Linha de Pesquisa: Currículo da Educação Básica
- Ailto Ramos da Silva
“AS PRESCRIÇÕES CURRICULARES PARA O COMPONENTE CURRICULAR "PROJETO DE VIDA" NO ENSINO MÉDIO: uma análise do Documento Curricular do Estado do Pará”
- Alice Carolina Campelo de Oliveira
“PRÁTICAS CURRICULARES DE PROFESSORES SURDOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA MUNICIPAL DE ALTAMIRA-PA” - Ana Caroline Silva Carneiro
"Pesquisa-Formação e Etnomídias: Construindo um Etnocurrículo com os Juruna do Médio Xingu"
- Daniele Rodrigues do Nascimento
“LINHAS E ENTRELINHAS DO ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE LEITURA NOS ANOS INICIAIS: análises, desdobramentos e perspectivas”
- Diego Silva de Barros
“A AUSÊNCIA DO CURRÍCULO DE LÍNGUA INGLESA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL, ANOS INICIAIS: UMA ANÁLISE EM TESES E DISSERTAÇÕES PUBLICADAS NO PERÍODO DE 2015 A 2024
- Helena Neuza Conde de Morais
"A alfabetização do aluno com Transtorno do Espectro Autista: a visão da professora da sala de aula regular sobre práticas curriculares numa escola do Sistema Municipal de Ensino de Belém/Pa."
- Jéssica da Costa Ferreira Amorim
“A PARTICIPAÇÃO DA CRIANÇA ANANIN NA PRÁTICA CURRICULAR: compreensão das narrativas docentes em Ananindeua (PA)"
- João Jorge Neto
“OS PARECERES TÉCNICOS PARA A ELABORAÇÃO DA BNCC – concepções sobre ensino do componente Língua Portuguesa”
- Larissa Estumano Soares
"Um estudo sobre a Educação para as Relações Étnico-Raciais nas propostas curriculares dos Anos Finais do Ensino Fundamental do Estado do Pará”
- Marcelo Furtado Silva
“A LITERATURA COMO PROMOTORA DE LETRAMENTO RACIAL PARA PROFESSORES E GESTORES DE UMA ESCOLA QUILOMBOLA DE ENSINO MÉDIO NO MUNICÍPIO DE MIRINZAL-MA.”
- Maria Sheleide Alves de Oliveira Souza
“Entre Contradições e Potências: A Pesquisa-Formação com IA Generativa no Currículo da Escola Pública Amazônida”
- Marilia dos Santos Gomes
“O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA ESCOLA DO CAMPO VIDA AMAZÔNICA NO MUNICÍPIO DE ALTAMIRA-PA”
- Pedro Victor da Silva Leite
“EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: um estudo sobre a implementação da Lei nº 10.639/03 no currículo escolar de Belém/Pa”
- Sônia Maciel da Silva
“PRÁTICAS CURRICULARES DE ALFABETIZAÇÃO NA ESCOLA DO/NO CAMPO”
- Thiago Sousa da Silva
“O currículo e a seleção do conhecimento para a escolarização de alunos com deficiência intelectual - o estado do conhecimento em teses e dissertações (2010 a 2022)" - Wylle Jeane do Amaral Rodrigues
"O PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO E O ALCANCE DAS METAS DE EXPANSÃO DA OFERTA EDUCACIONAL DE 2021 A 2024."
Linha de pesquisa: Gestão e Organização do Trabalho Pedagógico na Escola Básica
- Barbara Lorena Campos Valois
"O ITINERÁRIO FORMATIVO “FORMAÇÃO TÉCNICA E PROFISSIONAL”: FRAGMENTAÇAO CURRICULAR E RENÚNCIA AO ENSINO MÉDIO INTEGRADO”
- Claudia Gatinho de Miranda
“A GESTÃO DOS RECURSOS DO PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA (PDDE) NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO ESTADO DO PARÁ DE 2018 A 2024.”
- Fernanda Silva de Almeida
“AS PERSPECTIVAS DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INSPIRADAS NA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA NA CASA ESCOLA DA PESCA DE CARATATEUA - ILHA DE OUTEIRO-PA”
- Flavio Morais Lima
“IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA NACIONAL DE APOIO AO TRANSPORTE DO ESCOLAR NO MUNICÍPIO DE ALTAMIRA-PA.”
- Kesia Silva da Costa Amaral
“O PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO E O ALCANCE DAS METAS DE EXPANSÃO DA OFERTA EDUCACIONAL DE 2021 A 2024.”
- Lucenildo da Silva Lima
“O PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA (PDDE) DAS ESCOLAS DA TERRA INDÍGENA PAQUIÇAMBA DO POVO JURUNA NO MUNICÍPIO DE VITÓRIA DO XINGU - PA: IMPORTÂNCIA E DIREÇÃO DOS GASTOS NO PERÍODO DE 2022 A 2024.”
