Linha de Pesquisa: Currículo da Educação Básica

  •  Aline Brandão de Moraes de Azevedo

“As narrativas das crianças sobre as relações estabelecidas com os espaços da Educação Infantil em uma Unidade Pedagógica da Rede Municipal de Belém”

  • Bianca Morais Carneiro

“A gestão curricular do Atendimento Educacional Especializado do CAEE Professor Lourenço Filho da Fundação Pestalozzi do Pará”

  • Bruno e Sousa Oliveira

“O ENFRENTAMENTO DA LGBTFOBIA PELA ESCOLA: Uma análise bibliográfica da produção acadêmica no Brasil (2011-2021)”

  • Camila Andrea de Jesus Santos

“Trajetória de jovens de comunidades populares atendidos pelo Projeto Circuito de Leitura: Lendo para Ser Feliz”

  • Camilla Souza Ferreira Rubim de Assis

“O desenvolvimento da autonomia do discente do Ensino Fundamental I e a utilização de metodologias ativas de ensino e aprendizagem: representações docentes”

  • Fabiana Sena da Silva

“Currículo e interdisciplinaridade na Educação de Tempo Integral: uma incursão documental na Escola Estadual de Ensino Médio Padre Eduardo na Ilha de Mosqueiro/Belém - PA”

  • Gleyce dos Santos Lima

"O CURRÍCULO DO BERÇÁRIO: Reflexões a Partir das Narrativas de Professoras da Rede Pública de Belém."

  • Hellen Cristina Olimpia de Oliveira Pimente

“O currículo prescrito para o Instituto José Alvares de Azevedo no período da institucionalização da educação da pessoa cega no Pará”

  • Iracema dos Santos Teles

"CURRÍCULO PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL NAS TRÊS VERSÕES DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (2015-2016-2017)"

  • Leidiane das Graças de Abreu Teixeira

“Balé Folclórico da Amazônia-BFAM: as contribuições da companhia para o currículo da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Avertano Rocha, em Icoaraci-PA”

  • Malena de Souza Miranda

“Percepções docentes acerca do currículo de Biologia da Educação Básica e da utilização de inovações pedagógicas e metodologias ativas na Escola de Aplicação da UFPA”

  • Manuela Carvalho Rodrigues

“A pesquisa-formação na cibercultura para um currículo da diferença”

  • Raissa Carvalho Diniz

"O ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: UMA ANÁLISE DE TESES E DISSERTAÇÕES NA PLATAFORMA DA COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PRODUZIDAS NO PERÍODO DE 2010 A 2020"

  • Rosilândia de Souza Rodrigues

“Práticas curriculares por professores de escola quilombola a partir de suas participações em ciclos de estudo e reflexão”

  • Suellen Ferreira Barbosa

“Interdisciplinaridade e o currículo integrado da Educação Profissional: percepções dos gestores e coordenadores pedagógicos sobre a prática pedagógica do IFPA campus Itaituba”

  • Suziane Antunes Azevedo

"SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS DA REDE MUNICIPAL DE BELÉM-PA: ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO EM ESCOLAS MUNICIPAIS."

 

Linha de Pesquisa: Gestão e Organização do Trabalho Pedagógico na Escola Básica

 

  • Adriana de Nazaré Ribeiro Dias Pinto

“A organização e a gestão do trabalho pedagógico espaço de privação de liberdade: representações sociais dos professores sobre adolescentes em privação de liberdade”

  • Adrian Souza dos Santos

“A arquitetura escolar na Primeira República em Belém-PA: estudo sobre o projeto do Instituto Lauro Sodré (1893 - 1904)”

  • Aquila Mescouto Miranda

“O SUBSISTEMA DE EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NO GOVERNO HÉLIO GUEIROS: uma análise a partir da categoria inovação educacional ”

  • Bianca Pereira de Sousa

“O conhecimento produzido sobre escola justa e gestão democrática em dissertações e teses defendidas em programas de pós-graduação brasileiros no período de 2010 a 2022”

  • Claudete Sales da Silva

"O SETOR PRIVADO NA EDUCAÇÃO BÁSICA MUNICIPAL DE ANANINDEUA-PA: desvelando as dimensões de sua influência e ameaça ao direito à educação pública - 2010 a 2020"

  • Dilcelia Rodrigues Alves

“A Gestão Municipal e o atendimento educacional na Escola da Ilha João Pilatos de Ananindeua-PA”

  • Gisele Cristiane Andrade Almeida

“A relação Público-privada na oferta e financiamento da Educação Municipal de Marituba-PA: o caso do Centro Educacional e Social de Marituba (CESM)”

  • Gislayne Carvalho Pires

“Os impactos das avaliações externas na gestão da escola pública do município de Marituba/PA.”

