Currículo da Educação Básica

ANA CLÁUDIA DA SILVA MAGALHÃES

PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: o currículo por linguagens em movimento

ANTONIA SUELY OLIVEIRA DA PAZ

AS NARRATIVAS DE PROFESSORAS E SUAS PRÁTICAS EDUCATIVAS NO BERÇÁRIO DA EMEI COTIJUBA

CLEITON PONCIANO SANTOS MAUÉS

A HISTÓRIA DO GRUPO ESCOLAR DE ABAETÉ (1903-1923): Entre as Contradições na Arquitetura e na Organização Pedagógica

DIANA HELENA ALVES MUNIZ

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO CENTRO DE REEDUCAÇÃO FEMININO- CRF (2006-2016)

EDNALVA AMBROSIO DA SILVA

SENTIDOS E SIGNIFICADOS SOBRE A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

ELIENE SANTOS DE FARIA COSTA

DOCÊNCIA COM BEBÊS? AUTOBIOGRAFIA DOCENTE ENTRE CURRÍCULO E OUTRAS TRAMAS 

ILDENÊ FREITAS DA SILVA MOTA

CURRÍCULO PRESCRITO PARA O COMPONENTE LÍNGUA PORTUGUESA: uma análise das três versões da Base Nacional Comum Curricular

LYANNY ARAÚJO FRANCÊS

EXPERIÊNCIAS DE UMA CRIANÇA COM TEA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: sentidos atribuídos à escola

MARIA MÔNICA FERREIRA MENDES

A PRÁTICA CURRICULAR DE UMA PROFESSORA DE APOIO PEDAGÓGICO NO MUNICÍPIO DE BREVES-PA: PERSPECTIVAS DA INTER-RELAÇÃO ENTRE A EDUCAÇÃO ESPECIAL E A EDUCAÇÃO COMUM

MARIA VÂNIA QUIRINO DOS SANTOS

USO DO PLANO DE DESENVOLVIMENTO INDIVIDUALIZADO (PDI) PARA A INCLUSÃO EDUCACIONAL DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA

MICHELLE RODRIGUES GOMES

O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL PROMOVIDO PELO CENTRO DE REFERÊNCIA EM INCLUSÃO EDUCACIONAL GABRIEL LIMA MENDES, BELÉM - PARÁ

NAYARA CHAVES DE LIMA

AÇÕES COLABORATIVAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA ESCOLA ESTADUAL PAULO MARANHÃO

NELMA LIMA E SILVA CAMPOS

A IMPLEMENTAÇÃO DA META 5 DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE 2014, NO MUNICÍPIO DE MARITUBA – PA

POLLYANNA CRISTINA LIMA VEIGA

APONTAMENTOS DA DISPUTA ENTRE A CONFESSIONALIDADE E A LAICIDADE NO ENSINO RELIGIOSO BRASILEIRO: Uma análise a partir da confessionalidade admitida pelo Supremo Tribunal Federal

RADANES AURÉLIO LIMA VALE

A TEMÁTICA INDÍGENA À LUZ DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES DE HISTÓRIA: lei n° 11.645/2008, currículo e formação docente

RAIMUNDO NONATO LEITE DE OLIVEIRA 

GESTÃO ESCOLAR E INOVAÇÃO EM ESPAÇO INSULAR NA AMAZÔNIA: UMA ANÁLISE A PARTIR DA REALIDADE VIVENCIADA EM UMA ESCOLA NA ILHA MOSQUEIRO, BELÉM, PARÁ

RENAN CABRAL GOMES E SILVA

CARTOGRAFANDO (IN)VISIBILIDADES SURDAS NA ESCOLA BÁSICA

ROSANGELA DO SOCORRO NASCIMENTO OLIVEIRA

AVALIAÇÃO EDUCACIONAL ESPECIALIZADA: estudo sobre os relatórios do NAEE/ SEDUC-PA para o encaminhamento de educandos ao AEE

ROSEANE DE NAZARÉ LUZ GUIMARÃES 

AS DISPUTAS EM TORNO DA DEFINIÇÃO DO CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO NO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DA BNCC

SILVANE DOS PASSOS BARBOSA DOS SANTOS ARAÚJO

DISPUTAS EM TORNO DO CURRÍCULO: O PROCESSO DE EXCLUSÃO DOS TERMOS “IDENTIDADE DE GÊNERO” E “ORIENTAÇÃO SEXUAL” DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL

SINARA BERNARDO DIAS

O LUGAR DAS COORDENAÇÕES PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA E AS RELAÇÕES RACIAIS: UM ESTUDO EM ESCOLAS PARAENSES

SMILE DE SOUZA GOLOBOVANTE

PROFESSORA MARIA ANNUNCIADA RAMOS CHAVES: contribuições para a História do Brasil e ao ensino de História no contexto do nacional-desenvolvimentismo

THAIS SILVA TRINDADE DAS MERCÊS

A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO SOBRE ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES POR MEIO DE CICLO DE ESTUDO E REFLEXÃO EM UMA ESCOLA DE BELÉM - PA

 

Gestão e Organização do Trabalho Pedagógico na Escola Básica

ALICE RAQUEL MAIA NEGRÃO

A REGULAMENTAÇÃO E AS PRIMEIRAS AÇÕES DE IMPLEMENTAÇÃO DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO PELA LEI Nº 13.415/2017 NO ESTADO DO PARÁ

CLEDINEI OLIVEIRA DA SILVA

POLÍTICA PÚBLICA DE NUCLEAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO CAMPO: o caso da escola Nossa Senhora Aparecida no município de Tomé-açu/PA

ELANIESE DO SOCORRO LIMA DA SILVA

A ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA EM TEMPO INTEGRAL: A experiência do município de Moju no estado do Pará

ELIENE BRITO PASSOS

OS DESAFIOS DA GESTÃO ESCOLAR NA IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA NOVO MAIS EDUCAÇÃO

KELINE DO SOCORRO RODRIGUES DE SOUZA ARAUJO

A ARTICULAÇÃO DO PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR COM O PROJETO JOVEM DE FUTURO DO INSTITUTO UNIBANCO COMO EXPRESSÃO DO PROJETO LIBERAL DE EDUCAÇÃO

KEZYA HELGA DE SOUZA RODRIGUES DA SILVA

PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE BRAGANÇA-PA: o trabalho do Conselho Municipal De Educação na efetivação da meta 19

MARTA MACÊDO MATOS DE ARAÚJO

O PROCESSO DE ELABORAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE TUCURUÍ: O VERSO E O REVERSO DE UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA

NILZETE DO SOCORRO FERREIRA DA SILVA

 EDUCAÇÃO E TRABALHO: um estudo das implicações do PRONATEC nas experiências de trabalho de ribeirinhos do município de Abaetetuba – Pará

OSVALDO LUÍS MARTINS DE CASTRO 

INTEGRAÇÃO/NÃO INTEGRAÇÃO: O ENSINO MÉDIO INTEGRADO EM RELAÇÃO COM OS MUNDOS DO TRABALHO E OS SABERES EXPERIENCIAIS DE EGRESSOS DO CURSO DE AGROPECUÁRIA DO CIEBT/CAMETÁ 

ROBERTA DA TRINDADE PANTOJA

EDUCAÇÃO INTEGRAL E(M) TEMPO INTEGRAL: caminhos trilhados na Escola Bosque na ilha de Caratateua (PA)