2020 - Dissertações de Mestrado Defendidas

Linha de Pesquisa: Currículo da Educação Básica

  • ANA CLÁUDIA DA SILVA MAGALHÃES

“PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: o currículo por linguagens em movimento”

  • ANTONIA SUELY OLIVEIRA DA PAZ

“AS NARRATIVAS DE PROFESSORAS E SUAS PRÁTICAS EDUCATIVAS NO BERÇÁRIO DA EMEI COTIJUBA”

  • CLEITON PONCIANO SANTOS MAUÉS

“A HISTÓRIA DO GRUPO ESCOLAR DE ABAETÉ (1903-1923): Entre as Contradições na Arquitetura e na Organização Pedagógica”

  • DIANA HELENA ALVES MUNIZ

“HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO CENTRO DE REEDUCAÇÃO FEMININO- CRF (2006-2016)”

  • EDNALVA AMBROSIO DA SILVA

“SENTIDOS E SIGNIFICADOS SOBRE A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL”

  • ELIENE SANTOS DE FARIA COSTA

“DOCÊNCIA COM BEBÊS? AUTOBIOGRAFIA DOCENTE ENTRE CURRÍCULO E OUTRAS TRAMAS”

  • ILDENÊ FREITAS DA SILVA MOTA

“CURRÍCULO PRESCRITO PARA O COMPONENTE LÍNGUA PORTUGUESA: uma análise das três versões da Base Nacional Comum Curricular”

  • LYANNY ARAÚJO FRANCÊS

“EXPERIÊNCIAS DE UMA CRIANÇA COM TEA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: sentidos atribuídos à escola”

  • MARIA MÔNICA FERREIRA MENDES

“A PRÁTICA CURRICULAR DE UMA PROFESSORA DE APOIO PEDAGÓGICO NO MUNICÍPIO DE BREVES-PA: PERSPECTIVAS DA INTER-RELAÇÃO ENTRE A EDUCAÇÃO ESPECIAL E A EDUCAÇÃO COMUM”

  • MARIA VÂNIA QUIRINO DOS SANTOS

“USO DO PLANO DE DESENVOLVIMENTO INDIVIDUALIZADO (PDI) PARA A INCLUSÃO EDUCACIONAL DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA”

  • MICHELLE RODRIGUES GOMES

“O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL PROMOVIDO PELO CENTRO DE REFERÊNCIA EM INCLUSÃO EDUCACIONAL GABRIEL LIMA MENDES, BELÉM - PARÁ”

  • NAYARA CHAVES DE LIMA

“AÇÕES COLABORATIVAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA ESCOLA ESTADUAL PAULO MARANHÃO”

  • NELMA LIMA E SILVA CAMPOS

“A IMPLEMENTAÇÃO DA META 5 DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE 2014, NO MUNICÍPIO DE MARITUBA – PA”

  • POLLYANNA CRISTINA LIMA VEIGA

“APONTAMENTOS DA DISPUTA ENTRE A CONFESSIONALIDADE E A LAICIDADE NO ENSINO RELIGIOSO BRASILEIRO: Uma análise a partir da confessionalidade admitida pelo Supremo Tribunal Federal”

  • RADANES AURÉLIO LIMA VALE

“A TEMÁTICA INDÍGENA À LUZ DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES DE HISTÓRIA: lei n° 11.645/2008, currículo e formação docente”

  • RAIMUNDO NONATO LEITE DE OLIVEIRA

“GESTÃO ESCOLAR E INOVAÇÃO EM ESPAÇO INSULAR NA AMAZÔNIA: UMA ANÁLISE A PARTIR DA REALIDADE VIVENCIADA EM UMA ESCOLA NA ILHA MOSQUEIRO, BELÉM, PARÁ”

  • RENAN CABRAL GOMES E SILVA

“CARTOGRAFANDO (IN)VISIBILIDADES SURDAS NA ESCOLA BÁSICA”