  • Karen Tavares Clarindo

“Educação escolar e movimento social: Uma análise a partir da escola Parque Amazônia no bairro da Terra Firme em Belém/PA”

  • Karine Almeida Paixão

“A constituição do Fórum Estadual de Educação do Pará pós CONAE 2010”

  • Maíra Silva Nogueira

“O direito à educação básica pós golpe 2016 nas políticas de Eja: (in) possibilidades de um paradigma de formação crítico emancipatório.”

  • Maria de Nazaré Reis Alexandre

“O processo de construção do Conselho Municipal de Bragança-PA: 2010 a 2020”

  • Mhirlla de Cássia Gonçalves da Costa

“Educação ambiental, escola básica e unidade de conservação: uma análise a partir da Floresta Nacional de Caxiuanã no território de Portel e Melgaço no Marajó.”

  • Michelle Costa Tapajós

“Escolas cívico-militares: uma análise a partir da Escola Liceu Mestre Raimundo Cardoso”

  • Rayane Suzane Almeida

"A IMPLANTAÇÃO DA ESCOLA REFERÊNCIA ROBERTO CARLOS NUNES BARROSO E A GARANTIA DA EDUCAÇÃO PARA PESSOAS EM PRIVAÇÃO E RESTRIÇÃO DE LIBERDADE NO PARÁ."

                                                                                                                                                                                                                         

Linha de Pesquisa: Currículo da Educação Básica

  • Adonias Sousa de Oliveira
  • Amanda Jessica Coelho Melo
  • Ana Shirley Ramos Santos
  • Andreza da Paixão Silva
  • Claudio Narcelio Rodrigues de Araujo
  • Cíntia Wanily Oliveira Mendes Santana
  • Daniele Cristina Monteles de Araujo
  • Elisangela Barbosa Marques
  • Ivoneide dos Reis Brito
  • Maria Gesikelle Firmino
  • Maria Paula Ferreira Maia da Silva
  • Miriam Aida Da Silva Soares
  • Quelem Afonso Kallfman de Oliveira
  • Silmara Fernanda Alves do Nascimento
  • Vitor Hugo Monteiro Alves

 

Linha de pesquisa: Gestão e Organização do Trabalho Pedagógico na Escola Básica

  • Adriane de Lima Aleixo dos Santos
  • Cintya da Silva Aguiar
  • Eder de Jesus de Sousa Pantoja
  • Emanuelly Leticia das Merces Silva
  • Glaice da Silva Nascimento
  • Gleice Cristiane Souza da Silva
  • Joana Keylla de Sousa Trindade
  • Maria do Socorro Rodrigues Rocha
  • Maysa Andrade de Souza
  • Ostelia Regina dos Santos Alves
  • Rogilson Pantoja Rodrigues
  • Rosely da Silva Costa de Oliveira

Linha de Pesquisa: História da Educação Básica

  • Aline Ewerton de Sousa
  • Edilene de Araujo Neres
  • Fabiola Karla Valente da Silva
  • Iza Andrielle Batista Duarte Madeira
  • Jamylle Emilly Paz Maia
  • Maíra Regina Farias Maciel
  • Maria Waldiléia do Espirito Santo Bento
  • Rosane Barros de Melo
  • Suzan do Socorro Brito de Lopes

                                                                                                                                                                                                                         

Linha de Pesquisa: Currículo da Educação Básica

 

  • DINELLE REJANE DA SILVA LISBOA

"A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO SOBRE MULTICULTURALISMO E CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: ANÁLISE DE DISSERTAÇÕES E TESES DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO BRASILEIROS (2010-2020)"

  • GRACIETE PANTOJA ANTUNES

"VIVÊNCIAS DOS JOVENS MILITANTES LGBTQIA+ EM FACE ÀS MANIFESTAÇÕES HOMOFÓBICAS PRESENTES NO CONVÍVIO SOCIAL E ESCOLAR EM IGARAPÉ-MIRI, PARÁ" 

  • JORGE ANTONIO LIMA DE JESUS

"A POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO APROVADA EM 2019: IMPLICAÇÕES PARA O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL."

  • LARISSA OLIVEIRA MESQUITA RIBEIRO

"EDUCANDOS CEGOS DO ENSINO MÉDIO DA REDE ESTADUAL DE ENSINO EM BELÉM/PA E SUAS VIVÊNCIAS NA ESCOLA."

