2023 - Dissertações de Mestrado Defendidas

Linha de Pesquisa: Currículo da Educação Básica

  •  Aline Brandão de Moraes de Azevedo

“As narrativas das crianças sobre as relações estabelecidas com os espaços da Educação Infantil em uma Unidade Pedagógica da Rede Municipal de Belém”

  • Bianca Morais Carneiro

“A gestão curricular do Atendimento Educacional Especializado do CAEE Professor Lourenço Filho da Fundação Pestalozzi do Pará”

  • Bruno Oliveira de Sousa e Sousa

“O ENFRENTAMENTO DA LGBTFOBIA PELA ESCOLA: Uma análise bibliográfica da produção acadêmica no Brasil (2011-2021)”

  • Camila Andrea de Jesus Santos

“Trajetória de jovens de comunidades populares atendidos pelo Projeto Circuito de Leitura: Lendo para Ser Feliz”

  • Camilla Souza Ferreira Rubim de Assis

“O desenvolvimento da autonomia do discente do Ensino Fundamental I e a utilização de metodologias ativas de ensino e aprendizagem: representações docentes”

  • Fabiana Sena da Silva

“Currículo e interdisciplinaridade na Educação de Tempo Integral: uma incursão documental na Escola Estadual de Ensino Médio Padre Eduardo na Ilha de Mosqueiro/Belém - PA”

  • Gleyce dos Santos Lima

"O CURRÍCULO DO BERÇÁRIO: Reflexões a Partir das Narrativas de Professoras da Rede Pública de Belém."

  • Gisele Cristiane Andrade Almeida

“A relação Público-privada na oferta e financiamento da Educação Municipal de Marituba-PA: o caso do Centro Educacional e Social de Marituba (CESM)”

  • Gislayne Carvalho Pires

“Os impactos das avaliações externas na gestão da escola pública do município de Marituba/PA.”

  • Hellen Cristina Olimpia de Oliveira Pimente

“O currículo prescrito para o Instituto José Alvares de Azevedo no período da institucionalização da educação da pessoa cega no Pará”

  • Iracema dos Santos Teles

"CURRÍCULO PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL NAS TRÊS VERSÕES DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (2015-2016-2017)"

  • Leidiane das Graças de Abreu Teixeira

“Balé Folclórico da Amazônia-BFAM: as contribuições da companhia para o currículo da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Avertano Rocha, em Icoaraci-PA”

  • Malena de Souza Miranda

“Percepções docentes acerca do currículo de Biologia da Educação Básica e da utilização de inovações pedagógicas e metodologias ativas na Escola de Aplicação da UFPA”

  • Manuela Carvalho Rodrigues

“A pesquisa-formação na cibercultura para um currículo da diferença”

  • Raissa Carvalho Diniz

"O ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: UMA ANÁLISE DE TESES E DISSERTAÇÕES NA PLATAFORMA DA COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PRODUZIDAS NO PERÍODO DE 2010 A 2020"

  • Rosilândia de Souza Rodrigues

“Práticas curriculares por professores de escola quilombola a partir de suas participações em ciclos de estudo e reflexão”

  • Suellen Ferreira Barbosa

“Interdisciplinaridade e o currículo integrado da Educação Profissional: percepções dos gestores e coordenadores pedagógicos sobre a prática pedagógica do IFPA campus Itaituba”

  • Suziane Antunes Azevedo

"SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS DA REDE MUNICIPAL DE BELÉM-PA: ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO EM ESCOLAS MUNICIPAIS."

 

Linha de Pesquisa: Gestão e Organização do Trabalho Pedagógico na Escola Básica

 

  • Adriana de Nazaré Ribeiro Dias Pinto

“A organização e a gestão do trabalho pedagógico espaço de privação de liberdade: representações sociais dos professores sobre adolescentes em privação de liberdade”

  • Adrian Souza dos Santos

“A arquitetura escolar na Primeira República em Belém-PA: estudo sobre o projeto do Instituto Lauro Sodré (1893 - 1904)”

  • Aquila Mescouto Miranda

“O SUBSISTEMA DE EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NO GOVERNO HÉLIO GUEIROS: uma análise a partir da categoria inovação educacional ”

  • Bianca Pereira de Sousa

“O conhecimento produzido sobre escola justa e gestão democrática em dissertações e teses defendidas em programas de pós-graduação brasileiros no período de 2010 a 2022”

  • Claudete Sales da Silva

"O SETOR PRIVADO NA EDUCAÇÃO BÁSICA MUNICIPAL DE ANANINDEUA-PA: desvelando as dimensões de sua influência e ameaça ao direito à educação pública - 2010 a 2020"

  • Dilcelia Rodrigues Alves

“A Gestão Municipal e o atendimento educacional na Escola da Ilha João Pilatos de Ananindeua-PA”

  • Karen Tavares Clarindo

“Educação escolar e movimento social: Uma análise a partir da escola Parque Amazônia no bairro da Terra Firme em Belém/PA”

  • Karine Almeida Paixão

“A constituição do Fórum Estadual de Educação do Pará pós CONAE 2010”

  • Maíra Silva Nogueira

“O direito à educação básica pós golpe 2016 nas políticas de Eja: (in) possibilidades de um paradigma de formação crítico emancipatório.”

  • Maria de Nazaré Reis Alexandre

“O processo de construção do Conselho Municipal de Bragança-PA: 2010 a 2020”

  • Mhirlla de Cássia Gonçalves da Costa

“Educação ambiental, escola básica e unidade de conservação: uma análise a partir da Floresta Nacional de Caxiuanã no território de Portel e Melgaço no Marajó.”

  • Michelle Costa Tapajós

“Escolas cívico-militares: uma análise a partir da Escola Liceu Mestre Raimundo Cardoso”

  • Rayane Suzane Almeida

"A IMPLANTAÇÃO DA ESCOLA REFERÊNCIA ROBERTO CARLOS NUNES BARROSO E A GARANTIA DA EDUCAÇÃO PARA PESSOAS EM PRIVAÇÃO E RESTRIÇÃO DE LIBERDADE NO PARÁ."