Currículo da Educação Básica

ANA CLÁUDIA DA SILVA MAGALHÃES

PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: o currículo por linguagens em movimento

ANTONIA SUELY OLIVEIRA DA PAZ

AS NARRATIVAS DE PROFESSORAS E SUAS PRÁTICAS EDUCATIVAS NO BERÇÁRIO DA EMEI COTIJUBA

CLEITON PONCIANO SANTOS MAUÉS

A HISTÓRIA DO GRUPO ESCOLAR DE ABAETÉ (1903-1923): Entre as Contradições na Arquitetura e na Organização Pedagógica

DIANA HELENA ALVES MUNIZ

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO CENTRO DE REEDUCAÇÃO FEMININO- CRF (2006-2016)

EDNALVA AMBROSIO DA SILVA

SENTIDOS E SIGNIFICADOS SOBRE A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

ELIENE SANTOS DE FARIA COSTA

DOCÊNCIA COM BEBÊS? AUTOBIOGRAFIA DOCENTE ENTRE CURRÍCULO E OUTRAS TRAMAS 

ILDENÊ FREITAS DA SILVA MOTA

CURRÍCULO PRESCRITO PARA O COMPONENTE LÍNGUA PORTUGUESA: uma análise das três versões da Base Nacional Comum Curricular

LYANNY ARAÚJO FRANCÊS

EXPERIÊNCIAS DE UMA CRIANÇA COM TEA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: sentidos atribuídos à escola

MARIA MÔNICA FERREIRA MENDES

A PRÁTICA CURRICULAR DE UMA PROFESSORA DE APOIO PEDAGÓGICO NO MUNICÍPIO DE BREVES-PA: PERSPECTIVAS DA INTER-RELAÇÃO ENTRE A EDUCAÇÃO ESPECIAL E A EDUCAÇÃO COMUM

MARIA VÂNIA QUIRINO DOS SANTOS

USO DO PLANO DE DESENVOLVIMENTO INDIVIDUALIZADO (PDI) PARA A INCLUSÃO EDUCACIONAL DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA

MICHELLE RODRIGUES GOMES

O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL PROMOVIDO PELO CENTRO DE REFERÊNCIA EM INCLUSÃO EDUCACIONAL GABRIEL LIMA MENDES, BELÉM - PARÁ

NAYARA CHAVES DE LIMA

AÇÕES COLABORATIVAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA ESCOLA ESTADUAL PAULO MARANHÃO

NELMA LIMA E SILVA CAMPOS

A IMPLEMENTAÇÃO DA META 5 DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE 2014, NO MUNICÍPIO DE MARITUBA – PA

POLLYANNA CRISTINA LIMA VEIGA

APONTAMENTOS DA DISPUTA ENTRE A CONFESSIONALIDADE E A LAICIDADE NO ENSINO RELIGIOSO BRASILEIRO: Uma análise a partir da confessionalidade admitida pelo Supremo Tribunal Federal

RADANES AURÉLIO LIMA VALE

A TEMÁTICA INDÍGENA À LUZ DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES DE HISTÓRIA: lei n° 11.645/2008, currículo e formação docente

RAIMUNDO NONATO LEITE DE OLIVEIRA 

GESTÃO ESCOLAR E INOVAÇÃO EM ESPAÇO INSULAR NA AMAZÔNIA: UMA ANÁLISE A PARTIR DA REALIDADE VIVENCIADA EM UMA ESCOLA NA ILHA MOSQUEIRO, BELÉM, PARÁ

RENAN CABRAL GOMES E SILVA

CARTOGRAFANDO (IN)VISIBILIDADES SURDAS NA ESCOLA BÁSICA

ROSANGELA DO SOCORRO NASCIMENTO OLIVEIRA

AVALIAÇÃO EDUCACIONAL ESPECIALIZADA: estudo sobre os relatórios do NAEE/ SEDUC-PA para o encaminhamento de educandos ao AEE

ROSEANE DE NAZARÉ LUZ GUIMARÃES 

AS DISPUTAS EM TORNO DA DEFINIÇÃO DO CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO NO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DA BNCC

