o nível de ensino hoje denominado de educação básica, em diversos tempos e espaços, dando visibilidade aos sujeitos tradicionalmente excluídos da história, como os (as) empobrecidos (as), as mulheres, os (as) negros (as) e as populações tradicionais. Define enquanto lócus de pesquisa, preferencialmente, a região amazônica com foco no estado do Pará, em articulação com a experiência histórica de outros estados e regiões do Brasil. Privilegia estudos sobre: a história do currículo e das disciplinas escolares, da gestão educacional, das políticas de educação, da formação de professoras e professores, das modalidades de ensino, dos tipos de escola, dos intelectuais, das ideias e práticas educativas, das instituições escolares, da organização da educação pública.

 

Para acessar o quadro de projetos:  

 

 

 

História da Educação Básica

 

PROJETOS 

DOCENTE

TÍTULO (2021-2024)

PESQUISA

Clarice Nascimento de Melo

  • Educação com Mulheres e Desenvolvimentismo no Pará na década de 1950 (2020-2024).
  • História e memória da educação com mulheres na Amazônia paraense (2024- atual)

Erinaldo Vicente Cavalcanti

  • A história ensinada: saberes docentes, livro didático e narrativa (2022-2024).
  •  Ensino de história e formação docente na Pan-Amazônia: entre saberes, disputas e narrativas no tempo presente (2010-2024). (2023- atual).

Livia Sousa Da Silva

  • História da educação por mulheres: o protagonismo de mulheres educadoras na cidade de Belém-PA na primeira metade do século XX  (2022- atual) 

Maria Jose Aviz do Rosario

  • Guia de fontes das instituições escolares do Estado do Pará, no século XX (2019-2022)
  • Guia de Fontes de instituições escolares paraense no Século XX: a contribuição do Instituto Santa Teresinha, de Bragança do Pará (2022-  atual) 

Vivian da Silva Lobato

  • A Constituição Identitária do Professor da Educação Básica no Baixo Tocantins (2021-2022)
  •  A Mulher na História da Educação do Pará (2022-2024)
  •  O Processo de Escolarização da Infância na Primeira República no Estado do Pará (2024 - atual) 

Raimundo Alberto De Figueiredo Damasceno

  • História da Educação do Pará na Primeira República (2018-2023)
  • História da Educação no Pará: transformações e permanências no entre séculos  (2022- atual) 

Renato Pinheiro da Costa

  •  Cartografia Histórico Educacional do Município de Altamira-PA (2021-2024) 
  • A história do grupo escolar Rui Barbosa em Altamira-PA (2024 -  atual)

EXTENSÃO

Clarice Nascimento de Melo

  • Centro de memória da escola de Belém: Fontes documentais para a história da educação básica (2022-  atual). 

Erinaldo Vicente Cavalcanti

  • Projeto de Extensão em Pesquisa em Ensino de História e Educação: questões teóricas e metodológicas (2024-   atual)

Livia Sousa da Silva

  • Formação continuada de professores da educação básica, História da Educação e conhecimento científico (2024 - atual)

Maria Jose Aviz do Rosario

  • Programa Circuito de Leitura (2021- atual) 

Raimundo Alberto de Figueiredo Damasceno

  • O lugar da arquitetura escolar na história da educação no Pará (2022-2024). 
  • O prédio escolar como espaço educativo: Diálogos sobre a arquitetura escolar em Belém (2024- atual)

DESTAQUES

PESQUISA

EXTENSÃO

Envolvem docentes, discentes e egressos das três linhas de pesquisa

  • Educação Básica na Amazônia: pensamento educacional, políticas públicas e formação de professores (2018-2023)
  • Programa de Extensão do Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (2023-  atual).
 

 

 

 

 

 

O novo Módulo de Geração de Ficha Automática da UFPA (FICAT 2.0), implementado pela Biblioteca Central da UFPA, é um sistema que busca dar mais celeridade na geração de fichas catalográficas para os trabalhos acadêmicos dos alunos da instituição.

Para utilizá-lo, basta acessar o site (http://www.bcficat.ufpa.br/) e preencher os dados obrigatórios e opcionais. Após o preenchimento, será disponibilizado imediatamente o arquivo em PDF da ficha catalográfica, para ser inserida no trabalho. No site, também podem ser encontrados tutoriais e instruções sobre como operar o sistema.

Além de Teses e Dissertações, o FICAT 2.0 também gera fichas catalográficas para Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação e de Especialização (TCC´s) – de forma automática, ágil e eficiente. O sistema foi criado utilizando critérios como segurança, precisão, agilidade, confiabilidade, usabilidade.

