2018 - Dissertações de Mestrado Defendidas

ALINY CRISTINA SILVA ALVES 

GASTOS E CUSTOS DO PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL NO PARÁ (2012-2015).

Orientador: Prof. Dr. Fabrício Aarão Freire Carvalho

 

CARLA SANTOS CARDOSO

EDUCAÇÃO INTEGRAL E(M) TEMPO INTEGRAL: CONCEPÇÕES EM PROCESSO NA ESCOLA MUNICIPAL RIO MAGUARY.

Orientadora: Prof.ª Dr.ª Ney Cristina Monteiro de Oliveira

 

DANIEL RODRIGUES PALHETA

O CONSELHO ESCOLAR COMO EPICENTRO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA: O CASO DA ESCOLA EDUARDO LAUANDE EM MARITUBA - PA (2013-2015) 

Orientador: Prof. Dr. Alberto Damasceno

 

DANIELE CRISTINA SALGADO GARCIA

O CURRÍCULO DA SALA DE RECURSO MULTIFUNCIONAL: SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA DO CICLO I DA EMEIEF ROTARY-BELÉM-PA

Orientador: Prof. Dr. Genylton Odilon Rêgo da Rocha.

 

ELY CARLOS SILVA SANTOS

O CONTEÚDO DA HISTÓRIA DE SOURE/PA NA DISCIPLINA INTEGRAÇÃO SOCIAL DA ERC INSTITUTO STELLA MARIS (1971-1988).

Orientadora: Profa. Dra. Clarice Nascimento de Melo

 

JESSICA FERREIRA NUNES

O CURRÍCULO DE ESCOLARIZAÇÃO DE ALUNOS COM TEA NO CICLO I DO ENSINO FUNDAMENTAL DA EMEIF ROTARY: PROBLEMATIZAÇÕES SOBRE O CONTEÚDO ESCOLAR

Orientadora: Profª. Drª Amélia Maria de Aráujo Mesquita

 

JESUS DE NAZARÉ DE LIMA DA COSTA

A ESCOLA DR. CELSO MALCHER NO BAIRRO DA TERRA FIRME EM BELÉM DO PARÁ BELÉM DO PARÁ: UM ESTUDO SOBRE O PROCESSO DE MOBILIZAÇÃO E LUTA DOS JOVENS DO ENSINO MÉDIO POR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE.

Orientadora: Profª. Drª. Maria José Aviz do Rosário.

 

KARINY DE CÁSSIA RAMOS DA SILVA

INTEGRAÇÃO E FRAGMENTAÇÃO DOS PROCESSOS FORMATIVOS NA CONJUNTURA DE IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA MODULAR DE ENSINO MÉDIO EM UM CONTEXTO AMAZÔNICO

Orientador: Prof. Dr. Doriedson do Socorro Rodrigues

 

JOSÉ RAFAEL BARBOSA RODRIGUES 

A ESCOLA SEM HOMOFOBIA: FORMAS E FORÇAS DE UM DISCURSO.

Orientadora: Prof.ª Dr.ª Josenilda Maria Maués da Silva 

 

KEILA SIMONE DOS ANJOS

PDE ESCOLA E A DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO: O CASO DA ESCOLA FORTE AMBÉ NO MUNICÍPIO DE ALTAMIRA - PARÁ.

Orientadora: Prof.ª Dr.ª Ney Cristina Monteiro de Oliveira

 

MARCELA SILVA DA CONCEIÇÃO

UM ESTUDO SOBRE O ESTADO DO CONHECIMENTO NO TOCANTE À IMPLEMENTAÇÃO DA LEI N. 10.639/2003 NA EDUCAÇÃO BÁSICA (2009-2016)

Orientadora: Professora Doutora Wilma de Nazaré Baía Coelho.

 

PABLO AGUIAR CASTRO BATISTA 

DESCENTRALIZAÇÃO FINANCEIRA PARA AS ESCOLAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA; UMA ANÁLISE DO PDDE NA ESCOLA ESTADUAL CIDADE MODELO NO PERÍODO DE 2012 A 2015.

Orientador: Prof. Dr. Fabrício Aarão Freire Carvalho

 

PAULO SÉRGIO DE OLIVEIRA ÁLVARES

RUMORES DE UM CURRICULO NÔMADE: TRAVESSIAS DE FORMAÇÃO DE ALFREDO NA OBRA DALCIDIANA

Orientador: Dr. José Valdinei Albuquerque Miranda.

 

RAIMUNDO BARBOSA DA SILVA FILHO

EVASÃO E PERMANÊNCIA DO ALUNO-TRABALHADOR NA EDUCAÇÃO.

Orientador: Prof. Dr. Ronaldo Marcos de Lima Araujo

 

RENATA DA SILVA ANDRADE SOBRAL 

A TRAJETÓRIA DE ESCOLARIZAÇÃO DE UM ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: ENTRE OTIMISMOS E FRUSTRAÇÕES.

Orientadora: Prof.ª Dr.ª Amélia Maria Araújo Mesquita

 

ROBERTA MOREIRA COUTO

UM CURRÍCULO COMO NARRATIVA ÉTNICO-RACIAL: NARRATIVASIMAGENS DA DIFERENÇA NEGRA NO COTIDIANO DA ESCOLA VELLA ALVES, NO BAIRRO DO JURUNAS, BELÉM-PA.

Orientadora: Prof.ª Dr.ª Gilcilene Dias da Costa.

 

RONIQUELI MORAES PANTOJA

INSTANTÂNEOS CARTOGRÁFICOS DE UM CURRÍCULO ARTÍFICE.

Orientadora: Prof.ª Dr.ª Josenilda Maria Maués da Silva 

 

WALDINA RIBEIRO BRAGA

A CULTURA-CERÂMICA ICOARACIENSE NA ESCOLA: A FORÇA PEDAGÓGICA DO CURRÍCULO COMO POLÍTICA CULTURAL.

Orientadora: Prof.ª Dr.ª Joyce Otânia Seixas Ribeiro

PEDRO PAULO SOUZA BRANDÃO

Lutas no Currículo da Educação Física no ensino fundamental sob o olhar da Diversidade Cultural: experiências na Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará.

 

Orientador: Prof. Dr. Marcio Antônio Raiol dos Santos.