SILVANE DOS PASSOS BARBOSA DOS SANTOS ARAÚJO

DISPUTAS EM TORNO DO CURRÍCULO: O PROCESSO DE EXCLUSÃO DOS TERMOS “IDENTIDADE DE GÊNERO” E “ORIENTAÇÃO SEXUAL” DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL

SINARA BERNARDO DIAS

O LUGAR DAS COORDENAÇÕES PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA E AS RELAÇÕES RACIAIS: UM ESTUDO EM ESCOLAS PARAENSES

SMILE DE SOUZA GOLOBOVANTE

PROFESSORA MARIA ANNUNCIADA RAMOS CHAVES: contribuições para a História do Brasil e ao ensino de História no contexto do nacional-desenvolvimentismo

THAIS SILVA TRINDADE DAS MERCÊS

A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO SOBRE ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES POR MEIO DE CICLO DE ESTUDO E REFLEXÃO EM UMA ESCOLA DE BELÉM - PA

 

Gestão e Organização do Trabalho Pedagógico na Escola Básica

ALICE RAQUEL MAIA NEGRÃO

A REGULAMENTAÇÃO E AS PRIMEIRAS AÇÕES DE IMPLEMENTAÇÃO DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO PELA LEI Nº 13.415/2017 NO ESTADO DO PARÁ

CLEDINEI OLIVEIRA DA SILVA

POLÍTICA PÚBLICA DE NUCLEAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO CAMPO: o caso da escola Nossa Senhora Aparecida no município de Tomé-açu/PA

ELANIESE DO SOCORRO LIMA DA SILVA

A ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA EM TEMPO INTEGRAL: A experiência do município de Moju no estado do Pará

ELIENE BRITO PASSOS

OS DESAFIOS DA GESTÃO ESCOLAR NA IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA NOVO MAIS EDUCAÇÃO

KELINE DO SOCORRO RODRIGUES DE SOUZA ARAUJO

A ARTICULAÇÃO DO PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR COM O PROJETO JOVEM DE FUTURO DO INSTITUTO UNIBANCO COMO EXPRESSÃO DO PROJETO LIBERAL DE EDUCAÇÃO

KEZYA HELGA DE SOUZA RODRIGUES DA SILVA

PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE BRAGANÇA-PA: o trabalho do Conselho Municipal De Educação na efetivação da meta 19

MARTA MACÊDO MATOS DE ARAÚJO

O PROCESSO DE ELABORAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE TUCURUÍ: O VERSO E O REVERSO DE UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA

NILZETE DO SOCORRO FERREIRA DA SILVA

 EDUCAÇÃO E TRABALHO: um estudo das implicações do PRONATEC nas experiências de trabalho de ribeirinhos do município de Abaetetuba – Pará

OSVALDO LUÍS MARTINS DE CASTRO 

INTEGRAÇÃO/NÃO INTEGRAÇÃO: O ENSINO MÉDIO INTEGRADO EM RELAÇÃO COM OS MUNDOS DO TRABALHO E OS SABERES EXPERIENCIAIS DE EGRESSOS DO CURSO DE AGROPECUÁRIA DO CIEBT/CAMETÁ 

ROBERTA DA TRINDADE PANTOJA

EDUCAÇÃO INTEGRAL E(M) TEMPO INTEGRAL: caminhos trilhados na Escola Bosque na ilha de Caratateua (PA)

 


Currículo da Educação Básica

 

ELIANA SANTOS BALESTERI

A JUVENILIZAÇÃO DA EJA NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL “IRENE RODRIGUES TITAN” EM CASTANHAL-PARÁ, DE 2011-2017

ELIEZER ANDRADE DE ABREU

A PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM COLABORATIVA NO ENSINO DE GEOGRAFIA EM ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO NO MUNICÍPIO DE SALINÓPOLIS – PARÁ

ÉRITA ÉVELIN DA SILVA SILVA

ESTUDO SOBRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE HISTÓRIA PARA A ESCOLA BÁSICA: O CURSO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA DA UFPA CAMPUS BELÉM (2011-2018)

HUMBERTO DE JESUS CALDAS PEREIRA 

A LUDICIDADE NA PRÁTICA DOCENTE: ANÁLISE DE DISSERTAÇÕES E TESES DOS PROGRAMAS BRASILEIROS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/2013-2016