  • ROSANGELA DO SOCORRO NASCIMENTO OLIVEIRA

“AVALIAÇÃO EDUCACIONAL ESPECIALIZADA: estudo sobre os relatórios do NAEE/ SEDUC-PA para o encaminhamento de educandos ao AEE”

  • ROSEANE DE NAZARÉ LUZ GUIMARÃES

“AS DISPUTAS EM TORNO DA DEFINIÇÃO DO CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO NO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DA BNCC”

  • SILVANE DOS PASSOS BARBOSA DOS SANTOS ARAÚJO

“DISPUTAS EM TORNO DO CURRÍCULO: O PROCESSO DE EXCLUSÃO DOS TERMOS “IDENTIDADE DE GÊNERO” E “ORIENTAÇÃO SEXUAL” DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL”

  • SINARA BERNARDO DIAS

“O LUGAR DAS COORDENAÇÕES PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA E AS RELAÇÕES RACIAIS: UM ESTUDO EM ESCOLAS PARAENSES”

  • SMILE DE SOUZA GOLOBOVANTE

“PROFESSORA MARIA ANNUNCIADA RAMOS CHAVES: contribuições para a História do Brasil e ao ensino de História no contexto do nacional-desenvolvimentismo”

  • THAIS SILVA TRINDADE DAS MERCÊS

“A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO SOBRE ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES POR MEIO DE CICLO DE ESTUDO E REFLEXÃO EM UMA ESCOLA DE BELÉM - PA”

Linha de Pesquisa: Gestão e Organização do Trabalho Pedagógico na Escola Básica

  • ALICE RAQUEL MAIA NEGRÃO

“A REGULAMENTAÇÃO E AS PRIMEIRAS AÇÕES DE IMPLEMENTAÇÃO DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO PELA LEI Nº 13.415/2017 NO ESTADO DO PARÁ”

  • CLEDINEI OLIVEIRA DA SILVA

“POLÍTICA PÚBLICA DE NUCLEAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO CAMPO: o caso da escola Nossa Senhora Aparecida no município de Tomé-açu/PA”

  • ELANIESE DO SOCORRO LIMA DA SILVA

“A ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA EM TEMPO INTEGRAL: A experiência do município de Moju no estado do Pará”

  • ELIENE BRITO PASSOS

“OS DESAFIOS DA GESTÃO ESCOLAR NA IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA NOVO MAIS EDUCAÇÃO”

  • KELINE DO SOCORRO RODRIGUES DE SOUZA ARAUJO

“A ARTICULAÇÃO DO PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR COM O PROJETO JOVEM DE FUTURO DO INSTITUTO UNIBANCO COMO EXPRESSÃO DO PROJETO LIBERAL DE EDUCAÇÃO”

  • KEZYA HELGA DE SOUZA RODRIGUES DA SILVA

“PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE BRAGANÇA-PA: o trabalho do Conselho Municipal De Educação na efetivação da meta 19”

  • MARTA MACÊDO MATOS DE ARAÚJO

“O PROCESSO DE ELABORAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE TUCURUÍ: O VERSO E O REVERSO DE UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA”

  • NILZETE DO SOCORRO FERREIRA DA SILVA

“EDUCAÇÃO E TRABALHO: um estudo das implicações do PRONATEC nas experiências de trabalho de ribeirinhos do município de Abaetetuba – Pará”

  • OSVALDO LUÍS MARTINS DE CASTRO

“INTEGRAÇÃO/NÃO INTEGRAÇÃO: O ENSINO MÉDIO INTEGRADO EM RELAÇÃO COM OS MUNDOS DO TRABALHO E OS SABERES EXPERIENCIAIS DE EGRESSOS DO CURSO DE AGROPECUÁRIA DO CIEBT/CAMETÁ”

  • ROBERTA DA TRINDADE PANTOJA

“EDUCAÇÃO INTEGRAL E(M) TEMPO INTEGRAL: caminhos trilhados na Escola Bosque na ilha de Caratateua (PA)”