- Madalena do Socorro Gonçalves
“A POLÍTICA DE TEMPO INTEGRAL NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE BELÉM-PA (2020-2024)”
- Marinilza Pereira Maia
“A IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO NA PRÉ-ESCOLA COMO ELEMENTO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA: O PAPEL DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE ALTAMIRA NO PERÍODO DE 2015 A 2024”
- Mateus da Silva Oliveira
“A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA COMO PRÁTICA SOCIAL PARA A EMANCIPAÇÃO DO JOVEM DO CAMPO: A CASA FAMILIAR RURAL DOROTHY STANG”
- Simone Joselle Xavier da Silva
“A IMPLANTAÇÃO DOS CONSELHOS ESCOLARES NAS ESCOLAS DA REDE PUBLICA MUNICIPAL DE ALTAMIRA - PARÁ, NO PERÍODO DE VIGÊNCIA DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - 2015 A 2025”
- Suzane Andrade Veloso
“O FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE ALTAMIRA (PA) NO CONTEXTO DO FUNDEB (2010 A 2020): avanços e desafios para a melhoria das condições de oferta"
- Tatiana Alves dos Santos
“A REFORMA DO ENSINO MÉDIO EM MARABÁ-PA: Desafios e impactos no trabalho da gestão escolar”
- Vanderlei Maciel Pinheiro
“O ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE O FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO BRASIL NO CONTEXTO DO FUNDEB (2007 A 2020)”
Linha de Pesquisa: História da Educação Básica
- Adriane Barbosa de Almeida
“O LEGADO INTELECTUAL DE MARIA ANTONIETA SERRA FREIRE: CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR NO PARÁ (1930-1961)”
- Ana Paula Cunha de Sousa
“MULHERES NO CONGRESSO PEDAGÓGICO DO PARÁ NA REPÚBLICA (1900 - 1901): PROPOSTAS PARA A INSTRUÇÃO PÚBLICA PRIMÁRIA” - Arlene de Almeida Leal
"TRAJETÓRIA PROFISSIONAL E MEMÓRIA DOCENTE: ALTAMIRA PARÁ (1970-1979)."
- Carlene Sibeli Sodré Damasceno Nahum
“DA ASSISTÊNCIA À EDUCAÇÃO: A TRAJETÓRIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE BELÉM- PA PÓS LDB Nº 9394/96 (1996-2004)” - Cristina Felix de Araujo
"ENTRE FÉ E EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE DAS MEMÓRIAS DE FORMAÇÃO DE EX-ALUNAS DO INSTITUTO MARIA DE MATIAS EM ALTAMIRA (PA) NA DÉCADA DE 1980"
- Elias Santos de Brito
“HISTÓRIA SOCIAL DAS ESCOLAS NOTURNAS NA PROVÍNCIA DO GRÃO PARÁ (1871-1879)”
- Ester Marques da Conceição
“MEMÓRIAS DE UMA PROFESSORA QUE ENSINA EM CLASSES MULTISSERIADAS: contribuições para a escola básica do campo no município de Igarapé-Açu/PA”
- Jessica Mesquita Vasconcelos
“Despertar na criança uma commoção benéfica, o amor da pátria e o orgulho de sua futura grandeza”: A História como disciplina escolar na instrução primária paraense (1890-1900)”
- Joaquina Ianca dos Santos Miranda
“OUTROS CASTIGOS QUE CAUSEM CONSTRANGIMENTO, MENOS OS CORPORAES”: A CONCEPÇÃO NORMATIVA DE VIOLÊNCIA NA INSTRUÇÃO PÚBLICA DE CRIANÇAS DA PROVÍNCIA DO GRÃO-PARÁ (1870-1873).”
- Kelly de Faro Sousa
"A TRAJETÓRIA DOCENTE E MILITANTE DE ANA VERENA RAMOS: UMA ANÁLISE INTERSECCIONAL DE GÊNERO, RAÇA E CLASSE NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM ALTAMIRA-PA" - Marcelo Leandro Neres
"O GRUPO ESCOLAR DE ALTAMIRA NO PROCESSO DESENVOLVIMENTISTA DO GOVERNO REPUBLICANO DO ESTADO NOVO (1935 - 1945)"
- Marlon Moreira Martins
“CAMINHOS DA GEOGRAFIA ESCOLAR: uma compreensão histórica da disciplina em escolas secundárias paraenses no período de 1930-1945 ” - Milius Guerrier
“HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO ENSINO SECUNDÁRIO EM CABO HAITIANO, NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO NO HAÏTI (1979-2020)” - Nubia Cristina Souza Nunes
"HISTÓRIA DA APAE DE BELÉM-PARÁ: A CRIAÇÃO E IMPLANTAÇÃO DA ESCOLA DR. SAINT CLAIR MARTINS (1982-2009)" - Sandra Regina da Paixão Santiago
"Um estudo histórico dos exames permanentes de certificação do ensino fundamental e médio na cidade de Belém"



