Antônio Carlos Maciel

Professor Visitante no PPEB-NEB-UFPA. Pesquisador na área de Educação, com ênfase em Epistemologia da Educação, Educação Integral, Politecnia, Políticas e Gestão da Educação, Educação e Desigualdades Regionais. Tem estudos, ainda, sobre Formação Sociocultural da Amazônia e Ocupação Socioeconômica de Rondônia, e vários livros e artigos científicos publicados nessas áreas. Líder do Grupo de Pesquisa CIEPES - Centro Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Educação e Sustentabilidade.

E-mail: maciel_ac@hotmail.com

 

Última Atualização: 13/05/2024

 

 

Andrio Alves Gatinho

Professor Associado I da Universidade Federal do Pará. Atua como professor no Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão de Escola Básica - PPEB. Tem experiência na coordenação, elaboração e assessoramento de projetos pedagógicos de educação dos diversos níveis e modalidades da educação. Desenvolve atividades de pesquisa, ensino, orientação e assessoria/consultoria nos seguintes temas: Educação e Desigualdades; Políticas Educacionais; Currículo; Políticas e Práticas Curriculares; Formação de Professores para a Educação Básica; Educação das Relações Étnico-raciais.

E-mail: androgatinho@ufpa.br

 

 

 

 

Benedita Alcidema Coelho dos Santos Magalhães

Professora Adjunta da Faculdade de Geografia e Cartografia do IFCH - UFPA.Foi diretora da Faculdade de Geografia e Cartografia (2021-2023). Professora do Programa de Pós Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica- PPEB-NEB-UFPA e do Programa de Pós Graduação em Geografia- PPGEO-UFPA. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Trabalho e Educação (GEPTE/NEB/UFPA);. Coordenadora do Grupo de Trabalho Geografia e Gênero na Amazônia (GGEAMA-FGC-PPGEO-UFPA). Tem experiência na área da Educação e da Geografia com ênfase em Trabalho e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: trabalho, território, Pedagogia da Alternância, educação geográfica, movimentos sociais, educação profissional, arte e gênero. É associada à ANPED.

E-mail: alcidema@ufpa.br

 

 

 

 

Jadson Fernando Garcia Gonçalves

Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica, Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação Básica-UFPA. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Estudos Foucaultianos e Educação (Disciplina, violência e Educação; Práticas discursivas e modos de subjetivação; Sexualidade e Educação; Biopolítica), atuando também nos seguintes temas: Política Cultural e Educação; História Cultural e Educação; Filosofia da Diferença e Educação; Estudos do Corpo e Educação; Escrituras de Vida e Formação; Currículo e Formação de Professores (teorias e práticas).

E-mail: jadson@ufpa.br

 

Última Atualização: 13/05/2024

 

 

Alexandre Augusto Cals e Souza

Professor Efetivo da Universidade Federal do Pará trabalhando no Campus Universitário de Abaetetuba - Baixo Tocantins, Atuando nos programas PPGCITI e PPEB. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais na Região do Baixo Tocantins - GEPEBATO. Possui expertise na área de Educação, com ênfase em Políticas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: Estado, Políticas Públicas, Democracia, Sociedade Civil, Participação, Educação, Currículo, Organização do Ensino e Diversidade.

E-mail: alexandre@ufpa.br

 

 

 

 

Amélia Maria Araújo Mesquita

Professora Associada I do Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação Básica (NEB) e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica - PPEB/NEB/UFPA (gestão 2021-2024). Integrante da Diretoria da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial/ABPEE (2ª secretária).Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Currículo e Formação de Professores na Perspectiva da Inclusão - INCLUDERE, e pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Infâncias e Educação - INFANCE. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: currículo, práticas curriculares, escolarização de alunos com deficiência na escola básica e didática.

E-mail: ameliamesquita05@gmail.com

 

 

 

 

Clarice Nascimento de Melo

Professora Associada da Universidade Federal do Pará, exercendo atividades de ensino e pesquisa no Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica - PPEB. Diretora Adjunta do Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação Básica (NEB). Lidera o Grupo de Estudos e Pesquisas em História e Educação - GEPHE. Coordena o Projeto de Pesquisa "Educação com Mulheres e Desenvolvimentismo na década de 1950" e o Projeto de Extensão "Centro de Memória das Escolas de Belém". Vivencia na área de Educação, com ênfase em Ensino de História e História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: História da educação brasileira, História da educação de mulheres e Teoria e metodologia do ensino de História.