  • LUANA CARNEIRO BEZERRA

"EXPERIMENTAÇÕES CARTOGRÁFICAS EM PESQUISAS CURRICULARES"

  • LUIZ CARLOS REIS FERREIRA JUNIOR

"REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE DOCENTES DE LÍNGUA INGLESA SOBRE METODOLOGIAS DE ENSINO, INOVAÇÃO PEDAGÓGICA E METODOLOGIAS ATIVAS."

  • MARA NUBIA DE SOUSA MAUES

"A SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS COMO ESPAÇO PEDAGÓGICO CURRICULAR PARA O ATENDIMENTO DOS ALUNOS COM DEFICÊNCIA NAS ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DO PARÁ."

  • MARIA LUIZA NUNES DA SILVEIRA 

"A EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS (ERER) E A EDUCAÇÃO BÁSICA: O CASO DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA/IFPA."

  • ROMARIO DA ROCHA SOUSA

"CURRÍCULO E DIFERENÇA NA ESCOLA BÁSICA: narrativas de docentes não-heterossexuais"

  • STEFANI FRANCA BARBOSA

"O CONHECIMENTO PRODUZIDO POR MEIO DE DISSERTAÇÕES E TESES A PARTIR DE 2002 SOBRE A HISTÓRIA DA GEOGRAFIA ESCOLAR BRASILEIRA NO PERÍODO IMPERIAL."

  • THAIS PIMENTA PIMENTEL

"HISTÓRIAS DE PROFESSORAS NEGRAS DE ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE BELÉM DO PARÁ, NO PERÍODO DE 2004 A 2014."

  • YASMIM REJANE MARTINS DE OLIVEIRA

"A FILOSOFIA SEXISTA: A (não) presença das filosofias no currículo do ensino médio." 

Linha de Pesquisa: Gestão e Organização do Trabalho Pedagógico Na Escola Básica

 

  • ELOAR TEIXEIRA DE BRITO

O CONTEÚDO DO DISCURSO DE PROTAGONISMO JUVENIL NOS DOCUMENTOS QUE REGULAM O “NOVO” ENSINO MÉDIO.

  • FREDERICO DOS REMÉDIOS CORREA

"A ATUAÇÃO DO CACS/FUNDEB NO MUNICÍPIO DE BRAGANÇA/PA: LIMITES, AVANÇOS E DESAFIOS NA FISCALIZAÇÃO DOS RECURSOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO PERÍODO DE 2014 a 2017."

  • LEILA DE CASSIA ARAUJO PEREIRA

"A IMPLANTAÇÃO DA ESCOLA PROF. ANTÔNIO CARLOS GOMES DA COSTA E A GARANTIA DO DIREITO EDUCACIONAL NO SITEMA SOCIOEDUCATIVO PARAENSE"

  • MARIA DO SOCORRO SILVA DA SILVA

"A GESTÃO PEDAGÓGICA DO ENSINO MÉDIO DE TEMPO INTEGRAL EM ABAETETUBA/PA"

  • PATRICIA SOBRINHO REIS

"ITINERÁRIOS FORMATIVOS E FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO:uma análise das bases teóricas decorrentes da LEI 13.415/2017 em correlação com as DCNEM/2018 e Portaria MEC nº 1.432/2018."

  • RAQUEL ALMEIDA DA SILVA 

"O SISTEMA PARAENSE DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL (SISPAE) E OS INDICADORES DE DESEMPENHO DOS ALUNOS DE ENSINO MÉDIO NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA: o caso da escola guamaense, avanços e desafios."

  • RAYANE SUZANE ALMEIDA

"A IMPLANTAÇÃO DA ESCOLA REFERÊNCIA ROBERTO CARLOS NUNES BARROSO E A GARANTIA DA EDUCAÇÃO PARA PESSOAS EM PRIVAÇÃO E RESTRIÇÃO DE LIBERDADE NO PARÁ."

  • REGIANE FERREIRA GONCALVES

"REFLEXÕES SOBRE OS CONTEÚDOS DE HISTÓRIA LOCAL NO CURRÍCULO ESCOLAR EM IGARAPÉ - MIRI NA DÉCADA DE 1950"

  • VERENA CRISTINA MONTEIRO MORAES

"OCUPAÇÕES SECUNDARISTAS DE 2016: um contexto de formação sociopolítica das juventudes paraenses."