JULIAN KARLA DINIZ NERIS 

SINUOSIDADES CARTOGRÁFICAS DE UM GEO-CURRÍCULO NA ESCOLA BÁSICA 

LÍDIA SARGES LOBATO 

O CURRÍCULO E SEUS EFEITOS NA SUBJETIVIDADE DE UMA MULHER ARTESÃ DO MIRITI 

LÍVIA MARIA NEVES BENTES  

PAISAGENS TRANSITÓRIAS: UM MAPA DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR (2006-2016)

MARCELO RIBEIRO DE MESQUITA

ACELERAR PARA DISCIPLINAR? PROBLEMATIZAÇÕES DOS DISPOSITIVOS CURRICULARES DO PROJETO MUNDIAR – PARÁ

MARCOS VINICIUS LOBO FERREIRA 

HOMOPARENTALIDADE E A ESCOLA BÁSICA: NARRATIVAS DE UM CURRÍCULO DA DIFERENÇA 

MATEUS DOS SANTOS GALUCIO

CURRÍCULO, CORPO E PERFORMATIVIDADE DE GÊNERO NA CENA CULTURAL DO BALÉ FOLCLÓRICO DA AMAZÔNIA – BFAM

MIRNA MONALIZA BRAGA SANTOS

A FORMAÇÃO INICIAL PARA A ESCOLA BÁSICA NA LICENCIATURA EM LETRAS – LÍNGUA PORTUGUESA, CAMPUS BELÉM/UFPA

NAZARÉ DO SOCORRO BITENCOURT VIEGAS

OLHARES SOBRE A ESCOLA QUILOMBOLA PROFESSOR BENTO LIMA DE OLIVEIRA, NO MUNICÍPIO DE MOJU, DE 2007 A 2017

NÁDIA DOS PASSOS SERIQUE

INTERDISCIPLINARIDADE E CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: PRODUÇÕES CIENTÍFICAS NO BRASIL DE 2012 A 2016 

VANESSA QUEIROZ FERREIRA

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NAS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS DE ESCOLAS PÚBLICAS DE DIFERENTES REDES DE ENSINO NO MUNICIPIO DE BELÉM/PA

WELMA CRISTINA BARBOSA MAFRA

MEMÓRIAS DE ESCOLARIZAÇÃO DE JOVENS MILITANTES DO MOVIMENTO LGBT EM BELÉM/PA

 

Gestão e Organização do Trabalho Pedagógico na Escola Básica

ADA LARISSA CÁLIX FLORES

OS PROCESSOS DE ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL E A QUALIDADE DO ENSINO: um estudo em Educação Comparada entre Brasil e Honduras

ANA ROSA PINHEIRO DA SILVA

INTERFACES ENTRE EDUCAÇÃO BÁSICA, MOVIMENTO SOCIAL, AÇÃO COMUNITÁRIA E GESTÃO ESCOLAR: UMA ANÁLISE A PARTIR DA ESCOLA “TOCANTINS” NO MUNICÍPIO DE TUCURUÍ

ANDRÉA MÁRCIA MONTEIRO FERREIRA 

O FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO DO FUNDEB EM BELÉM (PA) – 2010 A 2015

CILICIA IRIS SERENI FERREIRA 

PERCURSOS DA EDUCAÇÃO NO SISTEMA PENITENCIÁRIO DO ESTADO DO PARÁ: DA LEI DE EXECUÇÃO PENAL AOS DIAS ATUAIS

CINTHYA MADURO DE LIMA

O TRABALHO PEDAGÓGICO DO PROFESSOR DE INFORMÁTICA EDUCATIVA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NA SEMED ANANINDEUA

CINTIA AURORA QUARESMA CARDOSO 

PROGRAMA NOVO MAIS EDUCAÇÃO (2016) E SUA CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL

CLAUDIA REGINA BEZERRA FERREIRA 

PRÁTICAS EDUCATIVAS E PEDAGÓGICAS NA FORMAÇÃO DE JOVENS TRABALHADORES: PERSPECTIVAS PARA A INTEGRAÇÃO ENTRE OS SABERES SOCIAIS DO TRABALHO E OS CONHECIMENTOS ESCOLARES NO ENSINO MÉDIO EM SÃO FRANCISCO DO PARÁ 