E-mail: mnclarice@gmail.com

 

 

 

 

Cleide Carvalho de Matos

Professora Adjunto 4 da Universidade Federal do Pará, Campus Universitário do Marajó, Breves, exercendo a docência no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação Básica (PPEB/UFPA). Exerce a função de Vice-diretora da Faculdade de Educação e Ciências Humanas do Campus Universitário do Marajó/Breves da UFPA. Vice-Líder do Grupo de Pesquisa em Educação na Amazônia. Possui expertise em formação de professores, didática, currículo e educação do campo. Pesquisadora no Núcleo de Estudos e Pesquisas em Currículo, NEPEC.

E-mail: cleidematos@ufpa.br

 

 

 

 

Daniele Dorotéia Rocha de Lima

Professora Adjunta da Universidade Federal do Pará, lotada no Instituto de Ciências da Educação, credenciada no Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica - PPEB. Atua como Coordenadora de Integração Estudantil, na Superintendência de Assistência Estudantil, da Universidade Federal do Pará. Integrante do núcleo gestor do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Infâncias e Educação (INFANCE), membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre alfabetização, leitura, escrita, literatura, cibercultura, formação e trabalho docente (GEPASEA)e do Fórum de Alfabetização, Leitura e Escrita Flor do Grão Pará. Pesquisa os seguintes temas :organização do trabalho pedagógico, formação de professores, educação em ciências e matemática, políticas públicas e infância.

E-mail: daniele_doroteia@yahoo.com.br | danieledoroteia@gmail.com

 

 

 

 

Dinair Leal da Hora

Professora Adjunta da UFPA, lotada no Campus Universitário de Abaetetuba atuando no Curso de Pedagogia e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica da Universidade Federal do Pará e do Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão democrática, gestão educacional, política educacional, avaliação institucional e educação, educação em saúde e epidemiologia social.

E-mail: tucupi@uol.com.br

 

 

 

 

Doriedson do Socorro Rodrigues

Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura (PPGEDUC - Campus Cametá/UFPA), do Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB/ICED/UFPA) e do Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia - PGEDA. Diretor do Centro de Processos Seletivos - CEPS - da UFPA . Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educação (GEPTE/UFPA) e do Grupo De Pesquisa História, Educação E Linguagem Na Região Amazônica (GPHELRA/UFPA). Coordenador do Projeto de Pesquisa Saberes do Trabalho da Pesca e Identidade de Juventude Do Município De Cametá.Tem experiência na área de Linguística, com ênfase na articulação entre Variação, Letramento, Educação, Movimentos Sociais e Política Linguística. Pesquisador na área de Trabalho, Educação e Movimentos Sociais, discutindo formação/qualificação dos trabalhadores, tanto em contextos informais como enquanto políticas públicas, bem como o trabalho como princípio educativo, saberes sociais, integração e organização política dos trabalhadores no interior de atividades produtivas/culturais classistas na/da Amazônia.

E-mail: doriedsonrodrigues.rodrigues@gmail.com

 

 

 

 

Émina Márcia Nery dos Santos

Professora Titular da UFPA, com disciplinas ligadas a Educação em Direitos Humanos, Gestão Educacional, Legislação Educacional e Política Educacional. Coordena o Grupo de Estudos em Educação em Direitos Humanos (GEEDH) vinculado ao Programa de pós- graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB), além de ser associada da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) e da rede de pesquisa internacional InterUniversidades.

E-mail: emina@ufpa.br

 

 

 

 

Egídio Martins

Professor Associado I da Universidade Federal do Pará, Campus Universitário do Tocantins/Cametá.Docente do Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB/ICED/UFPA) e do programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura (PPGEDUC) Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educação ( GEPTE). Experiência na área Trabalho e Educação atua com os seguintes temas: o trabalho como principio educativo, formação humana, juventude e ensino médio, saberes sociais, práxis política, educativa e produtiva nos espaços formais e não-formais e Movimentos sociais.

