2025 - Dissertações de Mestrado Defendidas

Linha de Pesquisa: Currículo da Educação Básica

  • Ailto Ramos da Silva

   “AS PRESCRIÇÕES CURRICULARES PARA O COMPONENTE CURRICULAR "PROJETO DE VIDA" NO ENSINO MÉDIO: uma análise do Documento Curricular do Estado do Pará”

  • Alice Carolina Campelo de Oliveira

    “PRÁTICAS CURRICULARES DE PROFESSORES SURDOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA MUNICIPAL DE ALTAMIRA-PA”

  • Ana Caroline Silva Carneiro

   "Pesquisa-Formação e Etnomídias: Construindo um Etnocurrículo com os Juruna do Médio Xingu"

  • Daniele Rodrigues do Nascimento

    “LINHAS E ENTRELINHAS DO ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE LEITURA NOS ANOS INICIAIS: análises, desdobramentos e perspectivas”
  • Diego Silva de Barros

   “A AUSÊNCIA DO CURRÍCULO DE LÍNGUA INGLESA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL, ANOS INICIAIS: UMA ANÁLISE EM TESES E DISSERTAÇÕES PUBLICADAS NO PERÍODO DE 2015 A 2024

  • Helena Neuza Conde de Morais

   "A alfabetização do aluno com Transtorno do Espectro Autista: a visão da professora da sala de aula regular sobre práticas curriculares numa escola do Sistema Municipal de Ensino de Belém/Pa."

  • Jéssica da Costa Ferreira Amorim

    “A PARTICIPAÇÃO DA CRIANÇA ANANIN NA PRÁTICA CURRICULAR: compreensão das narrativas docentes em Ananindeua (PA)"
  • João Jorge Neto

    “OS PARECERES TÉCNICOS PARA A ELABORAÇÃO DA BNCC – concepções sobre ensino do componente Língua Portuguesa”
  • Larissa Estumano Soares

  "Um estudo sobre a Educação para as Relações Étnico-Raciais nas propostas curriculares dos Anos Finais do Ensino Fundamental do Estado do Pará”

  • Marcelo Furtado Silva

    “A LITERATURA COMO PROMOTORA DE LETRAMENTO RACIAL PARA PROFESSORES E GESTORES DE UMA ESCOLA QUILOMBOLA DE ENSINO MÉDIO NO MUNICÍPIO DE MIRINZAL-MA.”
  • Maria Sheleide Alves de Oliveira Souza

  “Entre Contradições e Potências: A Pesquisa-Formação com IA Generativa no Currículo da Escola Pública Amazônida”

  • Marilia dos Santos Gomes

    “O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA ESCOLA DO CAMPO VIDA AMAZÔNICA NO MUNICÍPIO DE ALTAMIRA-PA”
  • Pedro Victor da Silva Leite

    “EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: um estudo sobre a implementação da Lei nº 10.639/03 no currículo escolar de Belém/Pa”
  • Sônia Maciel da Silva

  “PRÁTICAS CURRICULARES DE ALFABETIZAÇÃO NA ESCOLA DO/NO CAMPO”

  • Thiago Sousa da Silva

    “O currículo e a seleção do conhecimento para a escolarização de alunos com deficiência intelectual - o estado do conhecimento em teses e dissertações (2010 a 2022)"

  • Wylle Jeane do Amaral Rodrigues

    "O PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO E O ALCANCE DAS METAS DE EXPANSÃO DA OFERTA EDUCACIONAL DE 2021 A 2024."

 

Linha de pesquisa: Gestão e Organização do Trabalho Pedagógico na Escola Básica

  • Barbara Lorena Campos Valois

    "O ITINERÁRIO FORMATIVO “FORMAÇÃO TÉCNICA E PROFISSIONAL”: FRAGMENTAÇAO CURRICULAR E RENÚNCIA AO ENSINO MÉDIO INTEGRADO”

  • Claudia Gatinho de Miranda

   “A GESTÃO DOS RECURSOS DO PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA (PDDE) NA REDE ESTADUAL DE                ENSINO DO ESTADO DO PARÁ DE 2018 A 2024.”

  • Fernanda Silva de Almeida

    “AS PERSPECTIVAS DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INSPIRADAS NA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA NA CASA ESCOLA DA PESCA DE CARATATEUA - ILHA DE OUTEIRO-PA”
  • Flavio Morais Lima

   “IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA NACIONAL DE APOIO AO TRANSPORTE DO ESCOLAR NO MUNICÍPIO DE                ALTAMIRA-PA.”

  • Kesia Silva da Costa Amaral

  “O PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO E O ALCANCE DAS METAS DE EXPANSÃO DA OFERTA EDUCACIONAL DE 2021       A   2024.”