CRISTIANE LOPES DE SOUSA 

A FUNDAÇÃO VICTOR CIVITA COMO REFLEXO DA RELAÇÃO DO EMPRESARIADO BRASILEIRO COM AS POLÍTICAS PARA O ENSINO MÉDIO E A JUVENTUDE

DANIELLY CRISTINNE BARBOSA DE CAMPOS

PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA NO CONTEXTO DO ENSINO MÉDIO PARAENSE: O PROJETO MUNDIAR COMO ESTRATÉGIA DO PACTO PELA EDUCAÇÃO NO PARÁ

FERNANDA MIRANDA BARBOSA 

DO LEGAL AO REAL NAS ELEIÇÕES PARA DIRETORES ESCOLARES NO MUNICÍPIO DE SALINÓPOLIS-PA NO PERÍODO DE 2009 a 2015

FRANCISCO ADAYLSON ABREU DE OLIVEIRA

O CONSELHO DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR (CAE) COMO INSTRUMENTO DE CONTROLE SOCIAL EM IGARAPÉ-AÇU-PA (2010-2017)

KEILA ROBERTA CAVALHEIRO GUIMARÃES 

AMPLIAÇÃO DO TEMPO ESCOLAR: ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA ESCOLA RIO TAPAJÓS, NO MUNICÍPIO DE BELÉM – PARÁ

MARIA CRISTINA AFONSO FERREIRA 

POLÍTICAS DE PERMANÊNCIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE NÍVEL MÉDIO: UM ESTUDO NO INSTITUTO FEDERAL DO PARÁ (2012-2017)

MARIA GORETE RODRIGUES BRITO

O PROCESSO DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DA QUALIDADE NO PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO PARÁ: TENSÕES E POSSIBILIDADES

MONIKA DE AZEVEDO RESCKE

A ADMINISTRAÇÃO DO GRUPO ESCOLAR BENJAMIN CONSTANT NO CONTEXTO DA DÉCADA DE 20 DA PRIMEIRA REPÚBLICA NO PARÁ

NILCINETE DA SILVA CORRÊA 

AVALIAÇÃO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO (ANA): DESAFIOS PARA A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NO CICLO ALFABETIZADOR NO MUNICÍPIO DE ABAETETUBA–PA

OTONIEL DE SOUZA DA SILVA

POLÍTICA DE VALORIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NA REGIÃO DO MARAJÓ: UMA ANÁLISE DA CARREIRA DOCENTE EM PORTEL-PA

REGINALDO DO SOCORRO MARTINS DA SILVA

A EDUCAÇÃO INTEGRAL EM TEMPO INTEGRAL NA ESCOLA PRIVADA: EXPERIÊNCIAS PIONEIRAS NA CIDADE DE BELÉM

ROSEANE SOUSA OLIVEIRA

A INTEGRAÇÃO DE SABERES SOCIAIS DOS ALUNOS E SABERES DISCIPLINARES NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO CURSO TÉCNICO EM CANTO CORAL DA ESCOLA DE MÚSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (EMUFPA)

VALDILÉIA CARVALHO DA SILVA

TRABALHO, FORMAÇÃO E PRODUÇÃO DE SABERES INVESTIDOS/DESINVESTIDOS: a avaliação no trabalho docente de egressos do Curso de Pedagogia do PARFOR UFPA Cametá, PA

VIVIAN DE LIMA CABRAL

QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA NOS PLANOS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO DO PARÁ DE 2010 E 2015: concepções e tensões

 

 



 

Currículo da Educação Básica

 

DANIELE CRISTINA SALGADO GARCIA

O CURRÍCULO DA SALA DE RECURSO MULTIFUNCIONAL: SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA DO CICLO I DA EMEIEF ROTARY-BELÉM-PA

ELY CARLOS SILVA SANTOS

O CONTEÚDO DA HISTÓRIA DE SOURE/PA NA DISCIPLINA INTEGRAÇÃO SOCIAL DA ERC INSTITUTO STELLA MARIS (1971-1988).