E-mail: egidio@ufpa.br

 

 

 

 

Erinaldo Vicente Cavalcante

Professor Adjunto da UFPA/Belém atuando na graduação e na Pós-graduação. Coordena o grupo de pesquisa Interpretação do Tempo: ensino, memória, narrativa e política (iTemnpo - CNPq) e o Núcleo NEAB/GERA/UFPA. atua principalmente nos seguintes temas: Teoria; Ensino de História, Livro Didático e Formação Docente. Coordena o projeto de pesquisa" Enseñanza de la Historia y formación del profesorado en la Panamazonía". Diretor da Associação Brasileira de História Oral - Regional Norte (Biênio 2018/2020) e segundo secretário da Diretoria Nacional da ABHO (Biênio 2020-2022). É um dos idealizadores e criadores da Red Panamazónica para la Formación y Enseñanza de la Historia (REPAMFEH).

E-mail: erinaldocavalcanti@ufpa.br

 

 

 

 

Fabrício Aarão Freire Carvalho

Professor Associado II do Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação Básica da Universidade Federal do Pará (NEB/UFPA). Professor/Orientador do Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB). Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas para a Educação Básica (GEPPEB). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Política Educacional, Financiamento da Educação, Políticas de Valorização Docente da Educação Básica e Processos de Privatização da Educação Básica.

E-mail: fafc33@gmail.com

 

 

 

 

Genylton Odilon Rego da Rocha

Professor Titular da Universidade Federal do Pará, exercendo atividades no Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (Mestrado) e no Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia (Doutorado). Diretor Geral do Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação Básica da UFPA; Secretario Regional da SBPC (Biênio 2017-2019 e 2019-2021); Sócio do Instituto Histórico e Geográfico do Pará (IHGP); membro da Comissão Justiça e Paz (CNBB Norte II); Secretário do Instituto Dom Azcona de Direitos Humanos.

E-mail: genylton@gmail.com

 

 

 

 

Irlanda do Socorro de Oliveira Miléo

Professora adjunta da Faculdade de Etnodiversidade da Universidade Federal do Pará/Campus Universitário de Altamira e do Programa Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB). Tem experiência na área de Educação e Políticas Públicas Sociais, com ênfase em Política Curricular e de Avaliação, atuando principalmente nos seguintes temas: currículo, educação, formação de professores educação diferenciada.

E-mail: irlanda@ufpa.br

 

 

 

 

João Paulo da Conceição Alves

Professor Adjunto III no curso de Pedagogia no Campus de Abaetetuba/UFPa e no Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão de Escola Básica (PPEB/UFPa). É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educação (GEPTE/UFPa). Tem pesquisas relacionadas às sub-áreas Trabalho e Educação; Políticas Educacionais para a educação básica; Indicadores de Qualidade do Ensino Médio; Trabalho e Relações Étnico-Raciais; Formação Humana e Educação Politécnica. Tem ministrado as seguintes disciplinas relacionadas à política e Legislação educacional, trabalho e educação e pesquisa educacional.

E-mail: jpaulochee@gmail.com

 

 

 

 

José Bittencourt da Silva

Professor Titular da Universidade Federal do Pará, atuando na graduação e Pós-Graduação (Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica-PPEB) no Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação Básica (NEB). É líder/coordenador do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação e Desenvolvimento da Amazônia (GEPEDA). Preferencialmente, aborda temáticas relativas à gestão e às práticas pedagógicas nas escolas básicas da Amazônia, em interface com a Educação Ambiental, explorando suas diversas possibilidades de implementação de maneira crítica em territórios citadinos e campesinos. Também  busca estabelecer relações teóricas com os debates sobre educação integral e escolas em regime de tempo integral.

E-mail: jbsilva@ufpa.br

 

 

 

 

Leonardo Zenha Cordeiro

Professor Dedicação Exclusiva na Universidade Federal do Pará .Professor do Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB) e do Programa de Pós-graduação em Educação e Cultura (PPGEDUC)da Universidade Federal do Pará.Desenvolve trabalhos no campo do ensino Pesquisa e extensão nas areas de educação e comunicação.Professor Pesquisador na área de Educação,comunicação, cultura digital e cibercultura.

E-mail: leozenha@gmail.com

 

 

 

 

Livia Sousa da Silva

Professora Adjunta C- I no Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará - UFPA, Faculdade de Educação. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Básica - PPEB (UFPA) - Linha de Pesquisa História da Educação Básica.Especialista em Psicopedagogia Educacional com ênfase em psicopedagogia preventiva, pela Universidade do Estado do Pará (UEPA); licenciada plena em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Coordenadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares sobre História da Educação e Formação de Professores - LABINVE.