  • VIVIANE BEZERRA DOURADO

"DIRETRIZES DISCIPLINARES PARA UM SACERDOTE DO ENSINO: A DISCIPLINARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NOS REGULAMENTOS DE ENSINO DO PARÁ REPUBLICANO (1890-1896)"

 

                                                                                                                                                                                                                         

Linha de Pesquisa: Currículo da Educação Básica

  • ANGELA COSTA DE SOUSA

TECNOLOGIAS ASSISTIVAS NAS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS: análise das ações da rede municipal de ensino de Belém para a garantia de mecanismos de acessibilidade curricular aos alunos com deficiência

  • CARLOS AFONSO FERREIRA DOS SANTOS

INOVAÇÃO PEDAGÓGICA E O CURRÍCULO DE EDUCAÇÃO FÍSICA: percepções de docentes da Escola de Aplicação da UFPA

  • ELANY CRISTINA BARROS DA SILVA

O CONHECIMENTO PRODUZIDO SOBRE O TEMA CIDADE EDUCADORA COMO POSSIBILIDADE PEDAGÓGICA E CURRICULAR EM DISSERTAÇÕES E TESES DEFENDIDAS EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO BRASILEIROS NO PERÍODO DE 2005 A 2019

  • GEORGETE PANTOJA MOURA

A PARTICIPAÇÃO DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE BREVES-PA NA REDE DE ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO PERÍODO DE 2011 A 2018.

  • JOÃO ROBERTO LOPES DA SILVA  

UM ESTUDO SOBRE AS IMPLICAÇÕES DA AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM BELÉM-PA

 

Linha de Pesquisa: Gestão e Organização do Trabalho Pedagógico Na Escola Básica

  • EDILBERTO GUIMARÃES RODRIGUES

A UNIVERSALIZAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM TUCURUÍ: uma análise da implementação da meta 3 do Plano Municipal de Educação

  • ELISANGELA CASTRO REDIG PINTO

PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO EM ESCOLA BÁSICA NA AMAZÔNIA PARAENSE: a questão da participação e o lugar da educação ambiental na realidade da Escola Bosque do Outeiro, Belém, Pará

  • ELSIVAN MACHADO BARBOSA DA SILVA LIMA

IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO JOVEM DE FUTURO EM MARABÁ/PA (2012- 2014) NO CONTEXTO DA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO GIRASSOL: Entre a lógica de mercado e a perspectiva de formação ampla

  • FRANCINEIDE DA COSTA SOUSA

SISTEMA PARAENSE DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL (SisPAE): a Re/Organização do Trabalho Pedagógico diante dos Indicadores de Desempenho Escolar

  • INGRID CAROLINE VITAL DE SOUZA CRAVO

O DIREITO À EDUCAÇÃO DE ADOLESCENTES PRIVADOS DE LIBERDADE: os desafios da gestão da educação básica nas unidades socioeducativas no Pará.

  • JOÃO LUCIO MAZZINI DA COSTA

O HIGIENISMO NA INSTRUÇÃO PÚBLICA PARAENSE ENTRE 1890 E 1900

  • MARCONDE ÁVILA BANDEIRA

O PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA: A INTERSETORIALIDADE ENTRE EDUCAÇÃO E SAÚDE EM ALTAMIRA – PARÁ (2008 – 2019)

FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA E CONDIÇÕES DE EFETIVIDADE ESCOLAR DO SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO DE TUCURUÍ-PA: 2008 A 2017

  • REGINALDO CÉLIO ALMEIDA DE OLIVEIRA

EDUCAÇÃO E SAÚDE: A GESTÃO DO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA (PSE) NO MUNICIPIO DE TUCURUÍ –PA E A MELHORIA DA SAÚDE E APRENDIZAGEM NA ESCOLA BÁSICA

  • ROSA DO SOCORRO GOMES VALE

A POLÍTICA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL: ANÁLISE DE SUA IMPLANTAÇÃO NA REDE ESTADUAL PARAENSE (2014-2019)

  • SUELLEM MARTINS PANTOJA

A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO PRIMÁRIO MUNICIPAL NO GOVERNO DE ANTÔNIO LEMOS 1898-1908

  • SANDY CAROLINE SEABRA COELHO SANTOS

ENTRE PERMANÊNCIA E ABANDONO NO ENSINO MÉDIO: um estudo com os jovens da escola pública de Belém/PA 

  • TATIANE LIMA SANTOS

ANÁLISE DO ASPECTO IDEOLÓGICO DO DISCURSO LEGITIMADOR DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS AMBIENTAIS DA GESTÃO MUNICIPAL DE BELÉM (1993 A 1996)