JESSICA FERREIRA NUNES

O CURRÍCULO DE ESCOLARIZAÇÃO DE ALUNOS COM TEA NO CICLO I DO ENSINO FUNDAMENTAL DA EMEIF ROTARY: PROBLEMATIZAÇÕES SOBRE O CONTEÚDO ESCOLAR

JESUS DE NAZARÉ DE LIMA DA COSTA

A ESCOLA DR. CELSO MALCHER NO BAIRRO DA TERRA FIRME EM BELÉM DO PARÁ BELÉM DO PARÁ: UM ESTUDO SOBRE O PROCESSO DE MOBILIZAÇÃO E LUTA DOS JOVENS DO ENSINO MÉDIO POR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE.

JOSÉ RAFAEL BARBOSA RODRIGUES 

A ESCOLA SEM HOMOFOBIA: FORMAS E FORÇAS DE UM DISCURSO.

MARCELA SILVA DA CONCEIÇÃO

UM ESTUDO SOBRE O ESTADO DO CONHECIMENTO NO TOCANTE À IMPLEMENTAÇÃO DA LEI N. 10.639/2003 NA EDUCAÇÃO BÁSICA (2009-2016)

PAULO SÉRGIO DE OLIVEIRA ÁLVARES

RUMORES DE UM CURRICULO NÔMADE: TRAVESSIAS DE FORMAÇÃO DE ALFREDO NA OBRA DALCIDIANA

RENATA DA SILVA ANDRADE SOBRAL 

A TRAJETÓRIA DE ESCOLARIZAÇÃO DE UM ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: ENTRE OTIMISMOS E FRUSTRAÇÕES.

RONIQUELI MORAES PANTOJA

INSTANTÂNEOS CARTOGRÁFICOS DE UM CURRÍCULO ARTÍFICE.

WALDINA RIBEIRO BRAGA

A CULTURA-CERÂMICA ICOARACIENSE NA ESCOLA: A FORÇA PEDAGÓGICA DO CURRÍCULO COMO POLÍTICA CULTURAL.

PEDRO PAULO SOUZA BRANDÃO

Lutas no Currículo da Educação Física no ensino fundamental sob o olhar da Diversidade Cultural: experiências na Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará.

 

Gestão e Organização do Trabalho Pedagógico na Escola Básica

 

ALINY CRISTINA SILVA ALVES 

GASTOS E CUSTOS DO PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL NO PARÁ (2012-2015).

CARLA SANTOS CARDOSO

EDUCAÇÃO INTEGRAL E(M) TEMPO INTEGRAL: CONCEPÇÕES EM PROCESSO NA ESCOLA MUNICIPAL RIO MAGUARY.

DANIEL RODRIGUES PALHETA

O CONSELHO ESCOLAR COMO EPICENTRO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA: O CASO DA ESCOLA EDUARDO LAUANDE EM MARITUBA - PA (2013-2015) 

KARINY DE CÁSSIA RAMOS DA SILVA

INTEGRAÇÃO E FRAGMENTAÇÃO DOS PROCESSOS FORMATIVOS NA CONJUNTURA DE IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA MODULAR DE ENSINO MÉDIO EM UM CONTEXTO AMAZÔNICO

KEILA SIMONE DOS ANJOS

PDE ESCOLA E A DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO: O CASO DA ESCOLA FORTE AMBÉ NO MUNICÍPIO DE ALTAMIRA - PARÁ.

PABLO AGUIAR CASTRO BATISTA 

DESCENTRALIZAÇÃO FINANCEIRA PARA AS ESCOLAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA; UMA ANÁLISE DO PDDE NA ESCOLA ESTADUAL CIDADE MODELO NO PERÍODO DE 2012 A 2015.

RAIMUNDO BARBOSA DA SILVA FILHO

EVASÃO E PERMANÊNCIA DO ALUNO-TRABALHADOR NA EDUCAÇÃO.

ROBERTA MOREIRA COUTO

UM CURRÍCULO COMO NARRATIVA ÉTNICO-RACIAL: NARRATIVASIMAGENS DA DIFERENÇA NEGRA NO COTIDIANO DA ESCOLA VELLA ALVES, NO BAIRRO DO JURUNAS, BELÉM-PA.