E-mail: liviasilva@ufpa.br

 

 

 

 

Marcio Antonio Raiol dos Santos

Professor Titular da Universidade Federal do Pará. Docente do Núcleo de Estudos Transdisciplinares da Educação Básica - NEB UFPA e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica - UFPA. Licenciado Pleno em Educação Física pela Universidade do Estado do Pará, especialista em Metodologia do Ensino da Educação Física Escolar pela Universidade Federal do Pará, Desenvolve suas investigações nas áreas da Educação e do Ensino, com ênfase em Ludicidade e Educação; Currículo e Educação Básica; Teoria da Complexidade e Educação; Interdisciplinaridade e Transdisciplinaridade; Formação e Práticas Docentes em Educação Física.

E-mail: marsraiol@gmail.com

 

 

 

 

Maria do Socorro da Costa Coelho

Professora Associada IV da Universidade Federal do Pará, vinculada ao Instituto de Ciências da Educação (UFPA/Belém). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Diálogo em Educação (GEPDED/UFPA). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Sociologia da Educação, Gestão de sistema e Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação de Alunos Privados de Liberdade, Educação e Políticas Públicas, Educação Popular, Educação do campo e interiorização do Ensino Superior e Avaliação de egressos nos cursos universitários.

E-mail: mscc@ufpa.br

 

 

 

 

Maria de Fátima Matos de Souza

Professora Adjunta da Universidade Federal do Pará/UFPA onde exerce atividades de pesquisa e de docência na graduação e na Pós-graduação em Educação. É Coordenadora Geral do Doutorado em Educação na Amazônia do Programa de Pós-graduação em Educação/PPGEDA - Associação Plena em Rede - Educanorte. Coordena o Grupo de Pesquisa em Política, Gestão e Avaliação da Educação GPPGAE/UFPA, desde 2018. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração de Sistemas Educacionais, História da Educação e Avaliação atuando principalmente nos seguintes temas: Política educacional, Gestão escolar e educacional, avaliação escolar e história das instituições escolares. Possui obras publicadas em livros, periódicos e anais de eventos.

E-mail: fmatoz@gmail.com

 

 

 

 

Maria José Aviz do Rosário

Professora titular do Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação Básica- NEB UFPA, exercendo atividades de ensino, pesquisa e extensão nos cursos de graduação em Licenciaturas da UFPA e no Programa de Pós - Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica - PPEB. Coordenadora do Programa de Conexões de Saberes - UFPA. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, história e memória da educação, historiografia da educação brasileira, história da organização e democratização da educação básica, história da política e legislação da educação básica, instituições escolares paraenses, história das ações afirmativas e história juventude e educação.

E-mail: mrosario@ufpa.br

 

 

 

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Neide Maria Fernandes Rodrigues de Sousa

Professora Adjunta IV da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Pará - UFPA/Campus Universitário de Bragança. Professora do Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB) /NEB /UFPA. Tem experiência na área de Educação e Psicologia com ênfase nos seguintes temas: Psicologia da Educação, Psicologia do Desenvolvimento, Psicologia da Aprendizagem, Educação Especial, Educação Inclusiva, Formação de Professores, Currículo e Cultura.

E-mail: nmfrs@ufpa.br

 

 

 

 

Ney Cristina Monteiro de Oliveira

Professora Titular da Universidade Federal do Pará, Professora do Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB), Professora e Vice-Coordenadora do Programa de Pós- Graduação em Educação - Doutorado em Rede - PGEDA/EDUCANORTE, vinculado ao Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação em Educação Básica NEB/UFPA. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Gestão e Planejamento da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas educacionais, gestão e administração da educação, políticas e programas de educaçao integral e de tempo integral, análise de programas e projetos federais e seus impactos na escola básica, análise e monitoramento das metas do PNE 2014 nos estados e municípios.

E-mail: neycmo@ufpa.br

 

 

 

 

Raimundo Alberto de Figueiredo Damasceno

Professor Titular da Universidade Federal do Pará, docente do Programa de Pós-graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB) e do Programa de Pós-graduação em Educação na Amazônia (PGEDA). Desenvolve estudos na área da História da Educação, Política Educacional, Gestão e Planejamento Educacional. Atualmente coordena o Laboratório de Pesquisas em Memória e História da Educação (LAPEM). Membro da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE), da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) e do Instituto Histórico e Geográfico do Pará (IHGP). Atualmente preside o Conselho Municipal de Educação de Belém.