O FICAT 2.0 mantém o padrão de elaboração de fichas catalográficas conforme as regras do Código Anglo Americano de Catalogação (AACR2) e da Descrição Bibliográfica Internacional Normalizada (ISBD).

 

Para ter acesso a produção atualizada deste Programa de Pós-Graduação, acesse a Plataforma Sucupira da Capes (https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/index.jsf) e realize as seguintes rotinas:

 

1) Selecione o ícone Produções Intelectuais: (https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/producaoIntelectual/listaProducaoIntelectual.jsf).

2) Escolha: o ano; a instituição (Universidade Federal do Pará), o Programa de Pós-Graduação; Tipo de Produção (Artística; Bibliográfica; ou Técnica).

3) Acione o botão “Consultar”.

4) Após o último procedimento, a lista de produção será visibilizada. Em seguida, acione a lupa ao lado direito de cada item. Dessa forma, você terá informações detalhadas sobre a produção.

5) Caso queira visualizar todas as produções do Programa, acione diretamente o botão “Consultar”. A lista completa de produção do ano selecionado será visibilizada. Ao acionar a lupa ao lado direito de cada item, você terá informações detalhadas sobre cada produção.

INFRAESTRUTURA: ANÁLISE DAS CONDIÇÕES ESTRUTURAIS ADEQUADAS PARA O ALCANCE DOS OBJETIVOS DO PROGRAMA CONSIDERANDO AS DISPONIBILIDADES REQUERIDAS.

O PPEB, subunidade do NEB – Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação Básica, está localizado em prédio próprio no Campus da UFPA no setor Profissional. Sua infraestrutura conta com:

  • Salas de aula: possui   duas salas de aula próprias, equipadas com cadeiras (média de 30), mesa, armários, centrais de ar, quadro magnético, tela de projeção, caixa de som e projetor). Além desta, sempre que necessário o Programa utiliza outras salas de aula disponíveis no Núcleo, a fim de garantir a realização das atividades e de forma a acomodar as demandas de docentes e discentes.
  • Sala de defesa:  uma sala destinada prioritariamente para a realização de exames de qualificação e defesa, assim como reuniões. A sala é equipada com cadeiras, mesas, quadro magnético, datashow, ar-condicionado e TV de 55’ com câmera de vídeo, caixa de som, microfone e todo o aparato para realizar videoconferência em tempo real. A sala também é utilizada para reunião de grupos de pesquisa e realização de outras atividades curricula
  • Sala de estudos: Os discentes têm a sua disposição uma sala de estudos climatizada, equipada com mesas individuais, mesa de reunião, cadeiras e acesso à internet (via cabo ou wireless).
  • Acesso à internet: possui e disponibiliza, sinal wi fi, para que os discentes do Programa possam acessar os recursos de informática nas salas de aula e na sala dos discentes da Pós-Graduação, todos com acesso ao Portal de Periódicos Capes.  O Programa dispõe de equipamentos de informática ligados à área acadêmica e administrativa e todos disponíveis e ligados em rede, com acesso à intranet.
  • Site: Possui uma página eletrônica, com conteúdo atualizado e abas de encaminhamento para a consulta de informações gerais do curso, produtos educacionais, dissertações já defendidas, processos de seleção, comunicados, entre outros, funcionando funciona como importante canal de acesso e divulgação das atividades do PPEB. 
  • Laboratórios e espaço dos grupos de pesquisa: o PPEB possui um laboratório de pesquisa à disposição dos discentes (para realização de atividades que contam com bolsistas de iniciação científica e/ou de extensão). É um espaço climatizado (duas centrais de ar), equipado com bancadas, cadeiras, mesa de reunião, 12 (doze) computadores conectados à internet, armários e um bebedouro. O espaço é de uso de discentes e bolsistas da graduação que estão vinculados aos projetos de pesquisas dos docentes. 
  • Espaços multiusuários: uma copa, com mesa, fogão, geladeira, micro-ondas que pode ser acessado por servidores e discentes, a fim de garantir relativa comodidade àqueles que passam o dia na UFPA. A UFPA dispõe também de dois restaurantes universitários, com refeição ao custo de R$ 1,00 para discentes. Além disso, o Programa conta ainda com outros espaços como suporte de infraestrutura da universidade: 35 auditórios e 16 miniauditórios, com diferentes capacidades, disponíveis na Cidade Universitária da UFPA, equipados com som, projetor multimídia, telão e computador. 
  • Biblioteca: O PPEB está vinculado ao Sistema de Bibliotecas da UFPA (SIBI/UFPA), composto por 36 bibliotecas universitárias e coordenado tecnicamente pela Biblioteca Central. Destacam-se as bibliotecas do Instituto de Ciências da Educação, especializada na área educacional, e a do Núcleo de Altos Estudos  Amazônicos, especializada em questões regionais. Ambas adotam o software Pergamum, e seus acervos estão integrados em um catálogo único, disponibilizado online. Oferecem à comunidade os mais diversos serviços de informação em suportes impressos e eletrônicos , permitindo a consulta e possibilitando o empréstimo e devolução de obras de seus acervos. 
    A Biblioteca Central da UFPA tem seu acervo formado por coleções que atendem o ensino em nível de graduação e às necessidades de estudo e pesquisa da comunidade em geral. As demais bibliotecas do Sistema têm seu acervo composto de modo a atender os cursos de graduação e pós-graduação na especialidade de acordo com a sua finalidade de atuação. Adota o software Pergamum para gerenciamento dos serviços técnicos e da rede de bibliotecas da UFPA. Disponibiliza acesso ao catálogo online do acervo das bibliotecas da UFPA, mantém a Estação de Pesquisas Acadêmicas (EPAC), com acesso gratuito à internet e um espaço próprio para o Portal de Periódicos da CAPES; participa da Comissão Brasileira de Bibliotecas Universitárias – CBBU, dos serviços cooperativos da BIREME (LILACS, Scad, BVs), IBICT (COMUT, BDTD, CCN, Repositorio Institucional), REBAP (Rede Brasileira de Bibliotecas da Área de Psicologia), Rede da BVS Enfermagem, FBN (Consórcio Eletrônico de Bibliotecas da Fundação Biblioteca Nacional), Plano Nacional de Obras Raras da Biblioteca Nacional, IBGE – Biblioteca Depositária do IBGE e é help desk do Portal de Periódicos da CAPES desde 2010.
    Além dos acervos das bibliotecas, o PPEB possui uma acervo próprio, organizado em estantes na sala do grupo de pesquisa, boa parte oriundo de doações, que fica à disposição dos discentes para empréstimo. 
  • Sala para Coordenação do Programa e secretaria acadêmica: responsável pelo atendimento à Pós-Graduação, a coordenação dispõe de dois computadores para o uso pedagógico-adiministrativo, e dois para uso da secretaria. Todos conectados à internet e às impressoras (uma para a coordenação e uma para a secretaria do Programa).  O Programa ainda possui dois notebooks e dois projetores para uso itinerante em outras salas ou eventos. A sala da coordenação é climatizada e composta por mesas, cadeiras, armários verticais e gaveteiros. A secretaria  é unificada e nela funciona a secretaria dos dois programas do NEB. No conjunto, a secretaria possui uma bancada, quatro mesas individuais (duas para cada programa), cadeiras e 4 computadores de mesa  conectados à internet, sendo um específico para o PPEB. A secretaria também dispõe de arquivos, armários verticais, gaveteiros, um frigobar e um bebedouro.
  • Espaço próprio para docentes e para orientação de discentes: Os docentes do PPEB, que são vinculados ao NEB, possuem gabinetes compartilhados entre dois docentes. O espaço conta com mesas, cadeiras e armários e é climatizado e também é utilizado para a realização de orientação. Para os docentes do PPEB oriundos de outras unidades da UFPA há uma sala própria para realização de orientações. A sala, também climatizada, dispoõe de duas mesas, duas cadeiras e um gaveteiro. 
  • Sala para Coordenação do Programa e secretaria acadêmica: responsável pelo atendimento à Pós-Graduação, a coordenação dispõe de dois computadores para o uso pedagógico-adiministrativo, e dois para uso da secretaria. Todos conectados à internet e às impressoras (uma para a coordenação e uma para a secretaria do Programa).  O Programa ainda possui dois notebooks e dois projetores para uso itinerante em outras salas ou eventos. A sala da coordenação é climatizada e composta por mesas, cadeiras, armários verticais e gaveteiros. A secretaria  é unificada e nela funciona a secretaria dos dois programas do NEB. No conjunto, a secretaria possui uma bancada, quatro mesas individuais (duas para cada programa), cadeiras e 4 computadores de mesa  conectados à internet, sendo um específico para o PPEB. A secretaria também dispõe de arquivos, armários verticais, gaveteiros, um frigobar e um bebedouro.
  • Acessibilidade: o acesso ao prédio e às salas de aula, assim como ao banheiro possuem acessibilidade (rampas, corrimãos, alargamento de portas e sinalizações que permitem o acesso com autonomia e independência). Na UFPA todos os corredores de integração dos prédios possuem piso tátil e nos blocos de sala de aula há elevadores acessíveis