  • Lucenildo da Silva Lima

    “O PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA (PDDE) DAS ESCOLAS DA TERRA INDÍGENA PAQUIÇAMBA DO POVO JURUNA NO MUNICÍPIO DE VITÓRIA DO XINGU - PA: IMPORTÂNCIA E DIREÇÃO DOS GASTOS NO PERÍODO DE 2022 A 2024.”
  • Madalena do Socorro Gonçalves

    “A POLÍTICA DE TEMPO INTEGRAL NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE BELÉM-PA (2020-2024)”
  • Marinilza Pereira Maia

    “A IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO NA PRÉ-ESCOLA COMO ELEMENTO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA: O PAPEL DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE ALTAMIRA NO PERÍODO DE 2015 A 2024”
  • Mateus da Silva Oliveira

   “A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA COMO PRÁTICA SOCIAL PARA A EMANCIPAÇÃO DO JOVEM DO CAMPO: A CASA FAMILIAR RURAL DOROTHY STANG”

  • Simone Joselle Xavier da Silva

     “A IMPLANTAÇÃO DOS CONSELHOS ESCOLARES NAS ESCOLAS DA REDE PUBLICA MUNICIPAL DE ALTAMIRA - PARÁ, NO PERÍODO DE VIGÊNCIA DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - 2015 A 2025”
  • Suzane Andrade Veloso

    “O FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE ALTAMIRA (PA) NO CONTEXTO DO FUNDEB (2010 A 2020): avanços e desafios para a melhoria das condições de oferta"
  • Tatiana Alves dos Santos

    “A REFORMA DO ENSINO MÉDIO EM MARABÁ-PA: Desafios e impactos no trabalho da gestão escolar”
  • Vanderlei Maciel Pinheiro

   O ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE O FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO BRASIL NO CONTEXTO        DO FUNDEB (2007 A 2020)”

Linha de Pesquisa: História da Educação Básica

  • Adriane Barbosa de Almeida

    “O LEGADO INTELECTUAL DE MARIA ANTONIETA SERRA FREIRE: CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR NO PARÁ (1930-1961)”
  • Ana Paula Cunha de Sousa

    “MULHERES NO CONGRESSO PEDAGÓGICO DO PARÁ NA REPÚBLICA (1900 - 1901): PROPOSTAS PARA A INSTRUÇÃO PÚBLICA PRIMÁRIA”

  • Arlene de Almeida Leal

    "
    TRAJETÓRIA PROFISSIONAL E MEMÓRIA DOCENTE: ALTAMIRA PARÁ (1970-1979)."
  • Carlene Sibeli Sodré Damasceno Nahum

    “DA ASSISTÊNCIA À EDUCAÇÃO: A TRAJETÓRIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE BELÉM- PA PÓS LDB Nº 9394/96 (1996-2004)”

  • Cristina Felix de Araujo

          "ENTRE FÉ E EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE DAS MEMÓRIAS DE FORMAÇÃO DE EX-ALUNAS DO INSTITUTO MARIA DE               MATIAS EM ALTAMIRA (PA) NA DÉCADA DE 1980"

  • Elias Santos de Brito

    “HISTÓRIA SOCIAL DAS ESCOLAS NOTURNAS NA PROVÍNCIA DO GRÃO PARÁ (1871-1879)”
  • Ester Marques da Conceição

    “MEMÓRIAS DE UMA PROFESSORA QUE ENSINA EM CLASSES MULTISSERIADAS: contribuições para a escola básica do campo no município de Igarapé-Açu/PA”
  • Jessica Mesquita Vasconcelos

    “Despertar na criança uma commoção benéfica, o amor da pátria e o orgulho de sua futura grandeza”: A História como disciplina escolar na instrução primária paraense (1890-1900)”
  • Joaquina Ianca dos Santos Miranda

   “OUTROS CASTIGOS QUE CAUSEM CONSTRANGIMENTO, MENOS OS CORPORAES”: A CONCEPÇÃO NORMATIVA DE      VIOLÊNCIA NA INSTRUÇÃO PÚBLICA DE CRIANÇAS DA PROVÍNCIA DO GRÃO-PARÁ (1870-1873).”

  • Kelly de Faro Sousa

    "
    A TRAJETÓRIA DOCENTE E MILITANTE DE ANA VERENA RAMOS: UMA ANÁLISE INTERSECCIONAL DE GÊNERO, RAÇA E CLASSE NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM ALTAMIRA-PA"

  • Marcelo Leandro Neres

    "
    O GRUPO ESCOLAR DE ALTAMIRA NO PROCESSO DESENVOLVIMENTISTA DO GOVERNO REPUBLICANO DO ESTADO NOVO (1935 - 1945)"
  • Marlon Moreira Martins

    “CAMINHOS DA GEOGRAFIA ESCOLAR: uma compreensão histórica da disciplina em escolas secundárias paraenses no período de 1930-1945 ”

  • Milius Guerrier

    “HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO ENSINO SECUNDÁRIO EM CABO HAITIANO, NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO NO HAÏTI (1979-2020)”

  • Nubia Cristina Souza Nunes

    "HISTÓRIA DA APAE DE BELÉM-PARÁ: A CRIAÇÃO E IMPLANTAÇÃO DA ESCOLA DR. SAINT CLAIR MARTINS (1982-2009)"

  • Sandra Regina da Paixão Santiago

    "Um estudo histórico dos exames permanentes de certificação do ensino fundamental e médio na cidade de Belém"