E-mail: albertofdamasceno59@gmail.com

 

 

 

 

Renato Pinheiro da Costa

Professor da UFPA/Campus de Altamira, do Programa de Pós-Graduação PROFHISTORIA-UFPA e do Programa de Pós-Graduação PPEB-UFPA. Líder do Grupo de Pesquisa HISTEDBR_SECÇÃO ALTAMIRA-PA. estudos sobre ensino de história, currículo e gestão da escola básica, formação e atuação docente na educação básica.

E-mail: renatopc@ufpa.br

 

 

 

 

Ronaldo Marcos de Lima Araújo

Professor Titular do Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação Básica atuando como professor da graduação e da pós-graduação mestrado e doutorado. Coordena o GEPTE Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educação. Atualmente é Superintendente de Assistência Estudantil da UFPA . É associado da ANPED, da ANPAE e da SBPC. Bolsista Produtividade do CNPq (2008 -).

E-mail: ronaldolimaaraujo@gmail.com

 

 

 

 

Vivian da Silva Lobato

Docente Permanente do Programa de Pós- Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB). Docente do Programa de Pós-graduação em Cidades, Territórios e Identidades (PPGCITI). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: memória de professoras, história oral, violência nas escolas e formação docente.

E-mail: vivianlobato@ufpa.br

 

 

 

 

 

Willian Lazaretti da Conceição

Professor Adjunto no Instituto de Ciências da Educação e Professor no Programa de Pós-graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica PPEB da Universidade Federal do Pará. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Justiça Social - Edujus/UFPA e constitui rede interinstitucional com o Grupo Autônomo de Estudos em Educação Física escolar - Professores Pesquisadores, com o Núcleo de Investigação e Práticas em Educação nos Espaços de Restrição e Privação de Liberdade - EduCárceres/UFSCar, com o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação, Antirracismo, Gênero e Juventude - GEPEA/IFRS e com o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física Escolar e Relações com os Saberes - GEPEFERS/ UFC. Tem experiência nos seguintes temas: formação de professores, educação física escolar, educação de jovens em privação e restrição de liberdade, história oral, hospitalidade.

E-mail: willianlazaretti@gmail.com

 

 

 

 

Wilma de Nazaré Baía Coelho

Professora Titular da UFPA. Está como Diretora de Políticas de Educação Étnico-Racial e Educação Escolar Quilombola da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação. Desenvolve e orienta pesquisas nas temáticas: Formação de Professores/as, Educação Básica e ERER. Bolsista de Produtividade 1D do CNPq.

E-mail: wilmacoelho@yahoo.com.br

 

 

 

Última Atualização: 09/05/2024

 

 

Área de Concentração: Educação Básica

A Educação Básica, enquanto sub-área da Educação, constitui a Área de Concentração deste Programa, a partir da qual devem ser articular duas Linhas de Pesquisa com foco em currículo e na Gestão da Escola Básica.

A Educação Básica é definida no art. 21 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional como um dos níveis da educação nacional congregando a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio, sendo obrigatória dos 4 aos 17 anos de idade, assegurada inclusive sua oferta gratuita para todos os que a ela não tiveram acesso na idade própria.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) define que as finalidades da Educação Básica são “desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores”.

Compreende-se aqui a Educação Básica no contexto histórico brasileiro marcado pela grande concentração de rendas, pelas desigualdades e pela negação à sua população do acesso a direitos básicos como saúde de qualidade, saneamento básico e moradia. Neste contexto a educação básica tem a sua universalização ainda como um desafio e, nas redes públicas, muitas dificuldades de acesso e de permanência com qualidade, em especial das crianças, jovens e adultos de origem trabalhadora. Em função de suas peculiaridades, a Educação Básica transformou-se numa fértil e promissora linha de pesquisa.

 


Linhas de Pesquisa

Currículo da Educação Básica

Estudos do Currículo da Educação Básica sob diferentes perspectivas teórico-metodológicas, tendo como foco privilegiado as etapas e modalidades da Educação Básica brasileira. Incursões investigativas sobre as políticas de currículo, a produção e distribuição social dos conhecimentos, a organização do conhecimento escolar e os fazeres curriculares. Análise da relação entre currículo e ensino; saber, aprendizado e currículo; currículo e avaliação. Estudo sobre a história do currículo e das disciplinas escolares, a relação entre currículo e inclusão; currículo e gênero; currículo e diferença; currículo e questões étnico-raciais; e currículo e direitos humanos.

 

Gestão e Organização do Trabalho Pedagógico na Escola Básica

Estudos da gestão e organização do trabalho pedagógico na escola básica. Análise da ação das instâncias de coordenação e gestão da escola pública, em suas diferentes etapas e modalidades. Pesquisas que assumem o trabalho como princípio organizador da educação básica, as ações educativas destinadas a públicos específicos implementados em ambientes escolares, bem como estudos sobre reflexos na escola básica de iniciativas de gestão do meio ambiente e educação ambiental.

 

História da Educação Básica

Estudos e pesquisas, a partir das diferentes abordagens históricas, sobre o nível de ensino hoje denominado de educação básica, em diversos tempos e espaços, dando visibilidade aos sujeitos tradicionalmente excluídos da história, como os (as) empobrecidos (as), as mulheres, os (as) negros (as) e as populações tradicionais. Define enquanto lócus de pesquisa, preferencialmente, a região amazônica com foco no estado do Pará, em articulação com a experiência histórica de outros estados e regiões do Brasil. Privilegia estudos sobre: a história do currículo e das disciplinas escolares, da gestão educacional, das políticas de educação, da formação de professoras e professores, das modalidades de ensino, dos tipos de escola, dos intelectuais, das ideias e práticas educativas, das instituições escolares, da organização da educação pública.

O Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB) iniciou suas atividades em junho de 2015 vinculado ao Instituto de Ciências da Educação (ICED/UFPA), quando teve aprovado o seu curso de Mestrado Acadêmico pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE) da UFPA, nos termos da Resolução Nº 4.720/2015. 

No ano de 2017, com a criação do Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação Básica (NEB) da Universidade Federal do Pará (UFPA) nos termos da Resolução Nº 765/2017-CONSUN, o PPEB desvinculou-se do ICED/UFPA e torna-se subunidade do NEB.

O curso de Mestrado é pertencente à área da Educação, tem como Área de Concentração a Educação Básica e foi formado originalmente por duas Linhas de Pesquisa: Currículo da Educação Básica e Gestão e Organização do Trabalho Pedagógico na Escola Básica. A partir de 2021, passou a ter uma nova Linha de Pesquisa: História da Educação Básica.

O Programa tem como objetivo formar pesquisadores nos níveis de Mestrado e, futuramente, no Doutorado, visando:

Projetar-se como referência nos estudos e pesquisas cujo foco se assenta nos fenômenos sociais relacionados à Educação Básica, na região amazônica em particular

  • Articular a formação de pesquisadores para o fortalecimento da Educação Básica, em particular no currículo, na gestão e no trabalho pedagógico que incidem na Educação Básica da Amazônia;
  • Qualificar a formação de profissionais para atuar no campo educacional, na docência, na gestão e na pesquisa no nível da Educação Básica;
  • Promover políticas de intercâmbios acadêmicos e institucionais no campo do currículo, da gestão e do trabalho docente na Educação Básica, a fim de solidificar a pesquisa, permutar experiências investigativas e estratégias de produção do conhecimento, e aprimorar a qualificação de pós-graduandos e docentes vinculados aos Programas conveniados;
  • Fortalecer a produção científica por meio da formulação de Projetos de Pesquisa, consolidação dos Grupos de Pesquisa, realização de estudos e promoção de eventos acadêmicos a partir da atuação articulada das Linhas de Pesquisa, cujos resultados serão veiculados sob a forma de dissertações, teses, livros, capítulos de livros, artigos em periódicos qualificados e trabalhos apresentados em anais de eventos.

Atualmente são 35 professores permanentes no Programa, com projetos de pesquisa ligados à Área de Concentração do curso. As pesquisas coordenadas pelos docentes orientadores são financiadas por órgãos de fomento como CNPq, CAPES e UFPA.

Além dos recursos captados pelos projetos de pesquisas, o PPEB recebe da CAPES, do CNPq, da Fapespa e cotas de bolsas de Mestrado às quais os alunos podem candidatar-se. No entanto, o atendimento à solicitação está condicionado à disponibilidade de bolsas.

Perfil do pesquisador a ser formado:

  • O Pesquisador da Educação Básica;
  • O Professor do Ensino Superior-Pesquisador;
  • O Profissional da Educação Básica-Pesquisador